terça-feira, agosto 21, 2012

Liberdade de expressão, um direito adquirido?


 Grande parte dos profissionais de comunicação, ao menos do Recife, vêm sentindo a ausência do tema entre os prefeituráveis à eleição de 2012. Um fato bastante enfatizado é que no primeiro debate entre os candidatos, realizado na última segunda-feira (20) pela TV Tribuna, apareceram propostas sobre saúde, educação, moradia, dentre outros direitos fundamentais à sobrevivência humana, mas os profissionais da área sentiram falta do diálogo sobre o necessário para as pessoas se comunicarem melhor, exercerem mais livremente o direito de falar o que quer, do jeito que quer, por onde quer - a prática do chamado livre arbítrio.
 Ideias e demandas não faltam. Basta ler a carta que a gente do Fórum Pernambucano de Comunicação publicou outro dia. Sete medidas simples, diretas, objetivas, que o novo prefeito pode começar a canetar assim que assumir o cargo em 2013.
 No âmbito nacional essa discussão, também, é morosa. Temas como Direito à banda larga, acesso aos meios de comunicação eletrônicos, inclusão digital, renovação de concessões, perseguição a rádios comunitárias precisa voltar à tona. 
 Por conta disso, várias entidades do Brasil inteiro estão lançando uma Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão. Aqui, no Recife, as atividades começam nesta terça-feira (dia 21 de agosto), a partir das 19h, no auditório G1 da Unicap. Um papo simples, com profissionais capacitados, sobre a dita liberdade de comunicação e as possíveis propostas para alcançá-la serão os temas principais do evento. O principal é o convite à mobilização. Todos estão convidados e devem participar. Passarem a praticar o chamado "ativismo de sofá", que começa pelas redes sociais mesmo. O evento está sendo organizado pelo próprio Fopecom, em parceria com a turma da União dos Estudantes de Pernambuco.
 Mas tudo não fica por aí, porque está previsto para o próximo domingo (26), uma grande e ativista festa: o “Praia do La Greca”, um protesto festivo que acontece durante o dia inteiro no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim. Num ambiente de praia organizado na beira do rio, cada um pode ir junto com a familia e curtir um dia inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário