sábado, março 29, 2008

Frase do dia:

"NEM TUDO QUE É TORTO É ERRADO

VEJA AS PERNAS DO GARRINCHA

E AS ÁRVORES DO CERRADO"

(Nicolas Behr, em Beijo de Hiena, 1993)

sexta-feira, março 28, 2008



8 NORMAS DE
CONDUTA COTIDIANA PARA O CIDADÃO MODERNO




Por Contardo Calligaris



  1. Você pode escolher entre ficar em casa ou pegar a estrada e, sem dúvida, faz e fará um pouco dos dois. Mas, quando estiver em casa, tente não sonhar com a estrada e, quando estiver na estrada, tente não lamentar o calor do lar. Vivemos de sonhos e de nostalgias: é necessário cuidar para que essa alternância não nos mantenha constantemente afastados do momento presente.

  2. Quando alguém pedir esmola ou ajuda, dê (na medida de seu possível) o que está sendo pedido. Não tente moldar o desejo de quem pede, oferecendo pão e leite em vez do trocado. A humanidade dos mais desprovidos se refugia e resiste justamente na capacidade de continuar desejando o supérfluo.
  3. Todos os pedidos podem ser recusados, mas devem ser, ao menos, reconhecidos. Portanto é proibido recusar sem falar.
  4. Trate como íntimo só quem poderia sem riscos lhe devolver a mesma cordialidade.
  5. Caso você pretenda mudar o mundo, lembre-se de que, provavelmente, você não está à altura do mundo mudado segundo seu desejo. Se pretende transformar seu parceiro ou sua parceira, lembre-se de que você, provavelmente, não está à altura do parceiro ou parceira assim transformados. Quem quer mudar as coisas facilmente esquece de contar-se entre os itens a serem mudados.
  6. Qual é a melhor viagem: visitar as capitais européias num "tour" de 15 dias ou passar duas semanas numa cidade só e conhecê-la um pouco? É mais interessante manter um casamento complicado do que multiplicar as ou os amantes. O mesmo vale para os amigos e relações em geral.
  7. Uma vez por semana, durante uma hora, sente-se numa esquina de sua cidade e contemple os passantes. Tente imaginar a variedade das vidas, a dignidade de todas. Se você tem filhos, faça o exercício duas vezes por semana: será de grande ajuda para aceitar que a vida deles vale a pena, mesmo se não corresponde em nada aos seus sonhos.
  8. Considere como verdade absoluta que é possível ter uma vida boa e justa sem acreditar numa verdade absoluta.
































































  • Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica e colunista da Folha de São Paulo. Italiano, hoje vive e clinica entre Nova York e São Paulo.

quinta-feira, março 27, 2008

Muito interessante e criativo
este comercial da Fifa sobre a arte do futebol de rua. É verdade que há alguns
exageros, mas o que vale é a intenção de homenagear esse nosso esporte e seus
praticantes - independente de raça e credo.

quarta-feira, março 26, 2008

terça-feira, março 25, 2008

Querid@s leitores, depois de décadas de repressão
sob o domínio chinês, o povo tibetano finalmente mostrou a sua cara e sua revolta, tomando as ruas em protestos. Como sede das Olimpíadas, todos os
holofotes estão voltados para a China, e essa é a oportunidade que os tibetanos estavam esperando para chamar a atenção do mundo e demandar mudanças. O Dalai Lama se pronunciou pedindo cautela e diálogo, e em resposta foi repudiado pelo governo chinês. Porém, fomos informados que muitos oficias chineses acreditam que o diálogo é a única esperança para se estabilizar o Tibet. O futuro do Tibet está sendo definido agora mesmo enquanto os lideres chineses decidem se aumentam a repressão brutal, ou se abrem o diálogo. E nós podemos afetar este momento histórico. Em função das Olimpíadas a China se preocupa em manter uma boa
reputação perante o mundo. Precisamos dizer ao presidente da China Hu Jintao que a marca "Made in China" e as Olimpíadas de Pequim só serão um sucesso se estiverem associadas a uma China moderna e não a uma China repressora e violenta. Mobilizando uma avalanche de apelos de todas as partes do mundo
poderemos chamar a atenção do governo chinês. Clique abaixo para assinar a petição e divulgue-a para quem puder. A meta da Avaaz é conseguir 1 milhão de vozes
pelo Tibet.

