segunda-feira, junho 04, 2012

Exposição O Legado da Coruja entra em cartaz nesta quarta -feira (06) na Fundaj


 A exposição O Legado da Coruja, do artista Chris Marker, estará aberta ao público a partir das 19h00, do dia 06/06, na Galeria Vicente do Rego  Monteiro,na Fundaj do Derby. O trabalho de Chris Marker segue em cartaz até o dia 02/09.
 Chris Marker nasceu em Paris no ano de 1921. É cineasta, fotógrafo, escritor e artista multimídia, estudou filosofia com Jean-Paul Sartre. Entre seus filmes mais conhecidos estão La Jetée (O Molhe, 1962), Le fond de l'air est rouge (O fundo do ar é vermelho , 1977) e Sans Soleil (Sem Sol, 1983), nos quais lida, de modo original, com questões da memória e da história, as possibilidades e os limites de se ser protagonista no mundo. Ele se juntou a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, e após o conflito, começou a escrever e a fazer filmes.
 A exposição possui duas camadas distintas que se articulam: o trabalho de Chris Marker e o contexto específico em que ele é inscrito e oferecido ao público. Sem pretender criar uma ligação imediata e clara entre um e outro, a mostra procura ativar a importância de (re) visitar O Legado da Coruja a partir do sentimento de urgência que a recente crise européia desperta. E busca construir uma plataforma de debate e reflexão sobre as fraturas do mundo atual a partir dessa singular produção artística feita há mais de duas décadas.
 Na primeira parte são exibidos os 13 episódios de O Legado da Coruja, projetados em sequência diária, de modo que o tema da exposição seja mostrado integralmente no final da série. Na segunda, foi criado um ambiente de pesquisa e debate, com informações sobre o artista e a crise atual na Europa, disponibilizadas aos visitantes por meio de jornais, revistas, livros e outros vídeos. Além disso, em espaços distintos, profissionais de diversas áreas são convidados a refletir e a discutir, sobre o tema O Legado da Coruja e as circunstâncias de sua exibição.
 A exposição é composta de vários episódios temáticos: Simpósio, Olimpíadas, Democracia, Nostalgia, História, Matemática, Logomarca, Música, Cosmogonia, Mitologia, Misoginia, Tragédia e Filosofia. Ao longo de 5 horas e 30 minutos, o espectador é confrontado com a origem dessas palavras na Grécia Antiga e com a sua relevância para a criação e persistência das noções de Ocidente e de Europa. Cada episódio é conduzido pelas falas de reconhecidos pensadores e artistas, seguidas por imagens filmadas ou selecionadas das mais variadas fontes, gerando um campo de disputa entre conceitos.
 Filmado em cinco cidades em um período de dois anos, e contando com 49 convidados, os episódios têm como foco conceitos surgidos na Grécia Antiga que persistem, trazendo elementos organizadores do pensamento corrente no mundo ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como guia nessa jornada.
 O tema Grécia foi escolhido pelo autor, pois o país tem sido ameaçado de ser excluído da Zona do Euro e da Comunidade Européia, além de ser apontada como um dos maiores responsáveis pela progressiva fragilização do padrão monetário europeu. Nesse contexto traumático, o governo da Grécia tem adotado medidas que penalizam gravemente a população mais desprotegida, garantindo os ganhos dos bancos que financiaram o endividamento do país.

Com informações da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário