terça-feira, outubro 29, 2013

Carnaval Recife 2014: Lançado o edital para seleção de apresentações artísticas

  A Prefeitura do Recife dá início aos preparativos do Carnaval de 2014 e lança o edital que irá selecionar atividades artísticas para compor a programação da folia momesca, que é um dos principais ciclos culturais da cidade. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (29) e podem ser feitas até o dia 2 de dezembro.

 Seguindo a linha de valorização da cultura local, o órgao se compromete, através do edital, em compor uma grade de programação artística com pelo menos 90% de artistas da terra. Os interessados em participar da convocatória devem verificar as exigências do regulamento e entregar a documentação solicitada no Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da instituição, no Núcleo de Cultura Cidadã, situado na Casa 39, no Pátio de São Pedro, e no próprio Museu da Cidade do Recife, local de inscrição.

 Através do edital são esperadas propostas de apresentações de clubes de frevo, blocos de pau e corda, troças, clubes de boneco, maracatus de baque virado, maracatus de baque solto, caboclinhos, tribos de índio, bois de carnaval, la ursas, escolas de samba, grupos de mascarados (palhaços, almas, papangus e clovis), blocos afro, blocos de samba, afoxés, orquestras de frevo, bandas, cantores, grupos de samba, grupos de percussão, grupos de dança e orquestras de pau e corda com coral.

 Dúvidas sobre a convocatória para o ciclo carnavalesco 2014 poderão ser esclarecidas através dos números 3355-4551 e 3355-4601.

segunda-feira, outubro 28, 2013

Seleção simplificada no Recife garante 40 vagas para atendentes bilíngues

 Encerra nesta quarta-feira (30) o processo seletivo para a contratação temporária de 40 atendentes bilíngues que irão compor o quadro de funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). A Seleção Simplificada é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e teve início no dia 21 de outubro.
 As oportunidades são para nível superior ou superior incompleto nas áreas de Turismo, Hotelaria, Eventos, Geografia, História, Relações Públicas, Letras, Arquitetura, Museologia, Arqueologia e Jornalismo. Os cargos são temporários por um período de 12 meses, renováveis por mais 12 meses, e a carga horária equivalente a 40h/semanais.
 O processo da seleção simplificada é mediante a avaliação curricular e de idioma, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas serão distribuídas entre os CATs do Aeroporto do Recife, TIP, Praça de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Mercado de São José e Bomba do Hemetério. O salário oferecido é R$ 1,5 mil.
 Entre as funções exercidas estão: realizar serviço de atendimento ao turista nacional, internacional e ao público em geral; prestar informações sobre os atrativos, equipamentos, serviços e infraestrutura de apoio turístico de Pernambuco; participar das capacitações oferecidas pela PCR e Empetur, para um melhor desempenho das funções propostas pela atividade; entre outras.
 O resultado preliminar será divulgado no dia 11 de novembro e aqueles que desejarem entrar com recurso, terão os dias 12, 13 e 14 para recorrer. O resultado oficial dos selecionados será divulgado no dia 23 de novembro. O edital, publicado no Diário Oficial do Recife do dia 15 de outubro, detalha todo o processo.  Este material também está disponível no site da PCR, na página da Secretaria de Turismo e Lazer (http://www2.recife.pe.gov.br/secretarias-e-orgaos/secretarias/turismo-e-lazer/). No link, é possível visualizar tanto o edital como os anexos.
 A abertura dessas vagas visa garantir um melhor atendimento para o turista e morador da cidade, especialmente com a chegada de grandes eventos, como é o caso da Copa do Mundo da FIFA. Interessados devem comparecer à Secretaria de Turismo e Lazer, localizada no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo. É necessário que os candidatos fiquem atentos aos documentos necessários para participar.
 Segue a lista dos documentos necessários (original e cópia):

- RG;
- CPF;
- Documentação comprobatória da escolaridade exigida para a função/área que concorre;
- Comprovação de residência/domicílio com documento emitido em seu nome;
- Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
- Quitação com o serviço militar, se do sexo masculino;
- Declaração médica, se portador de deficiência;
- Currículo Vitae devidamente comprovado;


- Certificado de conclusão de curso de idioma estrangeiro;

Gratuito: Unidades do Sesc celebram dia nacional do livro

 Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, dia 29 de Outubro, várias unidades do Sesc promovem programação literária para o público. Em Garanhuns, o Sesc realiza o projeto “Com a Palavra, o Escritor” na terça-feira (29), às 19h30. O projeto homenageia a prosa romanesca com o encontro dos escritores Jodeval Duarte e Amâncio Siqueira, além da apresentação do músico Léo Noronha. 

 O Sesc Caruaru organiza, também na terça-feira (29), a palestra “A Importância do Ato de Ler: A Leitura e sua Influência para Formação Cultural do Indivíduo”. O encontro acontece às 15h. Em Petrolina, o Sesc realiza uma ciranda de leitura com livros escolhidos pelos usuários e contação de histórias com leituras dramatizadas a partir dos livros infantis. A atividade acontece na bibliote ca da unidade, na terça-feira (29), das 9h às 11h.

 O Sesc Santa Rita promove três projetos. Na terça-feira (29), o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira realiza o “Meu Vizinho, o Escritor” com a presença dos escritores Chico de Assis e Manoel Constantino e mediação de Marcelo Pereira. O encontro acontece na biblioteca da unidade, às 19h30. Na quarta-feira (30), às 12h, acontece uma intervenção literária com Anaira Mahim e Luciana Rabelo. Na quinta-feira (31), às 19h30, será realizado o projeto “Um Escritor na Minha Escola” com os convidados Kerlle Magalhães e Thiago Martins com a mediação de Meca Moreno. O encontro acontece na Escola do Sesc Piedade.

 Todas as atividades são gratuitas.