sábado, maio 12, 2012

Saúde abre seleção para 60 médicos


A Secretaria de Saúde de Pernambuco inscreve até o próximo dia 18, para uma seleção pública simplificada destinada à contratação temporária de 60 médicos. Deste total, são 22 pediatras, 29 tocoginecologistas, três neurologistas, três cirurgiões gerais, dois neurocirurgiões e um médico intensivista adulto.
As inscrições devem ser feitas via Sedex, com Aviso de Recebimento (AR) endereçado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, na sede da Secretaria, na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi, Recife, CEP: 50.751-530, ou de forma presencial em locais e horários especificados no Edital disponível no portal da Secretaria: www.saude.pe.gov.br.
Os profissionais a serem contratados serão lotados nos seguintes Hospitais Regionais:
  • Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada;
  • Inácio de Sá, em Salgueiro;
  • Emília Câmara, Afogados da Ingazeira;
  • Ruy de Barros Correia, Arcoverde;
  • Dom Moura, Garanhuns,
  • Agreste, Caruaru,
  • na sede da Fundação Hemope, no Recife.
Além do portal, os interessados podem obter outros detalhes pelo telefone da Secretaria de Saúde: (81) 3184.0018.

Funcultura vai ganhar edital regionalizado


Novo edital vai intensificar a distribuição do fomento em cada região do estado. Para participar do edital, é necessário se cadastrar como Produtor Cultural.
Ainda neste semestre, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) vão lançar o primeiro edital regionalizado do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Em fase de preparação, o edital do Funcultura Regionalizado surge para atender às demandas das classes produtora e artística, e de gestores de todo o Estado, a fim de que o fomento atinja, de forma igualitária, as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, do Sertão ao Litoral.
Artistas, empresas ou outras pessoas que já trabalham com cultura no estado, desenvolvem projetos na área e desejam inscrevê-los no próximo edital do Funcultura devem se cadastrar como produtor cultural na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista – Recife/PE). Os que já têm cadastro devem atualizá-lo. O produtor cultural é a pessoa responsável pelo projeto em todas as suas etapas de execução, desde a realização da ideia à prestação de contas.



Documentação necessária fazer o Cadastro de Produtor Cultural:





Pessoa física


1.Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;


2.Cópia dos comprovantes de residência há, pelo menos, 1 ano no Estado de Pernambuco (conta mês atual) e outra de há, pelo menos, 1 ano;


3.Certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Estadual (www.sefaz.pe.gov.br);


4.Certidão de regularidade para projetos culturais aprovados pelo SIC (Emitida junto a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), na Rua Santo Elias, 535, Espinheiro – Recife/PE, das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira - telefones: 3183-0822 / 3183-0823;


5.Currículo em atividades culturais (anexar comprovações).





Pessoa jurídica de direito privado


1.Cópia do Ato Constitutivo (contrato social ou estatuto);


Observação: registrado há, pelo menos, 1 ano na Junta Comercial ou Cartórios de Registros, onde esteja expresso, como objeto estatutário, o exercício de atividade em, pelo menos, uma das áreas culturais indicadas no art. 6º da Lei 12.310/2002 e alterações.


2.Cópia da Carteira de Identidade e do CPF dos dirigentes responsáveis;


3.Cópia do cartão de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;


4.Certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Estadual (www.sefaz.pe.gov.br);


5.Certidão de Regularidade para projetos culturais aprovados pelo SIC (emitida junto a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), na Rua Santo Elias, 535, Espinheiro – Recife/PE, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Fones: 3183-0822 / 3183-0823;


6.Currículo da empresa em atividades culturais (anexar comprovações);


7.Cópia dos comprovantes de domicílio da empresa (conta mês atual e outra de há, pelo menos, 1 ano atrás).





Outras informações:





- As cópias mencionadas, quando não devidamente autenticadas, deverão ter sua autenticidade conferida pela Secretaria Executiva, mediante apresentação do original.


- Endereço da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco – Célula de Incentivos Fiscais, para obtenção da Certidão de regularidade para projetos culturais aprovados pelo SIC: Rua Santo Elias, 535, Espinheiro, Recife-PE, de 08 às 12:00 h, de segunda a sexta-feira. Telefone: 3183-0822/3183-0823.





