sexta-feira, janeiro 20, 2012

BBB12 e o estupro ao vivo na TV, por Jacira Melo


 

A decisão da TV Globo de expulsar do reality show o participante Daniel sob suspeita de ter abusado sexualmente da colega Monique, após a polêmica sobre estupro haver explodido nas redes sociais, é muito clara: a emissora reagiu em função da repercussão negativa e não em razão do estupro transmitido ao vivo via satélite. Não interessa à TV e nem à lógica do Big Brother Brasil um debate sobre ética no programa ou na TV.

Boninho, diretor do BBB, em um primeiro momento argumentou que “Daniel era vítima de racismo”, provavelmente em uma tentativa de duplicação do debate: estupro ou racismo? Após a intervenção da Polícia, que ameaçou tirar o programa do ar, Boninho mudou de estrategia e afirmou que Daniel "passou dos limites".
O apresentador Pedro Bial foi lacônico ao anunciar a expulsão do participante. Aliás, no episódio do BBB que alcançou o maior índice de audiência até hoje, Bial - por explícita conveniência - não detalhou para os telespectadores - e ao que tudo indica nem mesmo aos outros participantes - qual foi o motivo da eliminação de Daniel. Ao anunciar sua saída, alegou somente que Daniel havia "infringido as regras do programa".
Passaram do limite a Rede Globo, Boninho e o participante Daniel. Infringiram a regra da ética. O diretor e a produção do BBB foram omissos, assistiram de camarote, na madrugada de sábado para domingo, ao desenrolar do que tudo indica ter sido um estupro transmitido ao vivo pela TV brasileira. Poderiam ter agido e impedido o suposto crime. Mas aquilo tudo – o estupro e a transmissão ao vivo aos espectadores pagantes - fazia parte da festa, do show. Tudo leva a crer que apostaram no escândalo, na polêmica, na dúvida sobre o caráter de Daniel, mas também de Monique. Apostaram que surgiriam os argumentos preconceituosos comuns nesse tipo de caso: "ela deu mole, facilitou, provocou". Afinal, os participantes sabem os riscos que correm pelo fato de o programa ser transmitido ao vivo.
A TV Globo parece ter entendido rapidamente os riscos que corre. A denúncia sobre o possível estupro explodiu primeiro nas redes sociais, pautando sites de notícias e blogs, que passaram a indicar links para o YouTube: estupro no BBB12. Em pouco tempo, o caso tornou-se o tema mais comentado na internet.
E o que era para ser uma festa no BBB e mais um escândalo de audiência saiu do controle. A edição do BBB de 2012 tem cinco patrocinadores - AmBev (Guaraná Antarctica), Fiat, Niely, Schincariol (Devassa) e Unilever (Omo) – que, segundo informações da imprensa, desembolsaram R$ 20,6 milhões cada um para terem suas marcas no programa, totalizando R$ 103 milhões. Sabe-se que a discussão sobre limites éticos e legais na produção de conteúdo e patrocínio de programas é uma questão que causa verdadeiro pânico na TV.
Pois esse episódio aponta para duas tendências do público: a primeira evidencia que o telespectador passou, com as tecnologias de comunicação, a ver TV e emitir sua opinião a partir de seu próprio juízo; a segunda tendência revela que a sociedade já identifica com mais clareza situações de violência contra a mulher e que a violação do corpo e da intimidade de uma mulher já é debatida como questão de direito e justiça.
São sinais claros de avanços na agenda de debates e da participação da cidadania. Falta agora que os veículos de mídia também aceitem participar desse debate sobre os limites éticos e legais de seus conteúdos e estratégias para conquistar audiências. Também faltam posições inequívocas das instituições democráticas do país sobre as consequências previstas para esse tipo de atitude de emissoras de TV, para que possam ser responsabilizadas editorialmente sobre os conteúdos transmitidos.


Jacira Vieira de Melo - Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da USP e especialista em Comunicação Social e Política na perspectiva de gênero e raça. É diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos. 
(11) 3262.2452 / 7618.9731 - jaciramelo@uol.com.br

terça-feira, janeiro 17, 2012

Aprovado seguro-desemprego para artistas e técnicos

Em votação final, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou ontem concessão de seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversão, no valor de um salário mínimo pelo período máximo de quatro meses.
Projeto (PLS 211/10) da então senadora Marisa Serrano segue agora para a Câmara dos Deputados.
O beneficiário terá de comprovar que trabalhou em atividades da área por pelo menos 60 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e precisa ter feito os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, além de não possuir renda de qualquer natureza.
A relatora na CAS, Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que a categoria é sujeita a desemprego permanente. 


Com informações da Agencia Senado

Governo já recebe propostas artísticas para o carnaval 2012

O Governo do Estado, através da Casa Civil, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo (Setur), lançou, nesta terça-feira (17), a convocatória de habilitação e seleção de propostas artísticas e culturais do carnaval de Pernambuco 2012. O edital será publicado no Diário Oficial desta quarta (18), quando começam as inscrições, que seguem até o dia 25 de janeiro, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções - de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 13h. Podem participar artistas, bandas, orquestras e agremiações de todo o País. O edital está disponível nos sites da Setur e Fundarpe.

Os selecionados vão se apresentar em polos de animação montados no Recife, em Olinda, Águas Belas, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Surubim, Trindade e Arcoverde. Os três últimos municípios entraram este ano no ciclo carnavalesco, que agora contempla as quatro macro-regiões do Estado.

As propostas serão habilitadas e selecionadas para contratação, nas modalidades atração nacional, atração estadual, cortejo carnavalesco e orquestra itinerante de frevo, por uma comissão coordenadora, composta por sete membros nomeados pelo Governo estadual. A programação – data, horário e roteiro – será feita pelos órgãos e entidades executivos do carnaval, com as parcerias das prefeituras municipais.

Entre os critérios de seleção, estão o histórico cultural, a comprovação artística e o valor monetário pedido. A escolha das propostas também levará em consideração o perfil cultural de cada cidade polo. O Governo do Estado reservará uma cota de 20% do total da programação para artistas e grupos convidados. O resultado da Convocatória será no dia 30 de janeiro.


Outras informações sobre a convocatória das propostas para o ciclo carnavalesco no telefone: (81) 3184.3110.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem, novamente, Jesus Pernambucano e não global

O Jesus Cristo, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém de 2012, será o ator pernambucano Zé Barbosa, 32 anos, natural de Limoeiro. Com a escolha está concretizada a vontade de Carlos Reis - que é diretor, ator e neste ano vive o papel de Herodes, além de já ter interpretado Jesus por nove anos (1969/1977) - e Lúcio Lombardi, que divide com Carlos Reis a direção e encenação da Paixão de Cristo, em ter um pernambucano vivendo o Cristo no espetáculo na cidade cenográfica de Nova Jerusalém. Zé Barbosa já havia sido o Cristo na Paixão do Monte da Fé, que acontece em Paudalho. Do espetáculo de Nova Jerusalém Zé Barbosa já vinha participando desde 2009, mas sempre como coringa.


segunda-feira, janeiro 16, 2012

Oficinas de capacitação democratizam o Funcultura


Com o objetivo de democratizar o acesso às informações sobre o financiamento de projetos por parte do Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco (Funcultura), a Secretaria de Cultura e a Fundarpe promovem uma vasta programação de oficinas  de capacitação. As reuniões começam nesta segunda-feira (16) e vão se estender até o próximo dia 27, em todas as regiões do estado.
O principal objetivo, conforme os organizadores, é orientar as pessoas e instituições interessadas em obter financiamentos, a partir dos editais de ‘Produção Independente’ e ‘Audiovisual’.
As capacitações são feitas pelas Caravana de Formação e ao todo serão realizadas 32 oficinas.


AS REGIÕES


Na Zona da Mata, a capacitação do Funcultura, começa nesta terça-feira (17), às 14h, na cidade de Joaquim Nabuco (no Centro Musical). No Agreste, as oficinas começam, já nesta segunda-feira, simultaneamente, em Feira Nova (Escola Reino Infantil, Centro) e em Garanhuns (no campus da UPE, no bairro de São José). No Sertão, as capacitações começam nesta segunda, em  Afogados da Ingazeira (auditório da Casa da Cultura, centro).
Outras informações pela internet, no site da Fundarpe, ou pelo telefone da Diretoria de Formação da Secretaria Estadual de Cultura: (81) 3184.3109.

Bote Fé Recife tem exibição ao vivo em HD


A programação do Bote Fé Recife –  que acolhe a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Maria –  está sendo transmitida ao vivo, em HD, nesta segunda-feira (16), pelo site do evento. A cobertura começa com a missa solene, às 12h, direto do Santuário de Fátima, na Rua do Príncipe, área central da cidade. A celebração é presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Conforme os coordenadores da programação, “após a missa, haverá uma caminhada em direção à Igreja Madre de Deus, no bairro do Recife. No percurso, serão feitas reflexões sobre a juventude, a educação e a vida. Os símbolos peregrinos da JMJ permanecerão na Igreja até às 17h. Enquanto isso, a partir das 14h já começam shows no Marco Zero, que serão transmitidos ao vivo até às 0h”
Rádio Olinda (AM 1030 khz) também faz uma ampla cobertura do Bote Fé Recife.

domingo, janeiro 15, 2012

Como as abelhas exercem a democracia


Apesar de terem uma rainha, as abelhas tomam decisões usando um processo democrático, que envolve a formação de opiniões individuais e a construção de um consenso coletivo. 

