quinta-feira, março 14, 2013

Edital do Funcultura tem inscrições prorrogadas até 20 de março


 Atendendo a solicitação de produtores culturais de todo o Estado, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe decidiram prorrogar as inscrições para o edital Funcultura Independente 2012/2013. O prazo final para a entrega dos projetos se estendeu até o dia 20/3 (quarta-feira), concedendo um pouco mais de tempo aos produtores que ainda não finalizaram seus projetos.

 Dúvidas – A Secult-PE e Fundarpe comunicam também o reforço no atendimento aos produtores. Qualquer dúvida sobre os procedimentos, documentação e prazos pode ser enviada para o e-mail funcultura.edital2013@gmail.com até esta sexta-feira (15/3). A partir da segunda-feira (18/3), este atendimento será realizado presencialmente na Secretaria Executiva do Funcultura (sede da Fundarpe), no horário das 9h às 12h, ou pelos telefones 3184.3027.

 Plano Básico de Divulgação - A Diretoria do Funcultura informa que, neste primeiro momento, questões relativas às dimensões e maiores detalhes acerca da aplicação das logomarcas ficarão a cargo dos proponentes, pois ainda não está disponível o Manual de Aplicação de Marcas. Os proponentes deverão, aos seus critérios, dimensionar as logomarcas nas peças publicitárias e produtos envolvidos nos projetos. O essencial, portanto, é garantir a inserção das logomarcas do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado.

Abertas inscrições para a oficina “Panorama da Poesia em Pernambuco”, no Sesc Santa Rita



O SESC Santa Rita numa ação do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira abre inscrições para a Oficina “Panorama da Poesia em Pernambuco” com Heloísa Arcoverde (PE), no período de 19 a 22 de março, das 9h às 12h, no SESC Santa Rita. 
 O objetivo da oficina é abordar alguns aspectos da convivência lírica de Pernambuco com seus poetas, através dos quase cinco séculos de sua história. Na ocasião, serão desenvolvidas atividades criativas com poemas e outros textos literários.
A iniciativa é aberta ao público em geral, conta com vagas limitadas e confere certificado. As atividades acontecem na unidade do no SESC Santa Rita, localizado na Rua Cais de Santa Rita, 156, Bairro de São José, Recife- PE.

Heloísa Arcoverde é paraibana radicada no Recife, Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, com a dissertação: Escola: Poesia? Presente! analisando a obra de poetas pernambucanos.
Desde então, vem animando projetos, realizando estudos e pesquisas referentes à literatura contemporânea. Atualmente, dirige a Gerência de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura Cidade do Recife onde desenvolve um programa editorial  publicando obras de interesse para o Recife, a exemplo das coletâneas de poesia, conto e crônica e da Revista EITA!

Informações sobre inscrições: (81) 3224-7577

Fotografia: divulgação.
Foto: Divulgação

 O SESC Santa Rita numa ação do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira abre inscrições para a Oficina “Panorama da Poesia em Pernambuco” com Heloísa Arcoverde (PE), no período de 19 a 22 de março, das 9h às 12h, no Sesc Santa Rita. 
 O objetivo da oficina é abordar alguns aspectos da convivência lírica de Pernambuco com seus poetas, através dos quase cinco séculos de sua história. Na ocasião, serão desenvolvidas atividades criativas com poemas e outros textos literários.
 A iniciativa é aberta ao público em geral, conta com vagas limitadas e confere certificado. As atividades acontecem na unidade do no SESC Santa Rita, localizado na Rua Cais de Santa Rita, 156, Bairro de São José, Recife- PE.


 Heloísa Arcoverde é paraibana radicada no Recife, Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, com a dissertação: Escola: Poesia? Presente! analisando a obra de poetas pernambucanos.

 Desde então, vem animando projetos, realizando estudos e pesquisas referentes à literatura contemporânea. Atualmente, dirige a Gerência de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura Cidade do Recife onde desenvolve um programa editorial publicando obras de interesse para o Recife, a exemplo das coletâneas de poesia, conto e crônica e da Revista EITA!

 Inscrições pelo (81) 3224-7577.

Museu da Cidade do Recife recebe escolas com visitas teatralizadas

Foto: Inaldo Lins/PCR

 Ao longo do dia, cerca de 400 alunos de oito escolas das redes de ensino pública e privada participaram de uma visita teatralizada às dependências do Museu da Cidade do Recife. O programa educativo, com o tema “Aqui se aprende a amar a cidade”, foi lançado nesta terça-feira (12) dentro das atividades de comemoração do aniversário do Recife. De acordo com a diretora do Museu, Betânia Correa de Araújo, a realização de atividades pedagógicas é uma prática frequente na instituição, com o objetivo de aproximar as crianças da história do município. “Aqui eles aprendem sobre os símbolos da cidade, como o hino e a bandeira, e conhecem não só as exposições, que contam a história do Recife, mas o próprio Forte das Cinco Pontas, que teve papel fundamental na formação e proteção da cidade”,explicou.
 O Programa Educativo do Museu da Cidade, com visita teatralizada em homenagem aos 476 anos do Recife, segue até o dia 20 de abril. As escolas interessadas em participar devem agendar uma visita gratuita, ligando para o número (81) 3355-9543. O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, no Barro de São José, e funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

quarta-feira, março 13, 2013

Biblioteca pública de Pernambuco promove troca de livros


 Entre estas quarta (132) e quinta-feira (14), a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco está realizando um grande escambo de livros. Nele, o público pode trocar livros usados por novos. São 234 títulos disponíveis, que vão desde os clássicos da literatura brasileira, passando por ficção, poemas, contos, auto-ajuda, biografias, entre outros. Os visitantes ainda vão poder conferir uma exposição de obras doadas pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) do Rio de Janeiro. O espaço é aberto das 8h às 18h. A entrada é franca.


 A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco fica na rua João Lira, s/nº, no bairro de Santo Amaro - em frente ao Parque 13 de Maio. Os telefones de lá são os (81) 3181-2642/3181-2644.

Cardeal Argentino é eleito Papa e escolhe o nome de Francisco I

Reprodução da Internet

 Às 19h12 (horário de Roma, 15h05 em Brasília), o cardeal francês Jean-Louis Tauran apareceu na sacada principal da Basíica de São Pedro e pronunciou as palavras mágicas para todos os Católicos: "Annuntio vobis gauduim maximum: habeus Papam!" ("Anuncio-vos o maior júbilo: Temos Papa!"). Tauran disse então que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, cardeal-arcebispo de Buenos Aires, havia sido eleito como 266º Papa da Igreja, e escolhido o nome papal de Francisco.
 Esta fato é mais histórico que habitual, uma vez que se trata da primeira vez que um Papa sul-americano (uno hermano) lidera a Igreja Católica, e é a primeira vez desde o ano 799 que um não-europeu assume este cargo. A eleição do papa Francisco I, representa um reconhecimento do aumento do peso do continente sul-americano na comunidade católica, já que os 483 milhões de católicos deste continente representam 41,5% do total de católicos do mundo.
 A curiosidade é que o papa eleito hoje (13) ficou tete a tete no Conclave de 2005, que elegeu Bento XVI. O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa -- exatamente como a escolha deste ano.
 A eleição do novo papa veio após a súbita e surpreendente renúncia de Bento XVI, de 85 anos - em 11/02. Ele deixou o cargo no último dia 28 de fevereiro, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.
   Francisco I toma posse apenas 13 dias após o fim do pontificado do seu predecessor. Bento XVI mantém o título de ‘Papa Emérito', sendo assim esta a primeira vez que duas pessoas com o título de Papa coexistem sem antagonismo na História da Igreja Católica Apostólica Romana.


|Conclave|

 Os cardeais são trancados na Capela Sistina na tarde de terça-feira (12) depois de cada um jurar, em latim, com a mão sobre o Evangelho, que manterá segredo sobre os procedimentos e discussões do conclave.
 Em seguida, o mestre papal de cerimônias, Guido Marini, fez o anúncio de Extra omnes - 'Todos para fora' - o chamado para que todos os não participantes do conclave deixassem o recinto. Assim, a Capela Sistina foi trancada por fora. A partir deste momento, os cardeais passaram a comer, votar e dormir em áreas isoladas do mundo e dos meios de comunicação até terem cumprido a tarefa de escolher o novo papa.
 Aparelhos bloqueadores de sinais de celular e internet foram instalados na Capela Sistina e na Casa de Santa Marta, onde ficam os quartos em que os cardeais passaram a noite.