Mais informações no Atendimento do Funcultura: segunda à quinta-feira, das 8h às 12h. Fone: 3184-3023. E-mail: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br

II Marcha das Vadias acontece no Recife


Vem se aproximando a II Marcha das Vadias do Recife. A manifestação acontecerá no dia 26 na Praça do Marco Zero, às 14h. Neste ano o evento será nacional e acontecerá na mesma data em várias cidades do Brasil.


Para entender: a Marcha das Vadias é uma manifestação feminista, transgênera, plural, apartidária e libertária! Todas/os que são contra a violência contra as mulheres estão convidados!


A Marcha das Vadias é um movimento mundial pelo fim da violência de gênero e da culpabilização das vítimas de violência sexual, e teve origem no Canadá, a chamada 'SlutWalk', a partir da declaração de um policial que afirmou que “se as mulheres não se vestissem que nem vadias elas não seriam estupradas”. O fato repercutiu internacionalmente e desde então a Slutwalk ocorre em diversas cidades do mundo inteiro.


Site com todas as informações da Marcha Nacional: www.marchadasvadiasbr.wordpress.com 


Serviço:


O quê? Marcha das Vadias
Quando? 26/05
Concentração: Praça do Marco Zero, 14h

sexta-feira, maio 11, 2012

Sarau das Artes - Um encontro com as Artes na Guerrilha Cultural




Recife necessita de novos espaços para as artes e a cada dia, os artistas buscam opções alternativas, para dialogar com o público e entre eles próprios. E foi exatamente isso que aconteceu, quando em 2009 o Grupo João Teimoso, dentro do seu Projeto Guerrilha Cultural, começou a realizar a cada quinze dias o SARAU DAS ARTES no Bar Kibe Lanches no bairro do Pina. Local este que abrigou o grupo em seus primeiros passos, inclusive acolhendo duas temporadas de peças do Grupo - há dez anos atrás.

O Recanto dos Artistas como é conhecido o local nos
fundos do bar onde são realizadas as apresentações, já foi palco para muitos grupos e artistas - principalmente nas décadas de 80 e 90 - mas estava parado desde que o João Teimoso saiu de lá, no final de 2003. Este foi um dos motivos que, no segundo semestre de 2009, levou o João Teimoso a começar uma de suas ações do seu projeto Guerrilha Cultural. O local se justifica, pela efervecência cultural do bairro, pela localização - ao lado do Teatro Barreto Júnior, além de se adequar a irreverência e informalidade do evento, que se define como uma confraternização com as artes. No SARAU DAS ARTES as apresentações não se limitam apenas ao teatro, também no campo da música, recitais poéticos, dança, leituras dramatizadas, circo e performances. A iniciativa é também reforçada pela história de luta do Grupo João Teimoso que, desde sua fundação, busca uma polícita cultural mais democrática, nos âmbitos municipal, estadual e federal, tendo presença constante nas principais discussões, nas três instâncias de governo, sem tendências nem linguagens especificas, visando a prática do diálogo aberto e franco entre os diversos artistas e setores da cultura pernambucana, pelo fortalecimento da nossa Arte.

A cada novo encontro, uma surpresa e um novo exercício, com intuito de pactuar e trocar com os artistas e suas linguagens, fortalecendo e
abrindo um novo espaço de diálogo artístico. O projeto, procura chamar a atenção dos nossos gestores pela carência e necessidade da prática de uma real Guerrilha Cultural, de forma a atingir, simultaneamente, os diversos pontos da cadeia produtiva do Estado, além de ampliar o raio de atuação da Cultura.
Vale a pena conferir e participar desta ação de Guerrilha Cultural que é aberta ao público, como uma opção de diversão aos sábados à noite, sempre às 20 horas, e realizado a cada quinze dias.
O Grupo João Teimoso, também criou um BLOG do SARAU DAS ARTES (www.saraudasartes.blogspot.com), com fotos e informações dos SARAUS já realizados e datas dos futuros encontros, Participem!

SERVIÇO:


O quê? Sarau das Artes - Um encontro de Guerrilha Cultural
Quando? Sábado (19)
Onde? Recanto dos Artistas do Bar Kibe Lanches - Av. Herculano Bandeira, 241, Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior 

Informações: (81) 4141-5125
     BLOG DO SARAU: www.saraudasartes.blogspot.com

"Com Censura" tem canções proibidas no período da Ditadura


Nos dias 16, 17 e 18 de maio, às 20h, o MPB Unicap realiza no Auditório Inácio Azevedo, localizado no 
1º andar do Bloco B da Universidade Catórica,  apresentará seu mais recente espetáculo, "Com Censura", onde contará um pouco sobre o período da ditadura militar, através de canções brasileiras proibidas pelo regime vigente.
A entrada é franca e o início está previsto para às 20h.

