sábado, fevereiro 25, 2012

Grupo de Ajuda em Situação de Luto atua no Recife

Aqueles que estão de luto porque perderam entes queridos e precisam de um apoio moral, podem recorrer ao grupo de ajuda a pessoas em situação de luto "O Farol". O grupo é dirigido pela psicóloga clínica, mestre em pscologia de luto e família, Andréa Cristina Botelho (CRP 02/8070) e terá sessão gratuita, embora com vagas limitadas, destinada a pessoas em vivência de luto nesta próxima terça-feira (28), a partir das 19h. Para inscrições, a pessoa pode ligar para o (81) 3271.3793 ou enviar um e-mail para clinicadoluto@yahoo.com.br. A clínica de luto fica na Avenida Maurício de Nassau, 219, no bairro da Iputinga - antiga rua Monsenhor Fabrício, paralela à avenida Caxangá.

Clínica do Luto

A Clínica do Luto é uma Instituição privada de pesquisa, ensino e clínica que está sediada na cidade do Recife, promove trabalhos sociais, de caráter humanitário, através do Grupo de Ajuda em Situação de Luto "O Farol", assim como oferecendo serviços a estudantes e profissionais da área de saúde e a população enlutada.

 
 
 

Começa convocação do CNH Popular

O Detran-PE inicia nesta segunda-feira (27), a 1ª. convocação de candidatos ao Programa CNH Popular (Programa Popular de Formação de Condutores) para a comprovação dos dados cadastrais. De acordo com a coordenação do programa, os candidatos receberam correspondência domiciliar, indicando detalhes dos procedimentos – o principal é a apresentação nas unidades do Detran-PE de documentação que confirme todos os dados informados no ato de inscrição. É necessária a máxima atenção porque este item é eliminatório.
A relação dos candidatos nessa 1ª convocação pode ser conferida no site www.detran.pe.gov.br, acessando o link CNH Popular.
Este ano, o programa vai atender 18 mil pernambucanos com a plena gratuidade dos treinamentos, exames e emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
Desde a criação do projeto, em 2008, mais de 37 mil condutores já obtiveram o documento.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Mal trabalho pode causar distresse (estresse prejudicial)

Por séculos o trabalho foi considerado sinônimo de prazer e realização, além de uma fonte de sustento familiar. No entanto, levantamentos recentes mostram que os profissionais estão sofrendo – e muito – com doenças físicas e psicológicas causadas pelo próprio emprego.
Houve um tempo em que, como diz o senador italiano José Luiz Del Roio, para o trabalhador, viver significava não morrer. Tal afirmativa evoca o início da Revolução Industrial, na Inglaterra, quando as jornadas de trabalho chegavam a 16 horas por dia e os operários não tinham qualquer direito ou prerrogativa.
De fato, o bem-estar e o trabalho são dois conceitos que, por muito tempo, foram tratados pelos estudiosos – e, sobretudo, pelos empresários – de maneira dissociada. Torna-se cada vez mais necessário que as empresas e profissionais lancem mão de ferramentas, métodos e teorias que proporcionem um direito implícito e um gerador potencial de produtividade e bons resultados: o bem-estar no trabalho.
 
O trabalho
As primeiras concepções acerca da divisão do trabalho já podem ser percebidas no pensamento dos filósofos antigos. Platão defendia a formação da sociedade em três classes de trabalhadores: os filósofos (superiores), os guerreiros e, abaixo deles, os artesãos. Adam Smith (século XVIII) e Karl Marx (século XIX) atribuíram um conceito de valor econômico ao trabalho, uma fonte latente de riqueza material.
Apesar de serem perspectivas diferenciadas – e de muitos outros pensadores também terem participado desse debate histórico – compreende-se que o trabalho é um elemento que agrega valor à pessoa, lapida o seu caráter e constitui um capital vivo para a sociedade. Se a humanidade alcançou o patamar de desenvolvimento que vivenciamos hoje, isso se deve quase que unicamente ao trabalho – seja ele laboral, intelectual ou operacional. Afinal  "o tempo dedicado ao trabalho constitui um componente fundamental para a construção e o desenvolvimento do bem-estar pessoal e da felicidade", como dizia pesquisador e psicólogo social Álvaro Tamayo.
 


 

UFRPE abre contratação de professores efetivos

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre inscrições, desta quinta-féria (23) até 23 de março próximo, para o concurso público de Provas e Títulos destinado ao preenchimento do cargo público de professor da carreira de Magistério Superior, em regime de Dedicação Exclusiva,  e 40 horas semanais.  Os professores contratados irão atuar no campus-sede da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.
São quatro vagas para os departamentos de Letras e Ciências Humanas e Educação. Os candidatos devem se inscrever nas secretarias dos departamentos que oferecem as vagas.
Outros detalhes, assim como o Edital para as inscrições no site www.ufrpe.br.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Salvaguarda do Frevo se aproxima


Que todos torcem para consolidar a cultura pernambucana e registrar o frevo, ritmo típico pernambucano, como identidade, isto é fato. Mas a notícia boa é que até o final deste 2012, o ritmo pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a informação foi confirmada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida. O julgamento ocorrerá em meados de novembro na cidade de Barbados (Caribe) e o governo brasileiro espera pela avaliação há cerca de dois anos.

De acordo com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que esteve no carnaval do Recife na noite desta última segunda-feira (20), "este ano, o frevo vai ser julgado, e com certeza aprovado, como Patrimônio Imaterial da Humanidade".

Segundo Luiz Fernando Almeida, a notícia chegou depois de dois anos de análise de um dossiê feito pelo Iphan. "Depois que o frevo virou patrimônio imaterial (nacional), há cinco anos, nós preparamos várias candidaturas do Brasil para patrimônio da humanidade e o frevo é o primeiro da lista".



PATRIMÔNIO IMATERIAL



Ao lado de outros 17 países, o Brasil foi eleito integrante do Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. A decisão foi tomada em Paris durante a Primeira Assembléia Geral dos Estados-Partes da Convenção Internacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no final de junho do ano passado. O comitê deve propor diretrizes operacionais para a implementação da Convenção e estabelecer os critérios que orientarão a elaboração das listas dos bens que serão considerados patrimônio cultural imaterial da humanidade e a dos bens culturais imateriais em risco. Estão com o Brasil no comitê: Argélia, Bélgica, Bulgária, China, Emirados Árabes Unidos, Estônia, Gabão, Hungria, Índia, Japão, México, Nigéria, Peru, Romênia, Senegal, Turquia e o Vietnã. O Brasil é reconhecido internacionalmente como um dos países que está na vanguarda em matéria de proteção de seu patrimônio imaterial. Desde 1936 o país já expressava sua preocupação nesse campo, com o anteprojeto de lei de proteção do patrimônio cultural elaborado por Mário de Andrade. Fazem parte das iniciativas nesse sentido, uma legislação específica para o reconhecimento e a valorização do patrimônio imaterial - o Decreto 3.551, de 4/8/2000 - uma metodologia - o Inventário Nacional de Referências Culturais - e arcabouço institucional, no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Duas manifestações brasileiras - as "Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpi" e o "Samba de Roda do Recôncavo Baiano" - já foram proclamadas pela Unesco obras-primas do patrimônio oral e imaterial da humanidade.




segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Pernambuco tem Curso de Modelo e Manequim reconhecido pelo Sated-PE

A Agência de Talentos de Pernambuco e o Espaço Cultural João Teimoso estão oferecendo curso profissional de Modelo e Manequim após a folia momesca em sua sede. A iniciativa partiu do diretor teatral Oséas Borba Neto, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Pernambuco (Sated-PE) procurando suprir a carência cursos técnicos na área com a responsabilidade de formar modelos e manequins profissionais.
O corpo docente é formado pela atriz profissional e modelo Hilfe Becker, vinda do Rio de Janeiro, pela também modelo alagoana Geisane Queiroz e pelo ator, diretor cênico, produtor cultural e fotógrafo Oséas Borba Neto, já tão conhecido por formar atores teatrais em Pernambuco há 11 anos. 
Visando atender a todos, serão oferecidas duas turmas – uma à tarde e outra a noite -, nas segundas-feiras. O curso terá duração de seis meses, com carga horária total de 72 horas. Farão parte do conteúdo aulas de etiqueta social, etiqueta profissional, passarela, postura, maquiagem, marketing pessoal, profissionalização e Mercado de Trabalho, Fotografia, Interpretação e Ética. Durante o curso, provas escritas e avaliação de rendimento serão aplicadas. Ao final do curso, aqueles que desejam ser modelos e manequins, de fato, receberão certificado, passarão por uma prova pública e, de acordo com o rendimento, poderão solicitar o tão almejado Registro Profissional (DRT) de Modelo de forma legalizada.

Serviço:

O quê? Curso de Modelo e Manequim da Agência de Talentos de Pernambuco
Onde? Espaço Cultural João Teimoso (Rua do Aragão, 27 – sala 04 – Boa Vista)
Duração: Seis meses
Mensalidade: R$ 80,00
Horários: Turma I – Sempre às segundas-feiras, das 15h às 18h
          Turma II – Sempre às segundas-feiras das 18h30 às 21h30
Outras informações: (81) 4141.5125 ou 8897.1513

TV Pernambuco mostra carnaval de todo o estado

Nuna parceria ousada e inovadora a TV Pernambuco (TVPE) transformou uma sala do Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife, numa central de produção e estúdio para as transmissões ao vivo do carnaval da Região Metropolitana e Interior. De acordo com informações enviadas à nossa redação pela emissora, o principal espaço momesco da grade é um programa especial, comandado pela apresentadora Tila Chitunda, até a terça-feira (21) gorda, das 9h às 11h da noite. No programa, apresentações de blocos, agremiações e artistas, entrevistas e reportagens serão as principais atrações.
Para essa produção especial, a TVPE conta com o apoio da TV Universitária (Canal 11 no Recife)  e da TV Brasil.  As parcerias garantem inserções jornalísticas do carnaval em todo o Brasil.
A TVPE tem sede em Caruaru (canal 12) e pode ser assistida em mais de 100 municípios do estado, com repetidoras em VFH e UHF (neste caso, os canais acima do 13. Na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, a emissora é sintonizada no canal 46).
A programação também pode ser conferida através do link “Área de Cobertura”, no site da emissora.