*Com informações das agências internacionais



terça-feira, março 12, 2013

Com 476 e 478 anos, Olinda e Recife comemoram com cultura e tecnologia

Reprodução
 Olinda, primeira capital de Pernambuco e Recife, a atual  estão sob uma contagiante atmosfera festiva. Nesta terça-feira (12), Olinda completa 478 anos e Recife, 476. Programações comemorativas começaram durante o fim de semana que passou e, na prática, não têm data definida para acabar.

OLINDA É SÓ CULTURA

 Não podia ser diferente para uma cidade e população que respiram e vivem cultura. A principal cerimônia oficial de aniversário está programada para as 18h desta terça-feira (12), no pátio em frente ao Palácio dos Governadores, no Sítio Histórico. O Coral Encanto de Olinda, formado por 80 vozes infantis, dá os parabéns à cidade, pelos seus 478 anos, acompanhado do maestro Spok e orquestra. No repertório, consagrados compositores como Getúlio Cavalcanti, Alceu Valença, Capiba e Nelson Ferreira.
Olinda - Aniversário
Foto: Divulgação
 Outro destaque está marcado para as 8h desta próxima quinta-feira (14), no Centro de Educação Ambiental. Com o tema “Conhecendo Olinda para Preservar”, a programação conta com oficinas de frevo e de papel reciclado, palestra e filmes, além da apresentação de uma orquestra de frevo.

INOVAÇÃO NO RECIFE

 Expressões da cultura popular também são o forte do aniversário do Recife. A festa dos 476 anos começou, na tarde e noite do domingo (10)no Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela (Zona Norte), e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem (Zona Sul). Nos dois polos desfilaram dezenas de atrações, animadas principalmente, pelo frevo, patrimônio cultural e imaterial da cidade.
 Hoje, data do parabéns,  tudo começou com o corte de um bolo gigante, por volta das 9h30, na Praça do Arsenal, no bairro do Recife. 
Recife - Aniversário Além de cultura e alegria, muita inovação com a Campanha ”Eu Amo Recife”.
 A iniciativa consiste num concurso entre usuários do Instagram. A ação colaborativa visa mobilizar as pessoas a enaltecer sua relação afetiva com a Cidade através de registros de imagens.
 O projeto fica no ar durante todo o mês de março. Para participar, o usuário deve seguir o perfil @EuAmoRecife no Instagram, fazer sua(s) foto(s) e postá-la(s) com a hashtag #EuAmoRecife01.

Cafuringa: espetáculo de rua circula por nove cidades pernambucanas

Foto: Luiz Filho/Divulgação
 Um novo grupo de teatro de rua vem ganhando os espaços abertos de várias cidades pernambucanas. É o Grupo Cafuringa, do Recife, que nasceu com o espetáculo “Cafuringa” e promete chegar a nove cidades de Pernambuco com uma homenagem ao saudoso artista de rua Mestre Cafuringa ou Rubens Martins, cantador de emboladas e ventríloco que, munido dos seus bonecos, comercializava garrafadas e pomadas pelas ruas do Recife, prometendo curar todo tipo de doença. No ano 2000, ele atraiu para si o ódio da Igreja e do poderio militar, que acabaram expulsando-o do Pátio do Carmo, no centro da capital pernambucana, seu principal ponto de venda, junto a toda sorte de camelôs, prostitutas, vagabundos e bêbados. Esta “limpeza social” prejudicou um artista de rua que é recordado, ainda hoje, por quem o viu trabalhando, sempre com humor certeiro.

 Programação de sessões gratuitas em Março:

Dia 12/03 (terça), às 19h, na Praça Beira Rio, em Paudalho;
Dia 13/03 (quarta), às 19h, no Centro Social Bidu Krause, no Bairro do Totó, Recife;
Dia 16/03 (sábado), às 10h, no Parque 18 de Maio (próxima à Feira de Ervas), em Caruaru;
Dia 17/03 (domingo), às 16h, na Praça Central de Glória do Goitá (ao lado do Museu Mamulengo);
Dia 21/03 (quinta), às 19h, na Rua Manoel Mesquita, no Bairro de Santo Amaro, Recife;
Dia 22/03 (sexta), às 19h, no Largo da Ilha do Maruim, em Olinda;
Dia 23/03 (sábado), às 16h, na Praça da Matriz, no Centro de Vitória de Santo Antão;
Dia 25/03 (segunda), às 19h, na Praça de Jardim Paulista, Recife; 
Dia 27/03 (quarta), às 16h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife;
Dia 30/03 (sábado), às 11h, no Mercado São José, no Centro do Recife;
Dia 31/03 (domingo), às 16h, na Guabiraba, no Bairro de Casa Amarela, Recife.