I ENCONTRO "DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS: DIÁLOGOS COM A MÍDIA"


PROGRAMAÇÃO


9h - ABERTURA


Profª   Paula Reis – Chefe do Departamento de Comunicação Social – UFPE


Profª  Isaltina Gomes – Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação - UFPE


Prof. Marco Mondaini - Coordenador Geral do Núcleo Comunicação e Direitos Humanos 


9h10 – Direitos Humanos e a Mídia Pernambucana - Rafael Marroquim - jornalista e pesquisador do Núcleo Comunicação e Direitos Humanos


9h30 – Mesa de Diálogo:
Eduardo Machado - Jornal do Commercio; 
Marcionila Teixeira  - Diário de Pernambuco;
Westei Conde -Promotoria de Direitos Humanos do MPPE; 


Ulisses Viana - Associação dos Juízes pela Democracia;
Raquel Lasalvia - Fórum Pernambucano de Comunicação - FOPECOM
Bianca Carvalho - Rede Globo
Paulo Moraes – Secretaria Estadual de Direitos Humanos




11h - Debate


12h - Encerramento



SERVIÇO:
LOCAL: mini Auditório I / CAC / UFPE
HORA: das 9h às 12h
DATA: 28 DE MAIO

quarta-feira, maio 09, 2012

Road Show da Merlin dá o que falar no Recife

Foi uma rara oportunidade para as pessoas que fazem vídeo no Recife e na região metropolitana poder acompanhar o Merlin Road Show que está sendo realizado no período e oito a 11 de Maio no Onda Mar Hotel em Boa Viajem.
 Durante a manhã desta terça-feira (08), houveram várias palestras, além da apresentação de novas tendências mercadológicas no sistema de edição não linear, como modelos de câmeras da linha Panasonic - a exemplo, a nova câmera 3D da Panasonic.
A vedete do dia foi a câmera 3D da Panasonic 
A linha de câmeras da Sony
A velha conhecida Tri Caster também estava dando o ar de sua graça no Road Show da Merlin
 Este tipo de iniciativa promove o encontro de profissionais, assim como fomenta o mercado local de produção audiovisual. Uma grande sacada da Merlin Vídeo que já esta na "estrada" mostrando todo o seu potencial de atendimento, feito por profissionais competentes ao redor do Brasil.
Explanação dos novos recursos de audio e vídeo
Muita gente do meio de produção audiovisual da região estava presente no evento
O evento continua até o dia 11 então não perca mais tempo, agora é a hora e aproveitar os cursos que a Merlin vai oferecer nestes dias.  Veja logo a seguir a programação completa deste evento.

Sertão pernambucano recebe Congresso Internacional de Livro, Leitura e Literatura


Contagem regressiva para o Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – que será realizado na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, a partir do próximo dia 14. A proposta-desafio, conforme a coordenação do evento é “discutir a literatura enquanto marca identitária de um povo e resultado de sua cultura”.
O congresso, ainda segundo os organizadores, “estabelecerá uma relação afetiva, multicultural e de intercâmbio entre os convidados nacionais, internacionais e locais como parte das ações, indo além das apresentações literárias ou das palestras, penetrando no Brasil profundo, no Brasil dos Sertões, através de intervenções descentralizadas em espaços urbanos, comunidades rurais e tradicionais da região, além das discussões acadêmicas em torno do livro, leitura e literatura”.
 O Clisertão é resultado de antigos esforços de valores da cultura popular de Pernambuco, com o decisivo apoio do Governo do Estado, por meio de várias instituições, como as secretarias de Cultura/Fundarpe, e Ciência e Tecnologia/UPE, e da Prefeitura de Petrolina.
 As atividades do Clisertão terão como eixos básicos,  Livro, Leitura e Literatura em diversos espaços de Petrolina. Toda a programação presta uma homenagem ao centenário do poeta João Batista de Siqueira, conhecido como “Cancão”.
 No site www.clisertao.com tem mais sobre o evento, além de  entrevistas com convidados, a exemplo de Jessier Quirino,  Ronaldo Correia de Brito, Fabiana Moraes  Dedé Monteiro.