sábado, dezembro 12, 2009





O ano da França no Brasil ainda não terminou – pelo menos aqui no Nordeste. O Espaço Cultural João Teimoso e a Agência de Talentos de Pernambuco, sempre engajados na difusão da cultura pernambucana, estão fazendo uma junção que vai dar o que falar: A FESTA DAS ARTES E A NOITE DA FRANÇA – uma iniciativa do projeto Guerrilha Cultural, desenvolvido pelo Grupo João Teimoso. No evento, o público irá contar com espetáculos de ballet contemporâneo, zouk, grupos de mímica e DJs de altíssima qualidade. Tudo isso para transformar o Canal das Artes, no bairro do Recife Antigo, num pedacinho da França. As senhas individuais custam R$ 15,00.

quarta-feira, dezembro 09, 2009



Feira Música Brasil 2009 muda trânsito no Marco Zero

Para os amantes da música brasileira, acontece a partir dessa quarta-feira (09) no Marco Zero a Feira Música Brasil 2009, o evento seguirá até domingo (13). Haverá shows para todo gosto do Forró ao Rock, agradando gosto das mais diversas pessoas, A Companhia de Trânsito e transporte Urbano do Recife (CTTU), irá interdita 12 vias do bairro a partir das 19h. Serão
disponibilizados 46 agentes de trânsito que vão participar da operação, fazendo o bloqueio das vias e orientando os motoristas sobre as rotas alternativas.

Quem for para o Recife Antigo, deve utilizar as pontes Buarque de Macedo ou Limoeiro. Se o condutor for pelo Cais José Estelita, não poderá seguir para a Ponte Giratória, que estará bloqueada no sentido subúrbio–cidade. Também serão fechados ao tráfego de veículos trechos da Alfredo Lisboa, Vigário Tenório, Marquês de Olinda, Barbosa Lima, Bom Jesus, Moeda, Travessa do Amorim, Assembléia, Guia e Travessa dos Arrecifes. Já a avenida Rio Branco e a Rua Dona Maria César serão interditadas em toda a extensão. As intervenções permanecerão até o final do show.

Além de ficar atento às mudanças no trânsito, quem for ao show deve ter algumas precauções. A CTTU recomenda ao público que chegue cedo ao Bairro do  Recife para evitar retenções e correrias. Se possível, deixe o carro em casa e utilize o transporte coletivo. Outra opção é as pessoas irem em grupos no mesmo veículo assistir ao espetáculo. Para quem for dirigindo, a dica é respeitar a sinalização que proíbe o estacionamento e não colocar o veículo em cima de calçadas, nem em fila dupla.


Fonte: Cadastro Cultural

terça-feira, dezembro 08, 2009

PEC dos Jornalistas é aprovada na CCJC do Senado

A PEC 33/09, que restitui a exigência do diploma de jornalista, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira (02/12). Na semana passada o presidente do Senado, José Sarney, prometeu a dirigentes sindicais dos jornalistas que se empenhará na agilização da tramitação da matéria. Representantes da FENAJ reunem-se ainda nesta semana com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para definição dos próximos encaminhamentos.

A apreciação da matéria na CCJ começou às 11h, com pronunciamento de vários senadores. Posta em votação às 14h15, a PEC 33/09 foi aprovada por 20 votos contra dois. Posicionaram-se contra apenas os senadores Demóstenes Torres (DEM/GO) e ACM Júnior (DEM/BA). A matéria agora segue para apreciação em plenário.

"Os patrões vieram para a disputa e jogaram pesado", conta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Prova disto foi o acompanhamento da reunião da CCJC pelo próprio presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Slaviero, que, antecedendo os debates, fez um corpo-a-corpo junto aos parlamentares, inclusive distribuindo panfleto da entidade.

Para Murillo, a presença de representantes do empresariado reforçou o que a FENAJ já vinha apontando, que a questão do diploma não está ligada às liberdades de expressão e de imprensa, mas sim às relações trabalhistas entre empregados e patrões. "Foi mais uma vitória importante do movimento pela qualificação do jornalismo", disse o presidente da FENAJ. "Mas ainda temos muito trabalho pela frente", completou, controlando o tom comemorativo de outros dirigentes da entidade e de Sindicatos de Jornalistas que o acompanhavam.

Nesta semana deve ocorrer, ainda, uma reunião entre os autores e relatores das PECs que tramitam na Câmara dos Deputados e do Senado, juntamente com a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e com dirigentes da FENAJ. A o objetivo da reunião é estabelecer ações para que a tramitação das matérias avance ainda mais em 2009.

Agilizar a tramitação
Em visita ao Senado no dia 25 de novembro, diretores da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do Ceará, município do Rio de Janeiro e de São Paulo foram recebidos pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB/AM). O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, pediu o apoio de Sarney ao restabelecimento da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. O parlamentar assumiu o compromisso de agilizar a tramitação da matéria no Senado.

Sarney lembrou seu ingresso no Jornalismo, aos 17 anos, como repórter dos Diários Associados no Maranhão, e manifestou-se favorável à causa, mas ressalvou que não é favorável "a exageros", referindo-se à preocupação do Supremo Tribunal Federal (STF) em preservar a liberdade de expressão. Os representantes da categoria esclareceram que a posição da categoria é flagrantemente a favor "da livre manifestação da opinião na imprensa". A figura do colaborador, do especialista que escreve sobre a área de seu conhecimento, é permitida pela regulamentação da profissão, explicaram.

Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado


Maior feira de música e negócios da América Latina começa amanhã



Na próxima quarta-feira (09), o Marco Zero do Recife sedia a Feira Música Brasil, festival que tem como objetivo valorizar a música produzida no País e ainda estimular novos talentos que surgem a cada momento. A ideia é ainda trabalhar na qualificação da cadeia produtiva, fortalecendo o setor. A Prefeitura do Recife, ciente da importância do evento para a Cidade e para o Brasil, fez questão de apoiar a iniciativa, que deve movimentar a cidade com shows, painéis de debate, estandes de exposição, mostra de filmes e rodadas de negócios até o dia 13 de dezembro.

Na área interna do Terminal Marítimo, a Prefeitura do Recife disponibilizará um estande onde os visitantes poderão ter informações turísticas sobre a cena musical da cidade. No espaço, serão exibidos videoclipes e shows realizados nos eventos da PCR, como Natal, Carnaval e Ciclo Junino. Outro serviço oferecido será o acesso ao Música Recife (
http://www.musicarecife.com/). Quem tem uma banda, grupo ou ainda trabalha solo, poderá criar um perfil no site, que tem como objetivo divulgar os trabalhos de artistas locais. Os grupos podem divulgar fotos, repertório, contatos e agenda de apresentações.

Um dos focos principais da Feira,  que tem como tema *Música Tocando Negócios*, são os profissionais do mercado musical, mas o público em geral poderá curtir uma intensa programação que traz artistas consagrados do cenário nacional, que dividem o palco com músicos que estão começando a se sobressair. Na programação, estão A Trombonada, André Abujamra, Aurinha do Coco, Cidadão Instigado, Daniel Migliavacca, DJ Dolores, Fabiana Cozza, Fino Coletivo, Josildo Sá, Júpiter Maçã, Kassin, Macaco Bong, Anna Ratto, Milocovik, Mundo Livre S/A, Murilo da Rós, Nauréa, Nina Becker, Orquestra Contemporânea de Olinda, Paula Morelenbaum, Samba de Rainha, Silvia Machete, Wilson das Neves e Zabé da Loca. Tudo isso, além dos nomes “arrasa quarteirão” como Nação Zumbi – que grava DVD ao vivo com participação dos Paralamas do Sucesso, Pitty, Marcelo D2, Sepultura e Fresno.

*TRIBUTO* – 13 de dezembro, último dia da Feira Música Brasil, seria comemorado o aniversário do Rei do Baião. Aproveitando o ensejo, será realizada uma homenagem. Para começar, a Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto com repertório baseado na obra do Mestre Lua, executando arranjos do Maestro Duda para Algodão e, outro, de Clóvis Pereira, para Olha para o Céu Meu Amor. O músico Toninho Ferragutti fará uma intervenção como solista, com as Gonzaguianas, de Sivuca.

Mas o tributo não para por ai. Um grupo formado por Pupilo e Toca Ogan, da Nação Zumbi; Fernando Catatau e Rian, do Cidadão Instigado; Daniel Ganjaman, do Instituto; Gilsinho, da Orquestra Contemporânea de Olinda; o sanfoneiro Beto Hortiz, Maestro Spok, o pianista Vitor Araújo e Camarão, vão se juntar a Arnaldo Antunes, Lirinha, Júnior Barreto, Isaar e Siba e executarão um repertório de composições de Gonzaga em versões livres. A direção de arte do show é de Jorge du Peixe, vocalista da Nação Zumbi.

Fonte: Cadastro Cultural

segunda-feira, dezembro 07, 2009

COMEÇA A II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA


Começa nesta próxima terça-feira dia 8 a II Conferência Estadual Cultura e vai até o dia 10 e deverá reunindo delegados municipais, observadores e representantes da classe cultural de todo o estado de Pernambuco.

O encontro, que acontece no Personnalité Recepções, tem por objetivo traçar diretrizes e metas consideradas estratégicas para o setor. É na conferência, por exemplo, que será discutida a Lei da Política Pública de Cultura, primeira legislação estadual que regulamenta o setor. Ao fim do evento, serão eleitos delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional de Cultura, marcada para março de 2010.

Ao todo foram realizados 25 fóruns regionais de cultura. Desses, 13 aconteceram entre 2007 e 2008 e 12 neste ano. Como resultado desses debates, representantes das diferentes linguagens elaboraram planos específicos prioritários. Após serem sistematizados, os planos foram colocados em prática através de linhas de ação nos editais de fomento, como os do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

“A forte participação dos municípios reflete a mobilização que o Governo do Estado realiza conjuntamente com prefeitos e gestores culturais nos últimos dois anos, a partir do Plano de Gestão Pernambuco Nação Cultural. No modelo de co-gestão, os fóruns regionais de cultura acontecem como uma escuta junto à população, colhendo opiniões e propostas que auxiliem o governo no desenvolvimento de políticas públicas na área de cultura”, afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. “Também é ali que se discute a implementação da Lei da Política Pública de Cultura do Estado”, concluiu.

A CONFERÊNCIA – A abertura da II Conferência Estadual de Cultura será feita pela presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, e pelo coordenador do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe, às 19h30, do dia 8, no Personnalité, no bairro da Boa Vista. Na ocasião, Luciana apresentará o plano de gestão Pernambuco Nação Cultural e, em seguida, Peixe fará uma explanação sobre o tema da II CEC, que é o mesmo da Conferência Nacional, marcada para março de 2010: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento Social”.

No dia 9, a partir das 8h30, os conferencistas deverão aprovar o Regimento Interno e, na sequência, às 11h, participarão de uma série de palestras sobre eixos temáticos específicos. O trabalho será feito em cinco grupos, cada um com um coordenador e tema diferentes. Participarão da rodada de debates os seguintes ministrantes: Antônio Paulo Rezende e Teca Carlos com a palestra Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Amélia Reinalde e Carlos Carvalho com Cultura, Cidade e Cidadania; Fátima Brayner e Célia Campos com um debate acerca de Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Edgar Andrade e José Raimundo Vergolino com Cultura e Economia Criativa; e Luciana Azevedo e Roberto Peixe sobre Gestão e Institucionalidade da Cultura.

À tarde, a partir das 14h30, os participantes se encontram em grupos temáticos para levantamento e análise das propostas apresentadas durante o dia.

No dia 10, a programação começa às 8h30, já para a sistematização das propostas e encaminhamento para realização da Plenária Final da Conferência, marcada para as 10h. Por fim, concluídas as deliberações da II Conferência Estadual de Cultura, serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional de Cultura. De acordo com a coordenadora da II CEC, Teca Carlos, a escolha dos delegados deverá obedecer à seguinte ordem: “Serão eleitos 33 delegados da sociedade civil e 17 do Poder Público”, afirmou.

SÃO LUIZ – Na quarta-feira (9), às 19h, o governador Eduardo Campos abrirá oficialmente o novo Cinema São Luiz, agora totalmente reformado. Na ocasião, que reunirá todos os conferencistas, além de autoridades, será exibido o filme que marcou a retomada do cinema pernambucano na década de 1990: Baile Perfumado. O Cinema São Luiz passará a ocupar lugar de destaque na rede de equipamentos culturais da Fundarpe, servindo não somente como sala de exibição, mas como centro de formação para alunos da rede pública de ensino e ambiente de discussões sobre políticas públicas.

ETAPA PRELIMINAR – As atividades ligadas à II CEC já começam no dia 8 pela manhã. A partir das 8h até o fim do dia, cerca de 160 representantes das 12 Regiões de Desenvolvimento participam do primeiro encontro das Comissões Regionais de Cultura, também na Personnalité Recepções, no Centro do Recife. Na ocasião, também estarão presentes os representantes das Comissões Setoriais da Fundarpe. Esses integrantes serão chamados Delegados Natos da Conferência.

SERVIÇO:
II Conferência Estadual de Cultura
Local: Personnalité Recepções – Avenida Conde da Boa Vista, 1450, Boa Vista

Dia 08/12/2009
17h às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 21h – Palestras
Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento – Roberto Peixe
Gestão da Política Pública de Cultura – Luciana Azevedo
21h – Atração cultural e coquetel

Dia 09/12/2009
8h às 12h – Credenciamento
8h30 às 11h – Apresentação e Aprovação do Regimento Interno
11h às 13h – Palestras por Eixos Temáticos
Produção Simbólica e Diversidade Cultural – Antônio Paulo Rezende e Teca Carlos
Cultura, Cidade e Cidadania – Amélia Reinalde e Carlos Carvalho
Cultura e Desenvolvimento Sustentável – Fátima Brayner e Célia Campos
Cultura e Economia Criativa – Edgar Andrade e José Raimundo Vergolino
Gestão e Institucionalidade da Cultura – Luciana Azevedo e Roberto Peixe
12h às 13h – Debate
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h – Grupos Temáticos: Levantamento e Análise das Propostas
20h – Solenidade Oficial de Abertura da II Conferência Estadual de Cultura no Cinema São Luiz, com a presença do governador Eduardo Campos

Dia 10/12/2009
8h30 às 10h – Sistematização das Propostas para Plenária Final
10h às 13h – Plenária
13h às 14h30 – Almoço
Até 14h30 – Encaminhamento de moções
14h30 às 17h
Continuidade da Plenária.
Conclusão das propostas
Eleição dos Delegados para a II CNC
17h – Encerramento