sexta-feira, abril 12, 2013

Pedidos de apoios para o São João já estão sendo recebidos pela Prefeitura do Recife

Foto: Divulgação
 Comunidades interessadas em receber apoios para as suas festas juninas têm até o dia 10 de maio para entregar os ofícios com as solicitações na Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). O documento deve ser endereçado à FCCR e entregue no protocolo da instituição, que fica no 15º andar da Prefeitura do Recife. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 No ato da entrega, o solicitante deverá preencher um formulário onde fornecerá informações como a localização e o tempo de existência do arraial e o tipo de apoio está precisando. As comunidades podem pedir itens de infraestrutura como toldo, tablado, palco, banheiro ou atrações culturais como quadrilha, grupo de dança e/ou trio pé-de-serra. As solicitações serão avaliadas pela Fundação de Cultura.

 Os pedidos atendidos serão conhecidos até o dia 10 de junho. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos números 3355.3299 ou 3355.3298.

Charlie Brown Jr muda de nome após morte de cantor Chorão

Imagem: Reprodução

 Ex-integrantes da banda Charlie Brown Jr vão continuar a carreira após a morte do vocalista Chorão, no mês passado. O grupo passa a se chamar A Banca, e recebe o reforço da baixista Lena, já que o baixista Champlignon assume o vocal - que era assumido por Chorão. O novo líder da banda afirmou que já tem músicas inéditas e planeja sair em turnê para homenagear Chorão. A Banca já pensa em lançar o seu primeiro CD em 2014.

terça-feira, abril 09, 2013

Encontro Pulsações Poéticas da Cidade, um recital reunindo grupos de poesia dos bairros, acontece logo mais no Espaço Pasárgada


 Nesta terça-feira (09), a partir das 18h30, no Espaço Pasárgada, Rua da União, será realizado o encontro Pulsações Poéticas da Cidade, um recital reunindo grupos de poesia dos bairros, grupos de difusão, associações, blogueiros, fanzineiros e poetas individualmente. O evento será realizado em um palco montado na rua. O encontro faz parte do projeto de jornalismo cultural Café em Pasárgada, sob a curadoria de Marcelo Mário de Melo, e tem o objetivo de dar visibilidade à dinâmica poética dos bairros do Recife, pela ação de grupos que mantêm uma ação permanente de criação e difusão da poesia por meio de recitais, debates, concursos e encontros de poetas.  A participação está aberta aos poetas e declamadores em geral. Haverá a gravação para a edição de um vídeo a ser utilizado na divulgação de um processo poético. O telefone do Espaço Pasárgada é o 3184.3165.

Edital do São João do Recife 2013 está encerrando o prazo de inscrições


 
Imagem: Reprodução
Os artistas interessados em fazer parte da grade de programação do São João do Recife 2013 têm até a próxima segunda-feira (15), para inscrever-se na convocatória de propostas para o Ciclo Junino. O edital, lançado no dia 23 de março, é direcionado para trios pé-de-serra, grupos de dança, quadrilhas juninas, orquestras, bandas e artistas solo.
O edital e os anexos estão disponíveis no site www.recife.pe.gov.br e na Gerência de Música da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, situada na Rua Monte Castelo, 87 – Boa Vista. Os interessados podem obter outras informações ligando para o número 3355.1767.

 As propostas serão examinadas por uma Comissão de Avaliação Artística e, posteriormente, selecionadas para Contratação por meio da Comissão Organizadora do Ciclo Junino 2013. Os nomes que compõem estes grupos de trabalho serão divulgados através de portaria específica, no Diário Oficial do Recife. A relação dos artistas selecionados para compor a grade oficial do Ciclo Junino do Recife, que acontecerá entre 1º de junho e 31 de julho, será conhecida no dia 30 de maio.

