quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Em coletiva, Prefeitura de Olinda anuncia programação do Carnaval 2015

Foto: Desfile de Bonecos Gigantes/Divulgação
 A Prefeitura de Olinda divulgou, em coletiva na manhã desta quinta-feira (05), os detalhes para o carnaval 2015. Com o tema "Olinda vestida de Sol", a festa será em homenagem à primeira peça de Ariano Suassuna, falecido em julho de 2014. Ao todo, 500 atrações divididas em nove polos. Além de Ariano, a festa homenageia Maestro Duda e Claudionor Germano, que anunciou aposentadoria após mais de 50 anos de carnaval.
 A abertura será na quinta-feira (12), com a banda Bonsucesso Samba Clube, logo após sobem ao palco do Polo Fortim Maracatu Nação Pernambuco, Alceu Valença e Claudionor Germano, que passa o bastão para o filho Nonô. 
 Antes de ser anunciada oficialmente, a programação gerou protesto encabeçado pela banda Eddie, que acabou ficando de fora da grade, mesmo com trajetória  musical ligada a Olinda.

Programação do Polo Principal (Fortim)
Sexta-feira (13)
Som da Terra
Maestro Duda
Don Tronxo
Rogério Rangel

Sábado (14)
Maciel Salu
Fred Caiçara
Orquestra Contemporânea de Olinda
Gerlane Lops
The Rossi

Domingo (15)
Variant
Ska Maria Pastora
Banda de Pau e Corda
Mundo Livre S/A

Segunda-feira (16)
Café Preto
Lourenço Gato
Rhudia
Sambe
Erasto Vasconcelos

Terça-feira (17)
Orquestra Henrique Dias
Ed Carlos
Paulo Pecado
Quinteto Violado
Naná Vasconcelos


Porto musical movimenta o Bairro do Recife de 4 a 7 de fevereiro

 A sétima edição do encontro Porto Musical recebe grandes artistas da música mundial para uma série de shows gratuitos. As apresentações acontecem no Paço do Frevo e na Praça do Arsenal, de 4 a 7 de fevereiro, das 13h às 23h50.
 Alguns destaques nacionais do evento são os shows de Lirinha, Marcelo Jeneci, Anelis Asumpção, Juliano Holanda, Hugo Lins, O Terno, Dj Dolores, Félix Robatto, Samba de Coco Irmãs Lopes e Sistema Criolina. Em se tratando das atrações internacionais,  Mungo's Hi Fi e Jus Now, do Reino Unido; Cumbia All Stars, do Peru; Analog Africa, da Alemanha; e El Hijo de la Cumbia, da Argentina se encarregam de abrilhantar o evento.
 A edição de 2015 do Porto Digital tem a proposta de discutir os rumos da música mundial, o com uma série de seminários, speed-meetings, mesas-redondas e rodadas de negócios para profissionais do setor.
 As atividades acontecem no Teatro Hermilo Borba Filho, de 4 a 7 de fevereiro. Dá para participar do evento como ouvinte, uma vez que as inscrições já foram encerradas.

Bloco do Oiti leva folia aos foliões do Espinheiro no sábado (07)

Foto: Olívio Rafael/Divulgação
 As ruas do Espinheiro ganharão  ares carnavalescos na tarde deste próximo sábado (07) com o tradicional Bloco do Oiti. A folia acontece no corredor da Rua da Hora e arredores do bairro. Animação, irreverência, nostalgia e muita harmonia, são os sinônimos que representam o Bloco do Oiti, considerado a mais animada e mais segura prévia do Carnaval Pernambucano. De acordo com a organização do evento, que o ano passado contou com a animação de três trios elétricos, a meta é alcançar um público de 14 mil pessoas em média, tal qual no ano passado.
 O Bloco do Oiti foi fundado por Jorge Belfort há quase uma década e promete levar às ruas um abre alas com 30 estandartes e bonecos gigantes, desfile de carros antigos, passistas de frevo e orquestra tocando grandes clássicos do ritmo pernambucano, contagiando o público mais saudosista do Recife.

