quarta-feira, março 06, 2013

Elton John dispensa hotel seis estrelas, mas exige luxo e dois camarins

Foto: Divulgação
 Depois de pedir uma suíte presidencial e seis quartos kings em um hotel seis estrelas ou resort para sua hospedagem no Recife, o cantor Elton John dispensou as acomodações luxuosas e resolveu descansar nos camarins do Chevrolet Hall mesmo. Ele desembarca no Recife no dia do show, 10 de março, horas antes da apresentação. Por isso, requisitou dois camarins: um com cama, frigobar e todo conforto que precisa para descansar a beleza, e outro só para colocar seus figurinos e coleção de óculos, onde ele vai se arrumar para subir ao palco.

segunda-feira, março 04, 2013

Abertas as inscrições para apresentações artísticas no próximo Sarau das Artes


 O Grupo João Teimoso, idealizador e organizador do Sarau das Artes, está recebendo propostas artísticas para compor a grade de apresentações do próximo Sarau até o domingo (10). A ação de Guerrilha Cultural acontecerá no sábado (26), a partir das 20h.
 Recitar poemas, apresentar Skets, interpretar músicas, dançar, fazer leituras dramatizadas, malabares ou qualquer outra forma de expressão artístico-cultural é aceita pela comissão organizadora, pois o Sarau das Artes tem o objetivo manter um elo entre os artistas das diversas linguagens.
 O Sarau das artes acontece no bar Kibe Lanches (bairro do Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior), tem entrada franca e não cobra o couvert artístico, mas apenas o que consumir. 
 As propostas podem ser realizadas pelo e-mail diretoria@joaoteimoso.com.br ou no telefone (81) 4141.5125.

Gratuito: última apresentação do espetáculo de dança Iyá Ominibú

 O espetáculo de dança Iyá Ominibú tem sua última apresentação no próximo sábado (09), no teatro Arraial, às 18h.  Iyá Ominibú aborda o nascimento e a Historia do Orixá Oxum, valorizando a Identidade Negra, passando pela criação do mundo a partir da visão africana em torno do Orixá Oxum.

 O projeto tem apoio do Funcultura - Governo do estado de Pernambuco. 




Serviço:


O quê? Espetáculo de dança Iyá Ominibú
Onde? Teatro Arraial (Rua da Aurora, S/N - vizinho ao prédio da Fundarpe)
Quando? 09/03/2013
Entrada: Franca (porém limitada de acordo com a lotação do teatro)

Gratuito: Sesc Pernambuco exibe curtas e longas-metragens até sexta-feira (8)

Reprodução

 As unidades do Sesc Pernambuco estão com uma intensa programação de cinema este mês. Além das atividades sistemáticas dos cineclubes, as salas de cinema recebem duas mostras nacionais: a Mostra Tati por inteiro e a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude.

 Em São Lourenço da Mata, o Sesc Ler exibe os filmes da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude, curtas e longas-metragens que estão fora dos circuitos comerciais da TV e do cinema, divididos em 10 programas e direcionados a crianças e jovens por faixa etária. As escolas podem agendar a participação no Setor de Cultura da unidade ou pelo telefone (81) 3525.9033.

 O Sesc Piedade exibe os filmes do mestre do humor francês Jacques Tati. Dentro da programação do projeto Curta o Almoço, às 13h, serão exibidos o documentário "Tati: Seguindo os passos do Sr. Hulot", amanhã (5), e os curtas "Cuida da tua esquerda" (12), "Escola de Carteiros" (19) e "Curso Noturno" (26). Na Mostra Tati por Inteiro, as sessões serão sempre nas terças, às 14h, e nas quartas, às 10h.

 O Sesc Caruaru tem programação para adultos e crianças, nas quartas-feiras. Às 15h, a criançada assiste aos filmes da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude. Às 19h30, o CineSesc de Arte exibe os filmes "O ciúme mora ao lado" (dia 6, classificação: 16 anos), "Muito mais que um crime" (dia 12, classificação: 16 anos), "Ouro Negro" (dia 20, classificação: 12 anos) e "As baleias de agosto" (dia 27, classificação: livre).

 No Cineclube Coliseu, do Sesc Casa Amarela, as sessões acontecem nas quintas-feiras, às 19h. Serão exibidos os filmes "Eles não usam black-tie" (dia 7, Cassificação: 14 anos), "Palavra (En)cantada" (dia 14, Classificação: Livre), "O pagador de promessas" (dia 21, Classificação: Livre) e "A ostra e o vento" (dia 28, Classificação: 12 anos).