Veja abaixo a documentação necessária para o cadastro:

- Formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado pelo proponente ou seu representante legal;
- Cópia autenticada do Contrato de exclusividade, na forma do (ANEXO III), com firma reconhecida em cartório, constando a duração mínima de 06 (seis) meses;
- No caso de pessoa física, declaração de no mínimo 3 integrantes da banda, trio de pé de serra, grupo artístico, orquestra e quadrilha junina, informando que determinado integrante do grupo, é representante para fins contratuais e recebimento de cachê;
- Release, histórico e biografia, constando fotos de apresentações, CD ou DVD com apresentação do artista;
- Matéria de jornal, panfletos de eventos públicos ou outro material que comprove a consagração artística;
- Justificativa de Preço de mercado, por meio de documentação comprobatória (notas fiscais, empenhos, contratos) relativa a pelo menos 03 (três) apresentações anteriores para entidades públicas, com características semelhantes.



Gratuito: Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música realiza quarta musical

Foto: Divulgação
 Na próxima quarta-feira, às 19h30, no Conservatório Pernambucano de Música, pelo projeto Quarta Musical terá o recital do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência do maestro Sueudo Fernandes. Criado em maio de 2012, é formado por professores e alunos avançados de canto erudito. No programa Bach, Mozart e Mendelssohn.

Lei propõe que frevo toque diariamente nas rádios do Recife

Foto: Orquestra Maestro Popular da Bomba do
Hemetério/Divulgação
 Um Projeto de Lei do vereador do Recife Marco Aurélio Medeiros (PTC) estipulando que  o Frevo  expressão artística reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano passado, toque, ao menos, uma vez por dia nas rádios recifenses. O PL 04/2013, instituiu o chamado Momento do Frevo e já está prestes a entrar em vigor. De acordo com o projeto, todas as rádios locais devem escolher um momento do dia para tocarem a musica. A intenção da Lei é promover a cultura e estimular a criação de novos frevos a partir do espaço aberto. A lei deve ser obrigatória a todas emissoras de rádio. No entanto, a regra não se aplica às emissoras com fins religiosos.  
 A lei foi aprovada na Câmara dos Vereadores desde março e amanhã (09/04), será sancionada pelo prefeito do Recife. O ato está marcado para às 17h, no gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da PCR.
 A nova legislação visa garantir que o frevo toque durante o ano todo, e não somente durante o Carnaval. Após sanção, a Lei segue para publicação no Diário Oficial do Município, passando a vigorar.

domingo, abril 07, 2013

Noni, a fruta milagrosa que causa polêmica em Pernambuco

Imagem: Reprodução

 Os moradores do estado de Pernambuco, mais precisamente da Região Metropolitana do Recife, estão com suas rotinas diárias sendo modificadas devido ao aparecimento de uma nova fruta com poderes quase milagrosos. O noni, como ela é chamada, é proveniente da árvore Morinda citrifolia e pode ser facilmente encontrado em feiras livres, mercados públicos e até em quintais.
 A fruta, originária do sudeste asiático, supostamente tem propriedades terapêuticas e é utilizada por pessoas que sofrem dos mais diversos males, desde casos sérios de diabetes até simples dores de cabeça. A forma mais consumida do produto é no formato de suco ou misturado com outras frutas. 
 O problema, de verdade, é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe que quaisquer produtos que sejam à base de noni, bem como a comercialização da fruta ou de seus derivados dentro do território nacional. De acordo com o órgão do governo, apesar de ainda não serem conclusivas, pesquisas com o vegetal apontaram que a fruta pode causar danos ao fígado e também aos rins.

A voz do povo...

 Mesmo com a Anvisa dizendo que as promessas de cura com base no consumo da fruta sejam “falaciosas”, os pernambucanos têm as mais diferentes histórias para comprovar que o noni funciona de verdade.  A nutricionista e professora da faculdade Maurício de Nassau, Ana Lígia Lins, explica que a fruta terapêutica se encaixa na categoria de “alimento funcional”, que são aqueles que trazem benefícios superiores aos meramente nutricionais.
Imagem: Reprodução
 Assim, as pessoas que consomem o noni não se cansam de enumerar a lista de benefícios proporcionados pela fruta. Prova dessa crença é que algumas pessoas já estão cultivando o noni em seus próprios quintais, como o radialista Geraldo Clemente, que começou a tomar o suco para tentar combater um câncer na próstata. De acordo com o consumidor, a melhora foi tão significativa que ele já não toma mais as medicações receitadas pelo seu urologista.