Agende-se! Ivete e Criolo cantam o síndico Tim Maia no Dona Lindu

 Criolo e Ivete Sangalo vão sair em turnê inédita pelo Brasil. Eles são os nomes que farão parte da quarta edição do projeto da Nívea Viva, que desta vez vai homenagear o cantor e compositor Tim Maia. O primeiro show será fechado para convidados, no dia 31 de março, no Rio de Janeiro. A turnê começa mesmo no dia 12 de abril, em Porto Alegre, com direção de Monique Gardenberg. Mais uma vez o Recife entrou na rota. O show por aqui está marcado para 26 de abril, às 17h30, no Parque Dona Lindu. Salvador, Fortaleza, Brasília e São Paulo também vão receber o Viva Tim Maia.
 

Em tempo:

 No primeiro ano do projeto, Maria Rita e seu irmão João Marcelo Bôscoli homenagearam a mãe, Elis Regina, na edição 2013 Vanessa da Matta cantou os versos de Tom Jobim, e em 2014 o homenageado foi o Samba, com Alcione, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Roberta Sá. Em todas as edições o projeto passou pelo Recife com shows abertos no Parque Dona Lindu. 

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Entrega do Prêmio Apacepe de Teatro e Dança acontece nesta quarta (04)

É chegada a hora de conhecer os espetáculos vencedores do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos, o Festival que é uma prova de resistência e garra da classe artística pernambucana. A premiação será regada de muita energia e descontração. A apresentação será feita pelo ator Arilson Lopes com uma festa logo após, dentro do Café Castro Alves, com a animação do DJ Carlinhos Harmed, e fora, ao ar livre, o Som na Rural, de Roger de Renor. A entrada é franca!


INDICADOS – TEATRO ADULTO
Melhor Maquiagem
Não houve indicação


Melhor Figurino
Agrinez Melo (Ombela)
Aníbal Santiago e Manuel Carlos (Doroteia)
Fabiana Pirro (A Dona da História)
Marcondes Lima (A Mandrágora)
Pedro Gilberto (Tapioca)

Melhor Cenário
Nara Menezes e Luciana Lyra ( Cara da Mãe )
Dóris Rollemberg (Doroteia)
Fernando Melo da Costa (Rei Lear)
Nara Menezes (Obscena)
Pedro Gilberto (Tapioca)
Samuel Santos (Ombela)
Melhor Sonoplastia/Trilha sonora
Alexandre Lemos e João Arruda (Gaiola de Moscas)
Beto Lemos (A Dona da História)
Ricardo Brazileiro (Obscena)
Samuel Lira (A Mandrágora)
Sônia Guimarães (Tapioca)
Tomás Brandão e Miguel Mendes (Rei Lear)

Melhor Iluminação
Aurélio di Simoni (Rei Lear)
Ednilson Leite (Frei Molambo)
Játhyles Miranda (A Mandrágora)
Luciana Raposo (A Dona da História)
Luciana Raposo (Doroteia)
Ator Revelação
Houve apenas uma indicação
Atriz Revelação
Houve apenas uma indicação
Melhor Ator Coadjuvante
Eduardo Albergaria (Gaiola de Moscas)
Mário Miranda (A Mandrágora)
Mauro Monezi (Doroteia)
Múcio Eduardo (A Mandrágora)
Normando Roberto Santos (A Mandrágora)
Melhor Atriz Coadjuvante
Não houve indicação

Melhor Ator
Bóris Trindade Jr./Borica (Tapioca)
Carlos Lira (Doroteia)
Lineu Gabriel (Gaiola de Moscas)
Naldo Venâncio (Frei Molambo)
Tiago Gondim (A Mandrágora)

Melhor Atriz
Bruna Castiel (Rei Lear)
Lívia Falcão (A Dona da História)
Naná Sodré (A Receita)
Paula de Renor (Rei Lear)
Sandra Possani (Rei Lear)

