quinta-feira, dezembro 01, 2011

As brincadeiras da Zona da Mata Norte (Cavalo Marinho, Maracatu de Orquestra, Reisado, Coco, Ciranda, Mamulengo e Pastoril) tomarão conta da CASA DO CARNAVAL na tarde do dia 2 de dezembro de 2011. O Convidado do Projeto Cultura e Memória: os mestres contam suas histórias, Manoelzinho Salustiano apresentará na sua fala acontecimentos da sua infância, a religiosidade do caboclo interiorano, as brincadeiras populares, entre outras práticas realizadas ao lado de seu pai Mestre Salu. A continuidade do legado do mestre e a atuação de Manoelzinho Salustiano nas atividades que realiza para a valorização e a salvaguarda das culturas populares também estarão na pauta do encontro.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Finalmente, na tarde desta quarta (30), o plenário do Senado aprovou em primeiro turno, por 65 votos a favor e 7 contrários, a proposta de emenda constitucional 33/2009 que estabelece a exigência do diploma de curso superior como requisito para o exercício da profissão de jornalista. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas, ou seja, o meu diploma – e de outros confrades – perdeu o valor por três anos, mas está a um pé para voltar com gosto de gás!!! A emenda terá, ainda, de ser votada em segundo turno pelo plenário do Senado - não há data para essa votação. Se aprovada em segundo turno, vai para a Câmara dos Deputados, onde também terá de passar por dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado, cumprindo a velha burocracia brasileira. Os senadores se revezaram na tribuna em discursos a favor e contra a proposta, de autoria do senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE). O relator da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE) defendeu a exigência do diploma. "Arguir que a profissão de jornalista criaria embaraço para a liberdade de expressão e do pensamento é um verdadeiro escárnio. O que cria embaraço para a expressão da liberdade de pensamento é o monopólio na mídia", afirmou Arruda. O líder do PT, Humberto Costa (PE), pediu à bancada que votasse a favor da PEC. "Entendemos que isso é extremamente justo", afirmou. Para Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), "o que se fez aqui foi contornar a decisão do STF. Não há aqui nenhum interesse público na aprovação dessa PEC". Segundo Nunes, a atividade de jornalista "é instrumento ligado à liberdade de expressão. Não cabe nenhum tipo de restrição". Fernando Collor (PTB-AL) disse que a proposta é o "embrião para o controle 'social' dos meios de comunicação". "Nesses últimos anos, esses cursos de jornalismo, o que mais têm feito é formar analfabetos funcionais", criticou. Senadores reclamaram que a proposta foi colocada em votação sem um acordo prévio. "Uma votação como essa precisa pelo menos ser combinada com o colégio de líderes, e não houve isso", afirmou Renan Calheiros (PMDB-AL). "A mesa tem a competência de fazer a agenda. Agora, essa PEC não é novidade. Há um mês, um mês e pouco ela é discutida", respondeu o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
O atacante rubro negro, Marcelinho Paraíba, neste momento, está detido numa delegacia em Campina Grande, junto a um grupo de amigos. O atleta está sendo acusado de estupro por uma jovem e o ocorrido teria sido durante uma festa em uma granja de propriedade dele. A moça está sendo encaminhada para exame de corpo de delito e Marcelinho está prestando depoimento. No último sábado (26), o jogador sagrou-se junto com o Sport Club do Recife para a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. UPDATE: O atleta continua detido e pode ir para o presídio. Aguardamos novidades. UPDATE 2: No depoimento, Marcelinho Paraíba defendeu-se, dizendo que estava com um grupo de 30 pessoas em uma chácara e que não havia assediado ninguém. O presidente do Sport Club do Recife, Gustavo Dubeux, disse que daria todo o apoio jurídico necessário ao atleta. UPDATE 3: O atleta foi autuado em flagrante por estupro e deve ser transferido ainda hoje para a Penitenciária de Segurança Padrão. Três dos seus amigos foram autuados por desacato e devem ser soltos por fiança.

domingo, novembro 27, 2011