sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Espaço Cultural João Teimoso oferece oficina de teatro físico


 Abertas as inscrições para a Oficina de Teatro, um Estudo em Antropologia Teatral, a mais nova oficina teatral a ser realizada no início de março, no Espaço Cultural João Teimoso. Ministrada pelo ator e diretor Sebastião Simão Filho, a oficina tem o objetivo de proporcionar aos participantes (atores-atrizes, dançarinos, circenses), noções prática e teórica em Antropologia Teatral, visando assim criar um treinamento pessoal a partir de técnicas para o desenvolvimento de um corpo inteligente, decidido e dilatado.

Antropologia Teatral

  É o estudo do comportamento humano: "quando o ator usa sua presença física e mental em uma situação organizada de representação e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana”. (BARBA, 1999, p.47). Barba ainda diz que “a antropologia teatral não busca princípios universais, mas indicações úteis. Ela não tem a humildade de uma ciência, mas uma ambição em relevar conhecimento que possa ser útil para o trabalho do ator-bailarino. Ela não procura descobrir leis, mas estudar regras de comportamento” (BARBA, 1995, p.08). 
 A Antropologia Teatral propõe uma prática teatral na qual o ator enfrenta a busca de sua própria identidade, que se manifesta por meio do exercício de seu ofício. Logo, o teatro antropológico sublinha a unicidade do indivíduo, ou do ator, por isso permite perceber a identidade de cada grupo e de cada horizonte histórico-cultural. 

Foto: Divulgação
Sebastião Simão Filho

 Do seu currículo constam montagens como Odemar, Perna de pinto perna de pato, Fabulário, Norman e o motor da sala, entre outras.





SERVIÇO: 

Oficina de Teatro - Estudo em Antropologia Teatral


Local: Espaço Cultural João Teimoso, rua do Aragão, 27, sala 04, Boa Vista – Recife, PE (em cima da loja ELEGANCE Móveis)
Telefones:  (81) 4141-5125, 8897-1513 e 8727-7093
Aulas: Terças e Quintas das 19 às 22h - a partir de 05/03
Mensalidade: R$ 90,00
Outras informações: ciamascaras@yahoo.com.br

Centro Cultural Piollin (PB) abre inscrições para novos alunos

Foto: Divulgação

 

 O Centro Cultural Piollin (CCP), em João Pessoa-PB, dá inicio a seu calendário letivo com diversas novidades em sua programação de cursos gratuitos, contemplando temáticas sobre o circo, o teatro, a leitura, a filosofia, música e meio ambiente. A programação de cursos do CCP teve início desde o dia 4 de fevereiro para os alunos antigos, mas o período de matrícula para novos alunos segue até o início do mês de março. A faixa etária atendida pela instituição é de 7 a 22 anos de idade. As aulas acontecem sempre de segunda a sexta-feira das 14h às 16h30. A inscrição é gratuita. Mais informações pelo telefone (83) 3241.6343.

Centro Cultural Piollin

 O CCP é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve ações educativas no campo da arte e cultura voltadas para crianças, adolescentes e jovens do município de João Pessoa, Paraíba. Atua também nas áreas de produção e difusão cultural, através do intercâmbio entre  grupos artísticos da cidade e de outras regiões do país, nas áreas do estudo e da criação das artes cênicas, além da cessão de espaços físicos para as diversas atividades desses núcleos.

Inscrições abertas para Corrida da Paz, na Avenida Boa Viagem

 No próximo domingo (24), na Avenida Boa Viagem, será realizado o CISM Day RunA Corrida da Paz. O evento acontece desde 2006 em diversas cidades do mundo e comemora o aniversário do Conselho Internacional de Esportes Militar. A largada será, às 8h, do Hospital da Aeronáutica e chegada no Parque Dona Lindu. Inscrições abertas ao público civil e militar, pelo email acscomar2@gmail.com.

