quinta-feira, agosto 26, 2010


O EXERCÍCIO FÍSICO DE CIDADANIA ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPLICADO...




Olha a situação em que o nosso país está! O povo perdeu a noção de que política é coisa séria e resolve levar tudo na bandalheira. Ah, mas eu ainda tenho fé de que a coisa algum dia melhore para nós!!! 

Abaixo, alguns candidatos para a eleição 2010:


No Esporte:


Acelino Popó Freitas (PRB-BA)- O boxeador concorre a deputado estadual



Maguila (PTN-SP)- Ex-boxeador,que se candidata a deputado federal


Marcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, concorre a deputado federal


Romário (PSB-RJ)- Ex-jogador, busca uma vaga na Câmara Federal



Vampeta (PTB-SP) - Ex-jogador, concorre a deputado federal



Fabiano (PMDB-RS) - Ex-atacante do Inter, é candidato a deputado estadual
Danrlei (PTB-RS) - Ex-goleiro do Grêmio que concorre a deputado federal



Na Música:



Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) - Músico concorre a deputado estadual



Kiko (DEM-SP) - Membro do grupo KLB, concorre a deputado federal



Leandro (DEM-SP) - Integrante do KLB, concorre a deputado estadual



Netinho (PCdoB-SP) - Cantor do grupo Negritude, concorre a senador



Reginaldo Rossi (PDT-PE) - Cantor, concorre a deputado estadual



Renner (PP-GO) - Integrante da dupla Rick&Renner, concorre ao Senado



Sérgio Reis (PR-MG) - Cantor e ator, concorre a deputado federal



Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) - Funkeira, concorre a deputada federal



Na Televisão:



Ronaldo Esper (PTC-SP) - O estilista quer ser deputado federal;



Pedro Manso (PRB-RJ) - Humorista, disputa na vaga na Assembleia Legislativa;



Dedé Santana (PSC-PR) - Humorista, quer ser deputado estadual;



Tiririca (PR-SP) - Humorista, disputa uma vaga na Câmara Federal;



Batoré (PP-SP) - Humorista, quer uma vaga na Câmara Federal;



No "Pomar":



Mulher Melão (PHS-RJ) - Cristina Célia Antunes Batista concorre a deputada federal;



Mulher Pera (PTN-SP) - Suellen Aline Mendes Silva quer ser deputada federal;






























































































segunda-feira, agosto 23, 2010

MANIFESTO DA GUERRILHA CULTURAL







Princípios:


• Cultura como fator de desenvolvimento e sustentabilidade;
•Arte e Cultura para exportação;•A Cultural como afirmação da identidade de um povo;
•Valorização do turismo cultural em parceria com artistas do estado.

Inspirado nas tradições das revoltas libertárias de Pernambuco, nos lanceiros de Maracatu Rural, nos guerreiros do Caboclinho, nos desafios do Cavalo Marinho e tantos outros. Surgiu à ideia, ao Grupo João Teimoso, de montar um projeto, que tem o nome de “Guerrilha” com ações simultâneas e descentralizadas em diversos locais, onde o ponto alto é a valorização da cultura do município e do estado, estimulando o turismo cultural e a exportação da nossa cultura, gerando emprego e renda. A iniciativa é também reforçada pela história de luta do Grupo João Teimoso que, desde sua fundação, busca uma polícita cultural mais democrática, nos âmbitos municipal, estadual e federal, tendo presença constante nas principais discurssões, nos três níveis de governo, sem tendência nem linguagens especificas, visando a prática do diálogo aberto e franco entre os diversos artistas e setores da cultura pernambucana, pelo fortalecimento da nossa cultura.


De acordo com a carência de formação técnica, seja ela de formação, organização ou estruturação formal de grupos e companhias, através do Guerrilha Cultural o Grupo João Teimoso visa fortalecer cada vez mais a cultura pernambucana, formando novos consumidores e na busca de fortalecer o movimento cultural do Estado, em prol de uma verdadeira organização, fortalecimento, independência profissional e financeira daqueles que vivem da cultura, nos seus segmentos artísticos. Criando empregos e renda com a arte e a cultura, vista como produto de exportação e identidade de um povo, alcançaremos o fortalecimento da cultura dos municípios e, consequentemente, de Pernambuco como produto de exportação, levando a imagem e identidade do estado além de nossas fronteiras.


O Grupo João Teimoso já vem produzindo, aos poucos, o projeto Guerrilha Cultural – desde janeiro/2009 -, visando difundir e desenvolver a cultura pernambucana nas suas diversas linguagens artísticas, através de eventos descentralizados como oficinas, shows e ações afirmativas; visando divulgar e valorizar as linguagens artísticas pernambucanas, além de estimular a organização dos artistas como empresas, redes e/ou cooperativas. Formando parcerias com o governo do estado, prefeituras e iniciativa privada, com o objetivo de aumentar a área de atuação e o número de usuários atendidos pela cultura, bem como as parcerias com novos grupos culturais. O desenvolvimento do projeto de Guerrilha Cultural vem se dando na aréa de formação, estando atrelada à história do grupo, que nestes últimos 10 anos, sempre contribuiu no desenvolvimento profissional de novos artistas. No final de 2009, o Grupo deu inicio ao SARAU DAS ARTES – que ocorre quinzenalmente no bairro do Pina.