2ª Reunião de Blogs Literários, em Maceió, recebe blogueiros pernambucanos


 Os poetas, dramaturgos, contistas, cronistas e memorialistas pernambucanos Marcos Cordeiro, Alberto Lins Caldas, Fernando Farias, Antonino Junior, Graça Graúna, Márcia Maracajá, Natanael Lima Jr., Juareiz Correya, Cecília Villanova, Gerusa Leal, Camila Iumatti, José Terra, Maria de Lourdes Hortas, Jade Dantas, Paulo Moura, Lynn Glommy, Carlos Maia, Giovanna Guterres e Luiz Alberto Machado, entre outros, viajam a Maceió (AL), em caravana especial, para participar da 2ª Reunião de Blogs Literários do Nordeste (de 22 a 24 de maio deste ano). A Panamerica Nordestal Editora, do Recife, que promove esse encontro em parceria com a Nascente Edições, de Maceió, encaminhou solicitação de apoio cultural a uma instituição pernambucana que viabilizará um ônibus para as viagens de ida e volta dos blogueiros pernambucanos. 
 Esse encontro inédito contará com a participação de aproximadamente 50 blogueiros literários nordestinos. Com o apoio cultural do Departamento de História, da Faculdade de Letras e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, os organizadores já estão viabilizando também, junto a outros parceiros alagoanos, a hospedagem e alimentação de todos os blogueiros participantes. 
 Os blogueiros literários nordestinos interessados em participar da 2a. Reunião de Blogs Literários, em Maceió, devem enviar links dos seus blogs, até a última semana do próximo mês de abril, para este email : jcpanamerica21@gmail.com


Com informações de Juareiz Correya

Gratuito: Cine É Proibido Cochilar exibe curtas pernambucanos

Arte Gráfica: Juliano Mendes da Hora


 O Cine é Proibido Cochilar, iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, está dedicando as próximas quartas-feiras à produção de curtas pernambucanos. A Mostra “Curtas Pernambucanos” traz obras de diretores premiados como Adelina Pontual, Kátia Mesel, Marcelo Pedroso e Pedro Severien, entre outros. Cada dia de exibição contará com duas sessões, às 12h30 e 18h30, visando atender públicos diversos. O público também terá a chance de encontrar os cineastas das respectivas obras em cartaz para um bate-papo após a última sessão do dia. A entrada é gratuita.
 O objetivo da mostra é de incentivar o contato do público com obras consagradas e os novos talentos do audiovisual do estado. A série de exibições tem início nesta próxima quarta-feira (06) e segue até 24 de abril, no auditório da Representação Regional Nordeste do MinC, no Bairro do Recife.

 Confira a programação:

MARÇO
06/03
- SuperBarroco (ficção – 17min – 2008)
- Praça Walt Disney (doc – 21min – 2011)
(Renata Pinheiro / Serginho Oliveira)

13/03
- Desenhando Culturas – Formar para transformar (12 min – 2008)
- Igarassu (15 min)
- Cotidiano (6 min)
(Lula Gonzaga)

20/03
- Cachaça (13 min)
- O Pedido (15 min)
(Adelina Pontual)

27/03
- ROSANA (3 min)
- CASA COMIGO? (6 min)
- A GIRA (16 min)
(Kátia Mesel)

ABRIL
03/04
- Memória e Resistência no Terreiro de Candomblé Axé Oyá Orum Balé
(Manuel Saldanha)

10/04
- Carnaval Inesquecível (7′ min)
- São (15′ min)
- Canção para minha irmã (16′ min)
(Pedro Severien)

17/04
- Figueira do Inferno (Ernesto Teodósio / Raoni Vale – 25 min -2004
- Dirijo (Raoni Vale / OPIM – 12 min – 2008)
- Kaosnavial (Marcelo Pedroso e Afonso Oliveira)


Serviço:

Mostra Curtas Pernambucanos
Data: de 06 de março a 24 de abril, sempre às quartas-feiras.
Horários: 12h30 e 18h30
Entrada: Gratuita
Local: Auditório da Representação Regional do Ministério da Cultura – Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife
Informações: (81) 3117.8430

Ainda no período seco, Recife recebe chuvas, raios e trovões intensos

Divulgação

 Muitas pessoas, que têm sono leve, podem até terem acordado, repentinamente, por volta das 2h30 desta segunda-feira (04), devido a uma forte sucessão de raios e trovões intensos (o que não ocorria há cerca de um ano), na Região Metropolitana do Recife, e parte da Zona da Mata. O fenômeno, que se estendeu por cerca de 20 minutos, foi acompanhado de chuvas fortes e moderadas. As consequências foram alagamentos e queda de pelo menos uma árvore, na zona norte do Recife. Mesmo com tudo isso, o calor continua muito forte - por conta da baixa umidade do ar - na região que, mesmo assim, se alegra por ter recebido, ao menos, um pouco de chuva para amenizar os riscos da seca.
 Abaixo, transcrevemos os índices (em milímetros), por ordem de volume de chuvas, de boletim parcial distribuído às 8h15 pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Os dados são referentes ao período das 7h deste domingo (03) às 7h desta segunda-feira.
 Cabo de Santo Agostinho, 42 mm; São Lourenço da Mata, 30 Jaboatão dos Guararapes, 22.6; Ipojuca, 22.6, e Igarassu, 12.
Na Zona da Mata, a incidência mais elevada – 27.2 mm – foi anotada em Barreiros.
 No Agreste e Sertão, pancadas muito leves, não superiores a 1.2 mm.
O boletim pluviométrico definitivo do período será publicado no início da tarde desta sgunda-feira, no site da Apac.