sexta-feira, agosto 31, 2012

'Lua azul' ilumina com mais intensidade a noite desta sexta-feira (31)

Lua cheia no céu do Recife/Foto: Mariângela Borba

 Lua azul, muito se tem falado nela no dia de hoje, mas, na realidade, do que se trata? 

 O termo 'lua azul' não se refere à cor da lua, que, geralmente, é azul, mas à raridade do fenômeno que é a definição para a segunda lua cheia que ocorre no mesmo mês - a primeira lua cheia deste mês ocorreu em 1º de agosto. A frequência de acontecimento é a cada 3 anos (exatamente dentro de dois anos e sete meses) portanto, a próxima só ocorrerá em julho de 2015. 
 Portanto, na noite de hoje vale a pena sair para ver a lua que desperta sentimentos desde que o mundo é mundo. Se não quiser sair, não custa nada abrir a porta ou dar uma espiadinha da janela. Olha como a lua está linda e o céu mais iluminado. E a sensação, ah, é maravilhosa. 

Atriz Socorro Raposo passou por um AVC mas encontra-se estável

Divulgação/Arquivo Pessoal
 A atriz e teatróloga Socorro Rapôso, 81, a Compadecida recifense há mais de 20 anos, está internada desde a noite da última quarta-feira (30) na UTI do Hospital Albert Sabin, no bairro da Ilha do Leite, no Recife, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
 De acordo com informações recebidas pelos familiares da atriz, o estado de saúde dela é estável. No entanto, a consequência imediata notada em Socorro Raposo, após o ocorrido, é a dificuldade em locomover o lado direito do corpo - por conta de um coágulo que se formou após o AVC. Mesmo assim, Socorro está lúcida e conversando normalmente. A equipe médica que está acompanhando o caso realizará uma nova tomografia para verificar a extensão e gravidade das sequelas.

 Socorro Rapôso nasceu na Paraíba, mas mora no Recife - mais particularmente no bairro da Boa Vista, no coração da cidade. Dirige o Espaço Cultural Inácia Rapôso Meira há cerca de 20 anos. Depois de ter interpretado por muitos anos a peça “O Auto da Compadecida”, desde a montagem inicial da peça, em 1956, Socorro estava envolvida com a montagem de Catarim de Cantará, de Sylvia Ortoff, com direção de William Santana.
 Enviamos à atriz e a família energias mais que positivas, para que a estrela de Socorro Raposo continue a brilhar entre nós!

quinta-feira, agosto 30, 2012

Teatro do Parque vira Imóvel Especial de Preservação


  Uma grande conquista para a cultura patrimonial do Recife,  saiu no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (30): a classificação do Teatro do Parque como Imóvel Especial de Preservação (IEP).  Isso quer dizer que o valor histórico-arquitetônico e cultural do equipamento cultural passou a ser reconhecido e valoizado nos termos da Lei Municipal nº 16.284, de 22 de janeiro de 1997, que classifica os IEPs.
  O prédio situado na Rua do Hospício, 181, no bairro da Boa Vista, é construído no estilo art-nouveau. Foi inaugurado em 24 de agosto de 1915 com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira. 

Questões Urbanas é tema de palestra no Recife


 Na próxima sexta-feira (31), às 19h30, a Aliança Francesa do Derby (Recife) realiza mais uma noite do seu projeto Questões Urbanas.  O evento acontecerá no auditório André Malraux e contará com  presença do  arquiteto e urbanista Noé Sérgio do Rego, que faz parte do Instituto da Cidade Engenheiro Pelópidas Silveira e da Z Arquitetura. 
 A palestra terá como tema o Recife - seu território, suas construções, os tempos e as permanências -, em um ensaio sobre a evolução urbana da capital pernambucana por meio de imagens. 

 A Aliança Francesa do Derby fica na Rua Amaro Bezerra, 466. O telefone da instituição, para outras informações, é o (81) 3202.0262. A entrada é gratuita.

Sarau das Artes recebe propostas artísticas até o próximo domingo (02)


 O Grupo João Teimoso, que organiza o Sarau das Artes, está recebendo propostas artísticas para compor a grade de apresentações do próximo Sarau Temático até o domingo (02).
 Recitar poemas, apresentar Skets, interpretar músicas, dançar, fazer leituras dramatizadas, malabares ou qualquer outra forma de expressão artístico-cultural é aceita pela comissão organizadora, pois o Sarau das Artes tem o objetivo manter um elo entre os artistas das diversas linguagens.
 O Sarau das artes acontece no bar Kibe Lanches (bairro do Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior), tem entrada franca e não cobra o couvert artístico, mas apenas o que consumir. 
 As propostas podem ser realizadas pelo e-mail diretoria@joaoteimoso.com.br ou no telefone (81) 4141.5125.

domingo, agosto 26, 2012

Museu da Abolição recebe escultura apreendida pela Receita Federal

Escultura doada retrata uma mulher 
da tribo Samburu, do Quênia
Foto: Divulgação
 O Museu da Abolição recebeu a doação da escultura ‘Samburu Dance I’, da artista holandesa Marianne Houtkamp. A obra foi doada pela Receita Federal ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) após tentativa de importação com uso de documentos falsos na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). É a primeira vez que uma obra de arte apreendida pela Receita Federal é destinada a uma instituição do Ibram. No total, são 30 os museus federais gerenciados pelo Ibram, incluindo o Museu da Abolição.



Parceria estratégica
 Além de representar um ganho para o patrimônio artístico do Ibram, a doação evidencia os benefícios da cooperação entre os dois órgãos. 
 Durante um processo que apure uma infração, por exemplo, quadros, esculturas e outras obras de arte podem ser mantidas em museus do Ibram para a melhor preservação das peças. Com isso, a Receita Federal ganha eficiência na identificação de obras de arte e os museus brasileiros podem ganhar obras que estejam sendo importadas irregularmente.