Pernambuco recebe 1ª Semana de Comunicação Pública


Foto: Divulgação
 Construir um fórum de debates a respeito de temáticas importantes à comunicação. Este é o objetivo central da 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, que o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou nesta terça-feira (12) e segue até a quinta-feira (14). O local das atividades é o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, na Cidade Universitária, sempre entre 9h e 12. O primeiro dia do evento, contou com a presença do diretor de Jornalismo da TV Cultura nos anos 1990 e atual superintendente de Rede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) / TV Brasil, Marco Antônio Coelho, o diretor geral do Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE, Luiz Lourenço dos Santos e do coordenador de articulação institucional, Felipe Peres Calheiros. Na pauta do encontro, três temas básicos:


1 – O Marco Regulatório da Comunicação Pública no Brasil,


2- A Participação e Controle Social na Comunicação Pública, e


3 – A Produção do Conteúdo em Comunicação Pública.

Os debatedores, são sempre profissionais de reconhecida competência na área comunicacional:


- A professora da Universidade Católica de Pernambuco e membro do Conselho Curador da EBC, Ana Veloso (13/03);


- O jornalista do Centro Luiz Freire e do Fórum Pernambucano de Comunicação, Ivan Moraes Filho (13/03);


- O vice-presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, Jorge da Cunha Lima (14/03);


- O superintendente das Rádios EBC, Orlando Guilhón (14/03).

Rei Roberto Carlos alcança os 72 anos em clima remix

Foto: Divulgação
 Depois do grande sucesso da música “Esse cara sou eu” o cantor Roberto Carlos lançará novo álbum em abril. O trabalho intitulado “ReiMix” contará com sucessos remixados do “Rei” por alguns DJs, como o Meme, que participou da nova versão de “Fera Ferida”. O lançamento vai coincidir com o aniversário de Roberto Carlos, que completará 72 anos em 2013.

Pastor Marco Feliciano processa Xuxa por discordar do ponto de vista dele


 Eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) recebeu milhares de críticas nos últimos dias referentes a declarações envolvendo homofobia e racismo. Xuxa foi uma das celebridades que reclamou do deputado. 
 Diante de tantos protestos, Marco Feliciano foi ao Twitter neste domingo (10) desabafar e falou da apresentadora. "E sobre o que disse Xuxa, minha assessoria jurídica prepara o processo. Durmam em paz." 
 Na última sexta-feira (08/03/2013), Xuxa escreveu em sua página no Facebook: "Gente !!!! socorro ! Vamos fazer alguma coisa! esse deputado disse que negros, aidéticos e homosexuais não tem alma. existem crianças com AIDS. Para este senhor elas não tem alma?????? O que é isso meu povo? Esse homem não é um religioso, é um monstro. Em nome de DEUS ele não pode ter poder". 
 No Twitter, o pastor revelou estar sofrendo perseguições. "Hoje eu vi a intolerância encarnada. Minhas filhas pequenas de 10 e 11 anos chorando e se agarrando a mim dizendo vão nos machucar papai?"
 E continuou: "Chutes e cuspes no meu carro. Palavrões e gestos obscenos ferindo a integridade de minhas crianças que estavam no carro comigo. Depedraram patrimônio dos membros da igreja e mal consegui pregar, aos berros atrapalharam o culto, e amedrontaram todos os presentes".
 O pastor disse que já fez boletim de ocorrência sobre os ataques e bradou: "Tomarei as devidas providências. Eu sempre denunciei e agora aí esta a confirmação. Perseguição Religiosa!"
 Ele também garantiu que não vai renunciar ao cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputado: "Prometeram fazer isso [ataques] em todos os cultos até eu renunciar. Mas não o farei! Já estou com um dossiê pra entregar à Polícia Federal com dezenas de páginas impressas com ameaças de morte. Me ajudem em oração!"

