sexta-feira, março 27, 2009

Valorização da segurança pública ra

A Editoria do Jornal "à beira-mar" (pe. Domingos Romani – Editor-Chefe, Mariângela Borba - Editora), e os membros da Biblioteca da Paróquia de Nossa Senhora do Ó (Gisele e Bibiu Xavier)

Tem a grata satisfação em Convidá-lo e à sua DD. Família para a mesa-redonda Uma Orla Mais Segura que acontecerá no Centro Paroquial da Matriz de Nossa Senhora do Ó
Dia 28 de março/2009
Hora: 19h Local: Centro Paroquial da Matriz de Nossa Senhora do Ó
Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7073 – Pau Amarelo - Paulista - PE

PAUTA

Os problemas de segurança pública (assaltos, drogas, acidentes de trânsito, etc)
estão preocupando bastante aqueles que moram e trabalham na Orla do
Paulista. Será que podemos esperar tempos melhores? Existem providências
que possam evitar acontecimentos tão negativos? Qual o papel de cada
um? Para responder a estas perguntas a Paróquia de N. Srª do Ó
promove Sábado 28 de março
2009 às 19h UMA ORLA MAIS
SEGURA Mesa redonda com a participação de
Jornalistas, representantes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros,
Agentes da Paz, profissionais da área de saúde, Representante eclesiástico, do
Governo Municipal e Estadual.

A abertura do evento ficará por
conta do forró pé-de-serra de Dudu do Acordeon, jovem cantor recifense (sobrinho
do saudoso Coronel Ludugero), compositor de músicas que
falam sobre a Paz Mundial e que já atravessou fronteiras
internacionais levando a cultura pernambucana para a Europa. Participou de
festivais de música na França, realizando uma turnê em mais de oito cidades
francesas, como Gannat, Alençon, Issoire, Le Don Jon, Vichy, entre
outras. A sua presença, interação e divulgação do evento serão
imprescindíveis para um melhor êxito da iniciativa. Agradeço pessoalmente a sua
atenção.



Serviço:

O quê? Mesa-redonda Uma Orla Mais Segura
Onde?
Matriz de Nossa Senhora do Ó- Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7073 - Nossa
Senhora do Ó - Paulista - PE
Quando? Sábado 28/03 às 19h


Assessoria de Imprensa:

Conceito Comunicação & Eventos (Mariângela Borba – DRT-PE: 4095)

Mariângela Celso Cavalcanti Borba Jornalista (DRT-PE: 4095)Blog: http://www.mariangela.blogspot.com
"Look at everything as though you were seeing it either for the first or last time." - Betty Smith (1896-1972)

quinta-feira, março 26, 2009

Julgamento de recurso contra o diploma entra na pauta do STF no dia 1º de abril (risos)

O Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1º de abril. Sua apreciação deve se dar no mesmo período do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei de Imprensa. A Executiva da FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação dos Jornalistas reuniram-se nesta terça-feira (24) para definir procedimentos sobre as duas questões. Segundo fontes, a decisão de incluir o RE 511961 e a Adin contra a Lei de Imprensa na pauta de julgamentos do STF em abril já estava tomada no final da tarde de segunda-feira (23) e sua formalização seria questão de horas. Com reunião já agendada anteriormente para as 14h desta terça-feira, a Executiva da FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação buscaram operacionalizar movimentos de sensibilização da Corte. "Agora temos ainda mais motivos para construir a Semana e o Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril, com um grau maior de mobilização da categoria e da sociedade", disse o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. A iminência do julgamento das duas ações naturalmente obrigará dirigentes sindicais e apoiadores das causas que advogam a constitucionalidade da exigência do diploma e a aprovação de uma nova e democrática Lei de Imprensa a alterarem suas agendas. "Sabemos que o julgamento destas questões começará no dia 1º de abril, mas não se pode prever quando será o seu desfecho" destacou Murillo. Ele considerou que os dirigentes de entidades sindicais e do campo do jornalismo, bem como de outras organizações da sociedade deverão se preparar para estarem presentes em Brasília no momento decisivo. Já era cogitada entre os apoiadores do movimento a organização de caravanas dos estados a Brasília na data do julgamento do RE 511961. Agora, mais do que o caráter comemorativo, a Semana Nacional dos Jornalistas se converterá efetivamente numa Semana Nacional de Luta. Novas mobilização nos estados deverão ganhar maior dinâmica a partir dos próximos dias, inclusive na perspectiva de conquistar novos apoios políticos. De lado porque a exigência do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo é um dos pilares da profissão. De outro porque a regulamentação das relações entre jornalistas, empresas de comunicação e a sociedade é considerada fundamental para consagrar e assegurar a liberdade de imprensa.

