terça-feira, maio 11, 2010

 

Ministérios Públicos brasileiros deverão ter rede
nacional de comunicação


Na I Reunião dos Assessores de Comunicação do Ministério Público Brasileiro, foi sugerida a formação de uma rede nacional de comunicação entre os Ministérios. Se acatada, a proposta será formalizada na próxima reunião do Colegiado(20 e 21 de maio, em Cuiabá - MT). 


Por meio da rede constituída, os MPs de todo o país poderão trocar experiências na área, compartilhar produtos de comunicação, promover ações conjuntas e tratar da elaboração do Programa Nacional de Comunicação Social do Ministério Público Brasileiro. Na abertura do encontro, em Curitiba, o presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, falou da importância da comunicação no processo de efetivação de direitos. "Uma comunicação eficiente é ferramenta essencial para a ponte entre a comunidade e o Ministério Público. De um lado, para fazer a difusão das leis, sobretudo as que têm cunho social; por outro, para difundir o papel do Ministério Público; para que a sociedade compreenda a atuação do membro do MP como agente político de transformação social", afirmou.
Designado pelo CNPG para coordenar as discussões sobre o tema comunicação no âmbito do Conselho, o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, destacou que a ideia é desenvolver um programa de comunicação social que fale diretamente à população, para garantir o entendimento de todos acerca das atribuições do Ministério Público, sobretudo na defesa dos direitos sociais coletivos, como saúde, educação e meio ambiente. "A população precisa saber de fato o que é o MP, quem trabalha na instituição e o que faz o membro do Ministério Público", diz. "Precisamos divulgar a instituição, a marca Ministério Público, em todo país".
No Recife, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, apoiou a iniciativa e destacou a importância do papel das Assessorias de Comunicação do Ministério Público Brasileiro nesse processo de aproximação entre a instituição e a sociedade brasileira. "A ideia de um trabalho conjunto das assessorias pode resultar em bons frutos para nossa instituição como um todo, principalmente no momento delicado vivido hoje pelo MP brasileiro", disse Varejão.
Nessa linha, algumas estratégias de comunicação voltadas para aproximar ainda mais o Ministério Público da sociedade já vêm sendo discutidas pelos assessores em rede nacional. Entre elas, a realização de pesquisa nacional de opinião pública sobre o MP e promoção de campanhas sociais em todo o País, além da ampliação das discussões de temas relevantes para o Ministério Público Brasileiro. 

Fonte: Ministério Público de Pernambuco  -  10 de Maio de 2010

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