MANIFESTO DA GUERRILHA CULTURAL
Princípios:
• Cultura como fator de desenvolvimento e sustentabilidade;
•Arte e Cultura para exportação;•A Cultural como afirmação da identidade de um povo;
•Valorização do turismo cultural em parceria com artistas do estado.
Inspirado nas tradições das revoltas libertárias de Pernambuco, nos lanceiros de Maracatu Rural, nos guerreiros do Caboclinho, nos desafios do Cavalo Marinho e tantos outros. Surgiu à ideia, ao Grupo João Teimoso, de montar um projeto, que tem o nome de “Guerrilha” com ações simultâneas e descentralizadas em diversos locais, onde o ponto alto é a valorização da cultura do município e do estado, estimulando o turismo cultural e a exportação da nossa cultura, gerando emprego e renda. A iniciativa é também reforçada pela história de luta do Grupo João Teimoso que, desde sua fundação, busca uma polícita cultural mais democrática, nos âmbitos municipal, estadual e federal, tendo presença constante nas principais discurssões, nos três níveis de governo, sem tendência nem linguagens especificas, visando a prática do diálogo aberto e franco entre os diversos artistas e setores da cultura pernambucana, pelo fortalecimento da nossa cultura.
De acordo com a carência de formação técnica, seja ela de formação, organização ou estruturação formal de grupos e companhias, através do Guerrilha Cultural o Grupo João Teimoso visa fortalecer cada vez mais a cultura pernambucana, formando novos consumidores e na busca de fortalecer o movimento cultural do Estado, em prol de uma verdadeira organização, fortalecimento, independência profissional e financeira daqueles que vivem da cultura, nos seus segmentos artísticos. Criando empregos e renda com a arte e a cultura, vista como produto de exportação e identidade de um povo, alcançaremos o fortalecimento da cultura dos municípios e, consequentemente, de Pernambuco como produto de exportação, levando a imagem e identidade do estado além de nossas fronteiras.
O Grupo João Teimoso já vem produzindo, aos poucos, o projeto Guerrilha Cultural – desde janeiro/2009 -, visando difundir e desenvolver a cultura pernambucana nas suas diversas linguagens artísticas, através de eventos descentralizados como oficinas, shows e ações afirmativas; visando divulgar e valorizar as linguagens artísticas pernambucanas, além de estimular a organização dos artistas como empresas, redes e/ou cooperativas. Formando parcerias com o governo do estado, prefeituras e iniciativa privada, com o objetivo de aumentar a área de atuação e o número de usuários atendidos pela cultura, bem como as parcerias com novos grupos culturais. O desenvolvimento do projeto de Guerrilha Cultural vem se dando na aréa de formação, estando atrelada à história do grupo, que nestes últimos 10 anos, sempre contribuiu no desenvolvimento profissional de novos artistas. No final de 2009, o Grupo deu inicio ao SARAU DAS ARTES – que ocorre quinzenalmente no bairro do Pina.
Através deste projeto, procuramos chamar a atenção dos nossos gestores pela carência e nessecidade da prática de uma real Guerrilha Cultural, de forma a atingir, simultaneamente, os diversos pontos da cadeia produtiva do Estado, além de ampliar o raio de atuação da cultura, se baseado, para isso, em algumas metas e pontos estratégicos.
Todo material impresso, seja ele didático ou de divulgação, conterá a marca do projeto (assim como já vem sendo feito nos cursos ministrados pelo João Teimoso), como forma de fortalecimento da identidade visual do projeto, com as diversas atividades e parcerias criadas neste.
Pontos Estratégicos:
FORMAÇÃO: Oficinas e Cursos realizados por profissionais;
ORGANIZAÇÃO: Criação de Empresas, Redes e/ou Cooperativas (apoio para os grupos permanentes de cada localidade);
DIFUSÃO: Formação de Platéias, Consumidores e Divulgação Interna e Externa (Saraus, shows, parcerias, apoios, excursões e apresentações).
TENHA ATITUDE! JUNTE-SE A NÓS E FAÇA PARTE DA GUERRILHA CULTURAL!!!
Grupo João Teimoso
(Espaço Cultural João Teimoso, Grupo de Teatro João Teimoso, Borba Neto Produções Artísticas, Agência de Talentos de Pernambuco e Cia de Danças João Teimoso)