Encontro de Pesquisa em Danças Populares abre inscrições

 A partir da próxima segunda-feira (25) estarão abertas as inscrições para as duas oficinas gratuitas programadas para o “Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”, que acontecerá de 19 a 23 de março, no Centro Cultural Correios e sede do Coletivo Lugar Comum, ambos no Bairro do Recife. O evento propõe o intercâmbio entre artistas-pesquisadores das áreas de Dança, Teatro e Culturas Populares que têm nas danças tradicionais de Pernambuco a base do seu trabalho pessoal, técnico e cênico.

 As atividades que compõem o projeto têm foco na pesquisa sobre a incorporação de elementos das danças populares à prática de formação de dançarinos e atores profissionais, tendo como resultado um conjunto de exercícios e metodologia de treino baseados no frevo e no cavalo marinho, assim como a colaboração dessas danças para o processo de criação cênica.

Aula Espetáculo "Fervo Frevo"
Foto: Carolina Coma Gonzalez 
 Teatro e Dança: Uma Brincadeira, com Viviane Souto Maior De 19 a 23 de março, das 9 às 12h, na sede do Coletivo Lugar Comum (Rua Madre de Deus, 170, sala 202, Bairro do Recife). A oficina dialoga com diferentes linguagens: teatro, dança e cultura popular, apresentando os diversos desdobramentos possíveis da dança do frevo e do cavalo-marinho e o seu aproveitamento técnico, cênico e educativo como potencial para o trabalho nas artes cênicas.

 Viviane Souto Maior faz parte de uma nova geração de artistas atuantes no mercado de dança e do teatro, com um olhar voltado para as manifestações populares e suas contribuições na formação dos estudantes e profissionais das artes cênicas. A atriz é formada pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA) e tem grande experiência na Antropologia Teatral, tendo participado de atividades culturais do cenário teatral internacional, como Dinamarca e Equador. Mudou-se para Pernambuco em 2007 para conhecer e vivenciar as manifestações populares da região, a fim de aplicar este conhecimento ao seu trabalho de atriz. Desta pesquisa surgem dois resultados: a aula espetáculo “Fervo, Frevo” e a performance “Carnavale”, já apresentadas na Bahia, Pernambuco e Paraíba.


Performance ¿Tu Sois de Onde?, com o Grupo Peleja. 
Foto: Renata Pires
 Cavalo Marinho e o Corpo na Cena, com Lineu Gabriel, de 19 a 23 de março, das 9 às 12h, no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife. Tel: 3224 5739 e 3424 1935). A oficina oferece exercícios e dinâmicas elaboradas a partir da corporalidade presente na brincadeira de cavalo marinho, com o objetivo de estimular a criatividade do ator-dançarino, assim como sua capacidade de passear por diferentes gramáticas corporais. Estimulando o corpo e a construção de uma qualidade de presença para a cena, os elementos da tradição aparecem como detonadores de estados corporais que enriquecem a composição de teatro e/ou dança.

Lineu Gabriel (paulistano radicado em Olinda) é Mestre em Artes pela Unicamp, graduado em Antropologia pela mesma universidade, e docente do curso Práticas e Pensamentos do Corpo, da Faculdade Angel Vianna no Recife. Ator-dançarino do Grupo Peleja, pesquisa manifestações da Zona
da Mata Norte pernambucana, em especial o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural, desde o ano de 2003. No mais recente festival Janeiro de Grandes Espetáculos, Lineu Gabriel conquistou o título de Melhor Bailarino, pelo espetáculo “Tu Sois de Onde?”, empatado com o bailarino contemporâneo Ivaldo Mendonça.

 Para inscrição nas oficinas, basta mandar e-mail com breve currículo para: trocadilhooficina@gmail.com Haverá seleção para os participantes.
 Todo o restante da programação (ainda a ser divulgada), que vai contar com palestras, aulas demonstrações e exibição de vídeos, tendo como convidados os artistas-pesquisadores Viviane Souto Maior, Helder Vasconcelos, Lineu Gabriel, Maria Acserald, Roberta Ramos, Tainá Barreto e Valéria Vicente, é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. O evento conta com incentivo fundamental do Funcultura.