quarta-feira, março 25, 2009

Tecnologias sociais recebem R$ 34,6 mi da Finep


Recursos não reembolsáveis, totalizando R$ 34,6 milhões é o montante que a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, está destinando para apoiar a execução de projetos de tecnologias para o desenvolvimento social.



Redução da pobreza e da desigualdade


O objetivo do esforço é a redução da pobreza e das desigualdades sociais, além da democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação em áreas rurais do País. O apoio às tecnologias sociais vai apoiar duas grandes áreas: o desenvolvimento de tecnologia social em contextos produtivos de empreendimentos econômicos solidários em áreas urbanas e rurais e a implantação de centros de inclusão digital em áreas rurais.



Envio de propostas


O prazo de execução dos projetos é de até 24 meses, prorrogáveis a critério da FINEP e a inscrição, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Finep, deverá ser feita até o dia 22/05. Cada estado da Federação e o Distrito Federal, por meio de suas secretarias de ciência, tecnologia e inovação, poderá apresentar uma única proposta contemplando uma ou ambas as linhas temáticas. As propostas deverão ser estruturadas em subprojetos a serem executados por Instituição Científica e Tecnológica Pública (ICT) e empresas públicas que executem atividades de pesquisa científica e tecnológica, extensão ou serviços tecnológicos.



Exigências


Na área de desenvolvimento de tecnologia social em contextos produtivos, cada subprojeto deverá contemplar uma cadeia produtiva principal, com destacada importância social, econômica e ambiental.No caso dos centros de inclusão social, objeto da segunda linha temática, a proposta deverá conter a lista completa dos municípios escolhidos para receberem os centros de inclusão digital. Os centros deverão funcionar em bibliotecas públicas, empresas públicas de extensão e assistência técnica rural, escolas agrotécnicas e cooperativas de agricultores familiares. Pelo menos 30% dos recursos da chamada deverão ser destinados ao apoio a propostas dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Caso o valor total das propostas dessas regiões seja inferior a esse percentual, os recursos não aplicados serão automaticamente transferidos às propostas com melhor classificação de outras regiões. Será exigida contrapartida financeira dos estados e do Distrito Federal, que vai variar de acordo com a região do País.

terça-feira, março 24, 2009

Bolsas para workshop de jornalismo científico

Bolsas para workshop de jornalismo científico – Estão abertas as inscrições para as bolsas do 6º Taller Jack F. Ealy sobre Periodismo Científico, promovido pelo Instituto de las Américas, na Universidade da Califórnia, campus San Diego, entre 7 e 16 de julho. Podem se candidatar jornalistas latino-americanos que dominem o idioma espanhol e trabalhem com temas de ciência, saúde e meio ambiente, em mídia impressa, rádio ou televisão. O encontro inclui oficinas práticas sobre como realizar reportagens de ciência, palestras com cientistas e visitas a centros e museus de ciência. Os candidatos devem enviar, até 27 de abril, três mostras de seu trabalho, carta de recomendação, relato bibliográfico e formulário de inscrição. A ajuda financeira inclui comida, transporte e alojamento. Mais informações em www.iamericas.org/emails/ealy09/ealy_beca09.html.