Através deste projeto, procuramos chamar a atenção dos nossos gestores pela carência e nessecidade da prática de uma real Guerrilha Cultural, de forma a atingir, simultaneamente, os diversos pontos da cadeia produtiva do Estado, além de ampliar o raio de atuação da cultura, se baseado, para isso, em algumas metas e pontos estratégicos.

Todo material impresso, seja ele didático ou de divulgação, conterá a marca do projeto (assim como já vem sendo feito nos cursos ministrados pelo João Teimoso), como forma de fortalecimento da identidade visual do projeto, com as diversas atividades e parcerias criadas neste.





Pontos Estratégicos:



FORMAÇÃO: Oficinas e Cursos realizados por profissionais;

ORGANIZAÇÃO: Criação de Empresas, Redes e/ou Cooperativas (apoio para os grupos permanentes de cada localidade);

DIFUSÃO: Formação de Platéias, Consumidores e Divulgação Interna e Externa (Saraus, shows, parcerias, apoios, excursões e apresentações).



TENHA ATITUDE! JUNTE-SE A NÓS E FAÇA PARTE DA GUERRILHA CULTURAL!!!






Grupo João Teimoso




(Espaço Cultural João Teimoso, Grupo de Teatro João Teimoso, Borba Neto Produções Artísticas, Agência de Talentos de Pernambuco e Cia de Danças João Teimoso)
















domingo, agosto 22, 2010

Em época de eleição, compartilho o artigo escrito pelo professor e colega DOUGLAS MENEZES*, que leva a uma boa reflexão política. Coincidentemente, hoje pensei muito sobre Brecht e a máxima do Analfabeto Político. Logo, me veio à memória a campanha do Tiririca, em São Paulo, com o vídeo "Tiririca: pior que está não fica", perguntando aos eleitores se eles sabem o que faz um deputado federal. O humorista mesmo responde: "Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto".


O que faz um deputado?

Os maus políticos costumam dizer aos seus eleitores que a atividade parlamentar é algo esvaziado. Que vereadores, deputados e senadores não podem fazer muita coisa pela população, já que é competência do executivo realizar obras e pôr em prática as políticas públicas. Também esses senhores, denegrindo as próprias funções, justificam o assistencialismo humilhante como uma necessidade dos mais carentes, desassistidos, eles precisam ser “protegidos” sob o manto da esmola, da caridade viciada, segundo sua ótica caolha e oportunista. E haja pagamento de conta de água, luz e outros favores que somados garantem, junto ao eleitorado alienado e desprotegido, novas e polpudas eleições. Assim, o ciclo vicioso está formado. Inclusive, essas chamadas ações assistenciais servem como justificativa para o pedido de aumentos de verbas e do próprio salário.
Como esses senhores enganam, ainda, boa parte da população. Desconstruindo a imagem do parlamento, eles se sentem livres para dar a famosa desculpa de que é tudo igual, nada vai mudar nem tão cedo e que o pouco que realizam é muito para os eternos miseráveis e deserdados da sorte.
Se por um lado as instituições parlamentares brasileiras, com os constantes escândalos, contribuem para a imagem negativa do Poder Legislativo do país, por outro, é forçoso dizer que nenhuma democracia funciona sem um parlamento forte e respeitado. Citemos os países mais desenvolvidos do mundo, grande parte parlamentarista, com avanços econômicos e sociais inimagináveis, por enquanto, no Brasil. Por aí se tira a importância de casas legislativas fortes, funcionando como verdadeiros e eficientes poderes.
Por isso, torna-se imperioso resgatar a força das chamadas casas do povo. É uma falácia brutal dizer, por exemplo, que deputado não tem o que realizar. Ledo engano. O parlamentar consequente, não só fiscaliza, de modo responsável, as ações do executivo, fazendo um controle externo chancelado pela população, mas propõe leis que, teoricamente, têm rebatimento na vida das pessoas, desde que elas sejam eivadas de conteúdos sérios e com possibilidade de serem postas em prática.
Além disso, acrescentamos como atividade parlamentar, a absorção das reivindicações do povo, nos seus mais legítimos anseios e necessidades, propondo ao governo, ações que beneficiem a comunidade como um todo, obras que tanto tenham cunho material, ou de valor cultural, que tocam na alma e na tradição da coletividade.
O parlamentar é sim, um elemento fundamental para termos um pais independente. Não sendo válido o argumento autoritário de que as casas legislativas deveriam ser fechadas por conta dos maus políticos. Ou ainda a pregação do voto em branco, que impede a eleição de pessoas sérias, ao passo que garante o mandato daqueles que veem o eleitor como parte de um curral e servindo aos seus objetivos escusos e inconfessáveis.
Por fim, é preciso lembrar a cumplicidade de parte da população que elege políticos sem nenhum compromisso com ela, usando apenas o mandato para enriquecer ou ter projeção pessoal. Lembremos o famoso pensamento de Bertold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele odeia a política, mas não sabe, o imbecil que da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos: o político vigarista, pilantra e corrupto”.


*DOUGLAS MENEZES é professor, escritor e membro da Academia Cabense de Letras – Cabo de Santo Agostinho/PE.



O conteúdo dos artigos é de total responsabilidade de seus autores.