domingo, agosto 26, 2012

Museu da Abolição recebe escultura apreendida pela Receita Federal

Escultura doada retrata uma mulher 
da tribo Samburu, do Quênia
Foto: Divulgação
 O Museu da Abolição recebeu a doação da escultura ‘Samburu Dance I’, da artista holandesa Marianne Houtkamp. A obra foi doada pela Receita Federal ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) após tentativa de importação com uso de documentos falsos na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). É a primeira vez que uma obra de arte apreendida pela Receita Federal é destinada a uma instituição do Ibram. No total, são 30 os museus federais gerenciados pelo Ibram, incluindo o Museu da Abolição.



Parceria estratégica
 Além de representar um ganho para o patrimônio artístico do Ibram, a doação evidencia os benefícios da cooperação entre os dois órgãos. 
 Durante um processo que apure uma infração, por exemplo, quadros, esculturas e outras obras de arte podem ser mantidas em museus do Ibram para a melhor preservação das peças. Com isso, a Receita Federal ganha eficiência na identificação de obras de arte e os museus brasileiros podem ganhar obras que estejam sendo importadas irregularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário