quinta-feira, fevereiro 27, 2014

BB na folia arrasta foliões no Recife Antigo nesta quinta (27)

Foto: Divulgação
 Hoje, a partir das 20h30, acontece o desfile do Bloco BB Na Folia. Cerca de duas mil pessoas sairá da sede do Banco do Brasil, pela ruas do Recife Antigo. Ao som, uma orquestra de frevo valorizando a nossa cultura pernambucana e fugindo dos sons eletrônicos. No desfile, passistas e bonecos gigantes, inclusive o Boneco de Capiba.

RR-NE abre portas para produções audiovisuais nordestinas

 O setor audiovisual da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RR-NE/MinC) informa que estará recebendo, ao longo do ano, filmes para compor grade do Cine É Proibido Cochilar. As obras recebidas serão avaliadas por uma curadoria e divulgadas em seguida. O cine visa integrar culturalmente estados do Nordeste.
 Em março serão exibidas criações ligadas ao gênero feminino. Abril, a pauta fica por conta do meio ambiente, com produções relacionadas à preservação e documentação ambiental. Maio, mês do trabalhador, fará mostras voltadas ao mundo do trabalho. Junho, claro, será reservado para a Copa do Mundo. Estão previstas exibições do esporte que é paixão nacional. Julho fica por conta do público LGBT, democratizando as produções audiovisuais voltadas a esse segmento. Agosto será voltado para cultura popular e folclore nordestino. Em setembro, apolítica será a temática explorada, afinal, 2014 é ano de eleições. Outubro, mês da criança, terá exibições com a turma infanto-juvenil, lógico, que sejam sem censura. Fechando a programação de 2014, o mês de novembro, voltado para a consciência negra, abordará a temática e tradições da matriz africana.
Formulário de autorização de exibição  para impressão!
Endereço da RR-NE: Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife
CEP: 50030-170 - Recife – PE
Informações: (81) 3117.8439 / 3117.8438

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

II Prêmio Pernambuco de Literatura prorroga inscrições

 Devido à greve dos Correios em todo o Brasil, a Secult-PE e a Fundarpe, através da sua Coordenadoria de Literatura, resolveram prorrogar as inscrições para o II Prêmio Pernambuco de Literatura. Agora, os participantes têm até o próximo dia 16 de abril para entregar seus trabalhos.

 A premiação tem o objetivo de fomentar a produção literária em todo o estado, democratizando o acesso ao livro e promovendo a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana.

 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Coordenadoria de Literatura da Secult-PE/Fundarpe, que fica na Rua da União, 263 (1º andar), bairro da Boa Vist, das 8h às 17h.

Homem da Meia Noite é o novo hit de Alceu Valença no carnaval 2014

Foto: Divulgação
 O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença faz a folia no carnaval de Pernambuco e do Rio Grande do Norte neste 2014, apresentando seu show Carnavalença. Com músicas de seu mais novo álbum, Amigo da Arte (Deck) e  inteiramente dedicado aos gêneros do carnaval pernambucano. O músico já soltou no You Tube seu novo clipe, com o frevo Homem da Meia Noite. O clipe pode ser curtido no link  http://www.youtube.com/watch?v=239AJajfyR8&feature=share

Joan Baez, diva da contracultura norte americana, traz ao Recife turnê Gracias a la Vida

Foto: Divulgação
  O ano de 2014 sopra bons ventos em relação às atrações musicais internacionais no Recife. Primeiro, a notícia do show da banda de rock norte americana Guns ´n Roses em abril. Agora, mais um show internacional confirmado, o da folk americana Joan Baez, que em sua primeira turnê pelo Brasil. 
 Com vigorosos 73 anos, Baez tem um longo histórico de militância política e artística. Ficou conhecida nos anos 1960 por ajudar a dar visibilidade ao jovem Bob Dylan e foi uma das figuras chaves do festival de Woodstock.Llançou mais de 30 álbuns ao longo de sua carreira.

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Quatro pontes do Bairro da Boa Vista são tombadas na Câmara dos Vereadores do Recife

 Que a cidade do Recife é uma união de ilhas e que por conta disso é entrecortada por pontes, todos já sabem, mas o que não sabem é que os ativistas do Grupo Direitos Urbanos, diante das inúmeras demolições ocorridas na cidade, sugeriram à Câmara de Vereadores do Recife o tombamento das quatro principais pontes do bairro da Boa Vista. E mais ainda, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara de Vereadores do Recife aprovou na última reunião ocorrida nesta semana pré-carnaval.
 A proposta acatada sugere o tombamento de quatro pontes (Seis de Março - conhecida popularmente como 'Ponte Velha' -, Boa Vista, Duarte Coelho e Princesa Isabel) no Projeto de Lei do Executivo (PLE) nº 57/2013, que regulamenta a Zona Especial de Preservação Histórica da Boa Vista (ZEPHs).


  
Foto: Ponte Seis de Março/Divulgação

Foto: Ponte da Boa Vista/Divulgação
Foto: Ponte Duarte Coelho/Divulgação
Foto: Ponte Princesa Isabel/Divulgação

 O grupo Direitos Urbanos | Recife surgiu da articulação de pessoas preocupadas com os problemas da cidade do Recife. O grupo foi se expandindo através das redes sociais e começou a transformar suas preocupações em ação.

Paraquedista Real quer banho de cheiro em homenagem a Carlos Fernando

Foto: Divulgação
 O bloco Paraquedista Real comemora seu 14º Carnaval com o tema Eu quero um banho de cheiro, em homenagem ao compositor Carlos Fernando. O desfile acontece nesta quarta-feira (26), com concentração a partir das 19h, no largo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Poço da Panela. Ao fim do percurso, de volta ao ponto de partida, a festa continua com um grande baile de Carnaval, em tenda armada, com apresentações da orquestra e coral do bloco Real e da orquestra do Maestro Duda. Evoé, evoé, é o carnaval de Pernambuco!

Frevo com gosto e ritmo de Copa do Mundo

Foto: (Arquivo Pessoal)
 O cantor e compositor Dino Braia retorna às suas raízes pernambucanas com uma série de shows nos polos carnavalescos. No repertório, maracatu, baião, embolada-rap, manguebit, reggae e o principal frevo, meu bem. Convocando a torcida brasileira a empunhar sombrinhas com a composição "Brasil é Gol". Dino Braia se apresenta no polo Fortim de Olinda (Sexta, 28/02, 19h); Porto de Galinhas (Domingo, 02/03, 21h); Tamandaré (Segunda, 03/03, 20h); Chão de Estrelas (Segunda, 03/03, 22h20) e Alto José do Pinho (Terça, 04/03, 20h).

Além do rico repertório, Dino apresentará as canções de seu primeiro disco solo, DNA Brasil, em fase de pré-lançamento. Produzido em parceria com Roger Freret, colaborador de Martinho da Vila, Ivan Lins, Yamandu Costa e Geraldo Azevedo, o álbum conta com a participação de nomes como o percussionista Naná Vasconcelos, a cantora Nena Queiroga, o guitarrista Paulo Rafael, o violoncelista Lui Coimbra e o violão de João Neto. Alceu Valença comparece como co-autor da canção "Anjo de Luz" e Waly Salomão contribui com a letra de "Beabá do Amor". Para completar a experiência sensorial, o CD chega numa embalagem com design de Valentina Trajano e Jorge du Peixe, da Nação Zumbi.

No passo, na ginga e no GOGÓ

Para aqueles que querem pular cantando o novo frevo de Dino Braia, o artista disponibilizou o download gratuito de "Brasil é Gol". O frevo tem arranjo do Maestro Duda e execução de Spok. A letra homenageia a energia e o espírito pé-quente do estado, que deu sorte à muitas partidas da seleção brasileira. A música está disponível  no endereço: bit.ly/brasilegol .


domingo, fevereiro 23, 2014

Bomba do Hemetéreo recebe projetos de melhorias das casas, sustentabilidade e meio ambiente

  Apoiando o desenvolvimento da Bomba do Hemetéreo, a ONG Habitat para a Humanidade, recebe, neste mês, visita do representante nacional da entidade, Jonathan Reckford. O norte americano ficará dois dias no Recife, conhecendo os projetos de melhorias das casas, de esclarecimento sobre a sustentabilidade e o meio ambiente, visando orientar a profissionalização e vocação da área. A Habitat for Humanity exite desde 1976 e, no Brasil, desde 1992 e já ajudou mais de 15 mil pessoas.

Segure o Avião decola na Rua da Guia na próxima quinta (27)

No próximo dia 27, às 19h, como tradicionalmente acontece há 11 anos, os funcionários do Aeroporto dos Guararapes colocam o bloco Segure o Avião para decolar na Rua da Guia. A animação fica por conta do Patusco, de Olinda e Orquestra de Frevo. As camisas do bloco foram assinadas pelo artista plástico Romero Britto. As camisas podem ser adquiridas na loja Vermelho Pimentão, no Aeroporto. Maiores informações pelo 3322.4194.