quarta-feira, março 13, 2013

Cardeal Argentino é eleito Papa e escolhe o nome de Francisco I

Reprodução da Internet

 Às 19h12 (horário de Roma, 15h05 em Brasília), o cardeal francês Jean-Louis Tauran apareceu na sacada principal da Basíica de São Pedro e pronunciou as palavras mágicas para todos os Católicos: "Annuntio vobis gauduim maximum: habeus Papam!" ("Anuncio-vos o maior júbilo: Temos Papa!"). Tauran disse então que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, cardeal-arcebispo de Buenos Aires, havia sido eleito como 266º Papa da Igreja, e escolhido o nome papal de Francisco.
 Esta fato é mais histórico que habitual, uma vez que se trata da primeira vez que um Papa sul-americano (uno hermano) lidera a Igreja Católica, e é a primeira vez desde o ano 799 que um não-europeu assume este cargo. A eleição do papa Francisco I, representa um reconhecimento do aumento do peso do continente sul-americano na comunidade católica, já que os 483 milhões de católicos deste continente representam 41,5% do total de católicos do mundo.
 A curiosidade é que o papa eleito hoje (13) ficou tete a tete no Conclave de 2005, que elegeu Bento XVI. O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa -- exatamente como a escolha deste ano.
 A eleição do novo papa veio após a súbita e surpreendente renúncia de Bento XVI, de 85 anos - em 11/02. Ele deixou o cargo no último dia 28 de fevereiro, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.
   Francisco I toma posse apenas 13 dias após o fim do pontificado do seu predecessor. Bento XVI mantém o título de ‘Papa Emérito', sendo assim esta a primeira vez que duas pessoas com o título de Papa coexistem sem antagonismo na História da Igreja Católica Apostólica Romana.


|Conclave|

 Os cardeais são trancados na Capela Sistina na tarde de terça-feira (12) depois de cada um jurar, em latim, com a mão sobre o Evangelho, que manterá segredo sobre os procedimentos e discussões do conclave.
 Em seguida, o mestre papal de cerimônias, Guido Marini, fez o anúncio de Extra omnes - 'Todos para fora' - o chamado para que todos os não participantes do conclave deixassem o recinto. Assim, a Capela Sistina foi trancada por fora. A partir deste momento, os cardeais passaram a comer, votar e dormir em áreas isoladas do mundo e dos meios de comunicação até terem cumprido a tarefa de escolher o novo papa.
 Aparelhos bloqueadores de sinais de celular e internet foram instalados na Capela Sistina e na Casa de Santa Marta, onde ficam os quartos em que os cardeais passaram a noite.


*Com informações das agências internacionais



Um comentário:

  1. Uma graça do Senhor a eleição do Papa Francisco. Que o Espírito Santo de Deus o ilumine.Um beijinho Ailime

    ResponderExcluir