http://www.avaaz.org/po/tibet_end_the_violence/25.php

A China tem motivos para se preocupar com a sua própria estabilidade devido a seu passado brutal. Mas o Presidente Hu precisa reconhecer que o maior perigo para a estabilidade e desenvolvimento chinês provém dos generais linha dura que defendem uma repressão violenta e não dos tibetanos que buscam o diálogo e reforma. A petição da Avaaz será entregue para oficiais chineses em Londres, Nova York e Pequim, porém eles precisam de uma quantidade significativa
de assinaturas antes que a petição seja entregue. Por isso, por favor, você que visita ou é leitor assíduo desta mera jornalista pernambucana que vos escreve sempre, coloque a mão na consciência - e no teclado também - e reflitam sobre a importância desta campanha. O povo tibetano sofreu calado por muitas décadas até que finalmente chegou seu momento de falar e nós podemos ajudá-los para que sejam ouvidos.

PS - É bem provável que o governo chinês
bloqueie o site da Avaaz por causa dessa campanha. Desta forma milhares de membros da Avaaz na China não poderão mais participar da comunidade. Esse
fim de semana uma pesquisa com os membros da Avaaz mostrou que mais de 80% das pessoas defendem a importância de agir pelo Tibet apesar de sofrer essa enorme perda da comunidade, mas, somente se o site da Avaaz puder fazer uma diferença. Se houver um bloqueio, na China a Avaaz irá manter uma campanha pela liberdade na Internet na China para que um dia os membros da China possam juntar-se á comunidade novamente.

Mariângela, Ricken, Iain, Graziela, Paul, Galit, Pascal, Milena, Ben e toda a
equipe Avaaz.

segunda-feira, março 24, 2008


A Avaaz é uma ONG Internacional de Ciberativismo, com alguns meses de vida, já cadastrou mais de 1.000.000 de membros, são ciberativistas que somam-se pela disseminação, informação e organização mundial para determinadas campanhas como: Fim dos conflitos no Oriente Médio; fechamento da prisão de Guantánamo e implantação de medidas contra o aquecimento global.
Podemos ponderar, críticar, pesquisar a participação social ou a eficiência dessas campanhas e do ciberativismo em si, porém, temos de iniciar essas avaliações, apartir da aceitação que esse modelo de ativismo cresce diariamente com muita força.
Lucio Uberdan

“A Avaaz.org é uma comunidade de
cidadãos de todo o mundo enfrentando as grandes questões do mundo atual. Nossa
meta é garantir que as opiniões e os valores da população mundial sejam a base
para as decisões internacionais. Os membros da Avaaz.org atuam em prol de um
mundo mais justo e pacífico e de uma globalização mais humana.”


domingo, março 23, 2008

Como sou - e sempre fui - fã das boas
curiosidades, faço questão de colocar algumas das muitas interessantíssimas aqui
no blog e deixar vocês, meus leitores, sempre ligados e antenados com o que há
de melhor!!!






Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de
tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.





Criado em 2005 e ganhador do
prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o
Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma
música original que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por
oferecer um belo pôr-do-sol,
o que agrada ainda mais as pessoas que visitam
a localidade.




Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.

Veja a estrutura interna das 'escadas', o detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons:

As lacunas no concreto servem para o Órgão
'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.

São vários os links, onde você pode ouvi-lo.
Abaixo, eis um deles:

http://www.youtube.com/watch?v=4nISG7iBk-A&feature=related