Agora foi descoberto um novo mecanismo que atua nesse processo. Um sofisticado processo de inibição é capaz de transformar os proponentes da proposta perdedora em defensores da proposta vencedora. Esse mecanismo permite à colmeia atuar unida após o término da eleição.
O processo de formação de uma nova colmeia é bem conhecido. Uma jovem rainha e um grupo de operárias saem da colmeia original e se agrupam em um local próximo. Sua primeira tarefa é decidir onde vão construir a nova colmeia. É uma decisão importante, uma vez que a escolha de um local ruim pode levar a colmeia incipiente à extinção.
Na primeira etapa, o grupo envia as operárias mais experientes para sondar as redondezas. Cada uma delas escolhe o local que acha melhor e defende a sua escolha. Isso ocorre por meio de uma espécie de dança. Essa dança tem duas partes: a primeira consiste em caminhar rebolando em linha reta; a segunda, numa curva sem rebolado, que faz com que a abelha volte para onde iniciou seu rebolado.
O comprimento do percurso em que a abelha caminha rebolando indica a distância até o local proposto; o ângulo da curva indica a direção em que as abelhas têm de voar para chegar ao local. E o número de vezes que ela repete a dança indica a avaliação que ela faz do local. Normalmente, diversas abelhas visitam cada local e fazem a propaganda dele para as colegas. Os diversos partidos políticos (cada um defendendo seu local) dançam até convencer a maioria. Quando isso ocorre, termina a eleição e todas as abelhas, mesmo a rainha, partem para o local escolhido e começam a construir a nova colmeia.
Quando estudaram a maneira como as abelhas analisam as diversas propostas e tomam a decisão (apuração dos votos e declaração da proposta vencedora), cientistas observaram que durante a dança ocorria algo estranho. Enquanto uma abelha dançava, várias outras davam cabeçadas na dançarina - e, dependendo do número de cabeçadas, parecia que ela resolvia parar de repetir a sua dança. Aí eles se perguntaram quem eram as abelhas que davam as cabeçadas.
Para identificá-las, soltaram grupos de abelhas que procuravam um local para fazer uma colmeia em uma ilha deserta, sem locais adequados. Nessa ilha, colocaram duas caixas de madeira adequadas para a nova colmeia. Mas essas caixas continham pequenas quantidades de tinta; assim, as operárias que visitavam as caixas ficavam com as costas marcadas de amarelo (caixa 1) ou rosa (caixa 2). Assim, os cientistas puderam filmar as danças das operárias, identificar as que estavam propondo a caixa 1 ou a 2 (rosa) e contar os votos.
Intriga da oposição. A observação mais interessante foi a identidade das abelhas que davam as cabeçadas. Se uma abelha "amarela" estava dançando, as cabeçadas inibitórias eram sempre das "rosas" e vice-versa. Eles também demonstraram que o número de cabeçadas inibia a quantidade de dança e, portanto, o poder de convencimento das abelhas.
Como as abelhas que possuem maioria têm mais possibilidades de dançar sem levar cabeçadas - e ao mesmo tempo têm a possibilidade de dar mais cabeçadas nas defensoras da proposta adversária -, esse mecanismo leva a uma convergência mais rápida para o consenso. Os cientistas fizeram modelos matemáticos que simulam esse mecanismo de inibição e eles confirmam que a presença de um mecanismo de inibição leva a uma decisão mais rápida, convertendo os perdedores em adeptos da proposta vencedora, garantindo que as abelhas fiquem alinhadas com a proposta vencedora e juntem forças para construir a colmeia no local escolhido.
Nas democracias humanas, não temos um modelo semelhante. Mesmo depois de conhecida a vontade da maioria, é normal os perdedores sabotarem a vontade da maioria. É verdade que muitas vezes ouvimos discursos nos quais o candidato derrotado decreta que "decidido o pleito, vamos trabalhar juntos pela proposta vencedora", mas na maioria das vezes isso não passa de retórica.
É interessante observar como as abelhas, mesmo com um cérebro minúsculo e comportamentos relativamente simples, implementam um processo democrático eficiente, que resulta na execução rápida e eficaz da vontade da maioria. É uma evidência de que o ego dos políticos humanos é um dos componentes que prejudicam os processos democráticos. Abelhas, afinal, que se saiba, não possuem ego ou orgulho exacerbado nem pecam pela falta de humildade.

Fernando Reinach