Exposição Cartazes, na Casa do Cachorro Preto, em cartaz até domingo (17)


Foto: Divulgação
    Um acervo de belos e expressivos cartazes numa coletiva de originais de desenhos, gravuras, ilustrações e pinturas de Raoni Assis, Ayodê França, Shiko, Jeims Duarte, Daaniel Araujo, Mascaro, Acidum Grupo, Manoel Quitério, ZV, Ink Love, Rodrigo Monte e Skaz, Ramona, Valéria Rey Soto, Otavio Stadler e Isabella Alves (A Firma).
São desenhos que se fizeram emprestar para um show, cartazes feitos a mão e também digitais que anunciam filmes e festas. Marcas do que ficou de tantos e tão inusitados eventos. Um histórico volumoso de arrojo, diversidade, qualidade e contemporaneidade.
No arcevo, 35 originais com reproduções em pequena escala. Um passeio na memória afetiva de quem fez e de quem admirou a arte gerada no espaço. A exposição, que teve início no dia 28 de fevereiro encerra-se no próximo domingo, 17. 
E pra quem leva diversão e arte a sério, isso é só o começo do que A Casa do Cachorro Preto preparou para comemorar o seu primeiro ano. Desde que iniciou suas atividades culturais, o local se transformou em ponto de encontro de ilustradores, desenhistas, designers, grafiteiros, jornalistas, gente de música, poesia, literatura, enfim, realizadores da cultura que sabem apreciar e curtir arte de qualidade. A Casa do Cachorro Preto fica na Rua 13 de maio, 99, na Cidade Alta de Olinda (ao lado do Museu de Arte Contemporânea -Mac). Outras informações pelo (81) 3493.2433.

A importância da adesão de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura

Imagem: reprodução da internet
  Pernambuco sempre foi tido como um Estado Forte em termos de arte e riqueza cultural. Por estar sempre à frente neste quesito e, sem querer puxar a sardinha para o nosso lado, mas já puxando porque somos pernambucan@s de corpo, alma e coração - autêntic@s "leões do Norte" -,  é válido relembrar, neste momento, o escritor português Pero Vaz de Caminha quando pisou em terras brasileiras, "aqui é uma terra em que se plantando tudo  dá!", principalmente em termos de arte, riqueza e diversidade cultural. O sertanejo já nasce ouvindo aboios, entoando repentes, batucando a vida e colorindo a aurora dos mais diversos astrais - e carnavais também! No entanto, a situação da cultura no Estado de Pernambuco anda crítica. Enfatizamos nestas mal traçadas linhas a não adesão do estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). 
 Mas, o que vem a ser o Sistema Nacional de Cultura, especificamente - para aqueles que não o conhecem e por que ele é tão importante? Simples, porque os Estados e municípios que não aderirem ao SNC não poderão receber repasses do Ministério da Cultura (Minc) - de acordo com a nova lei da cultura 6.722/2010 -, embora todas as cidades de Pernambuco, em sua maioria, já aderiram ao Sistema. 
  De acordo com a nova lei, a transferência de recursos aos municípios, Estados e Distrito Federal:  “os municípios e Estados terão que criar inicialmente um Conselho, um Plano e um Fundo", uma espécie de CPF da Cultura. O prazo limite para adesões é o dia 31 de março. Ora, e o que é que falta para Pernambuco regularizar, em outras palavras, democratizar o seu Conselho? 
  O triste é dizer que dos Estados brasileiros, somente Pernambuco não aderiu. Municípios como Recife, Olinda, Paulista e tantos outros têm Conselho, mas do Recife posso falar com bastante propriedade porque fui membro do Conselho Municipal de Política Cultural desta cidade durante quatro anos, participando ativamente das discussões em busca de indicadores para viabilizar o Sistema Municipal de Cultura na cidade, em associação com as metas do Sistema Nacional de Cultura.
  É fácil afirmar que o maior imbróglio enfrentado pela classe artística pernambucana diz respeito ao Conselho de Cultura, que, atualmente, ainda é biônico (por indicação) e formado por personalidades de destaque na vida intelectual e artística, contrariando a Constituição Federal de 1988 e as determinações democratizantes do Ministério da Cultura. Alguns artistas antenados com o desenvolvimento social, intelectual e político, entendem que os membros desses conselhos, além do segmento artístico, deverão assumir os assentos por indicações da sociedade civil organizada e do poder público (Estado, município e governo federal) de forma paritária.
 Recife foi pioneira ao realizar no Brasil a primeira conferência de cultura, servindo de referência para outros países, só falta Pernambuco seguir o exemplo, para poder ampliar os recursos de financiamento à cultura, com recursos da União para se tornar, de fato, criativo e ter, assim a instituição de uma Comissão de elaboração do Fundo Estadual de Cultura para Pernambuco nos moldes do SNC.