Melhor Direção
Ana Cristina Colla (Gaiola de Moscas)
Antonio Cadengue (Doroteia)
Duda Maia (A Dona da História)
Marcondes Lima (A Mandrágora)
Moacir Chaves (Rei Lear)
Melhor Espetáculo Teatro Adulto
A Dona da História (Duas Companhias)
A Mandrágora (Galharufas Produções)
Doroteia (Antonio Cadengue e Companhia Teatro de Seraphim)
Gaiola de Moscas (Grupo Peleja)
Rei Lear (Remo Produções Artísticas e Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém)
   
A comissão deseja conceder três (3) prêmios especiais.

Serviço:

O quê? Entrega do Prêmio Apacepe de Teatro e Dança
Quando? 04/02/2015
Onde? Café Castro Alves  Rua Capitão Lima, 280

Último acerto de marchas do Pára-quedista Real acontece hoje (04) no Bar Real

Foto: Divulgação
 Será realizado hoje, no Bar Real, em Casa Forte, o último acerto de marchas do bloco Pára-Quedista Real. A festa, começa às 20h e promete animar os foliões para o desfile oficial, que acontece no próximo dia 11, no Poço da Panela. As atrações da noite são a orquestra de pau e cordas do bloco, acompanhada pelo coral lírico que entoa repertório de frevo de bloco a fim de esquentar para a chegada da folia de Momo. Nos intervalos, assume a orquestra filarmônica de metais 15 de Novembro, dando continuação ao mesmo estilo musical. Ambos os grupos ensaiam sob regência do Maestro Lessa.

Concurso de Fantasias do Recife acontece hoje (04) no Chevrolet Hall

Foto: Divulgação
 O Concurso de Fantasias do Recife acontece hoje (04), às 20h, no Chevrolet Hall, mesmo local que receberá o Baile Municipal do Recife no próximo sábado (07). Será disputado por 16 candidatos (9 na categoria Luxo e 7 na categoria Originalidade). A animação fica por conta da Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio Cesar. A entrada para o público é a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os três primeiros colocados de cada categoria irão desfilar sábado, no Baile Municipal. 

Cidade Tabajara, em Olinda, tem sambada de carnaval para resgatar a cultura local

 No mês do Carnaval, a Sambada de Coco de Tabajara apresenta a Sambada de Carnaval, mais um intercâmbio Cultural em Olinda. O objetivo é promover a memória dos Mestres, das Sambadas, dos grupos da Cultura Popular de Pernambuco, além de incentivar à apropriação cultural de Cidade Tabajara, a festa é gratuita e acontece no Recanto Cultural.
 Nesta edição, a sambada convida Dona Cila do Coco, uma das representantes do Coco de Roda em Pernambuco. E para colocar mais molho na festa, DJ VIRGULINUX, com seu set list de músicas livres, para tocar, dançar e copiar. A organização do evento diz que, caso queiram, podem levar os PEN-DRIVEs.
 A Sambada de Tabajara é realiza de maneira independente toda segunda sexta-feira de cada mês, no Recanto Cultural, e todos os meses recebe artistas e brincantes de várias partes do Recife. Vivências desta natureza são vitais para formação de grupos e artistas cada vez mais comprometidos com sua arte, na criação de seus próprios canais de comunicação e principalmente na criação do seu público. Sambadas como esta vem acontecendo em várias partes da Região Metropolitana do Recife (RMR) sem apoio de nenhuma natureza por parte do poder público. É com o suor e muito trabalho, que acreditamos na independência e na auto gestão dos artistas pernambucanos e brasileiros.
 O importante é participar, se divertir e dançar muito coco com responsabilidade! O microfone é aberto, e quem quiser pode dar sua palinha.


Serviço:
Data: 06/02/2015 até 07/02/2015
Horário: 19:00 às 00:00
Local: Recanto Cultural
Valor: Grátis

Informações: (81) 9986-8997