sexta-feira, maio 11, 2012

Sarau das Artes - Um encontro com as Artes na Guerrilha Cultural




Recife necessita de novos espaços para as artes e a cada dia, os artistas buscam opções alternativas, para dialogar com o público e entre eles próprios. E foi exatamente isso que aconteceu, quando em 2009 o Grupo João Teimoso, dentro do seu Projeto Guerrilha Cultural, começou a realizar a cada quinze dias o SARAU DAS ARTES no Bar Kibe Lanches no bairro do Pina. Local este que abrigou o grupo em seus primeiros passos, inclusive acolhendo duas temporadas de peças do Grupo - há dez anos atrás.

O Recanto dos Artistas como é conhecido o local nos
fundos do bar onde são realizadas as apresentações, já foi palco para muitos grupos e artistas - principalmente nas décadas de 80 e 90 - mas estava parado desde que o João Teimoso saiu de lá, no final de 2003. Este foi um dos motivos que, no segundo semestre de 2009, levou o João Teimoso a começar uma de suas ações do seu projeto Guerrilha Cultural. O local se justifica, pela efervecência cultural do bairro, pela localização - ao lado do Teatro Barreto Júnior, além de se adequar a irreverência e informalidade do evento, que se define como uma confraternização com as artes. No SARAU DAS ARTES as apresentações não se limitam apenas ao teatro, também no campo da música, recitais poéticos, dança, leituras dramatizadas, circo e performances. A iniciativa é também reforçada pela história de luta do Grupo João Teimoso que, desde sua fundação, busca uma polícita cultural mais democrática, nos âmbitos municipal, estadual e federal, tendo presença constante nas principais discussões, nas três instâncias de governo, sem tendências nem linguagens especificas, visando a prática do diálogo aberto e franco entre os diversos artistas e setores da cultura pernambucana, pelo fortalecimento da nossa Arte.

A cada novo encontro, uma surpresa e um novo exercício, com intuito de pactuar e trocar com os artistas e suas linguagens, fortalecendo e
abrindo um novo espaço de diálogo artístico. O projeto, procura chamar a atenção dos nossos gestores pela carência e necessidade da prática de uma real Guerrilha Cultural, de forma a atingir, simultaneamente, os diversos pontos da cadeia produtiva do Estado, além de ampliar o raio de atuação da Cultura.
Vale a pena conferir e participar desta ação de Guerrilha Cultural que é aberta ao público, como uma opção de diversão aos sábados à noite, sempre às 20 horas, e realizado a cada quinze dias.
O Grupo João Teimoso, também criou um BLOG do SARAU DAS ARTES (www.saraudasartes.blogspot.com), com fotos e informações dos SARAUS já realizados e datas dos futuros encontros, Participem!

SERVIÇO:


O quê? Sarau das Artes - Um encontro de Guerrilha Cultural
Quando? Sábado (19)
Onde? Recanto dos Artistas do Bar Kibe Lanches - Av. Herculano Bandeira, 241, Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior 

Informações: (81) 4141-5125
     BLOG DO SARAU: www.saraudasartes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário