sexta-feira, setembro 06, 2013

Gratuito: Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife no teatro de Santa Isabel nesta quarta (11)

Foto: Divulgação
 A Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel na próxima quarta-feira (11), às 20h, para o seu primeiro concerto com o maestro Marlos Nobre. A apresentação, que seria no dia 28 de agosto e teve de ser adiada devido ao apagão no Nordeste, terá como solista convidada a jovem pianista Rachel Gico Casado. A entrada é franca.
 O espetáculo terá início com o hino nacional, composição de Francisco Manuel da Silva. Em seguida será executada a “Abertura Egmont Opus 84", de Beethoven, baseada na peça de Goethe sobre um conde que chefia uma revolta flamenga contra o jogo espanhol no século XVI. Na sequência, Rachel Gico Casado executa o Concerto para Piano e Orquestra nº 23 em La Maior, K. 488, de Wolfgang Amadeus Mozart.
 Finalizando a noite, a Orquestra Sinfônica toca a “Sinfonia nº 5 em Mi menor Opus 64”, de Tchaikovsky. Bucólica, valsante, marcial, apoteótica, é a preferida das salas de concerto e considerada a melhor do autor russo. De acordo com Marlos Nobre, a escolha desta peça teve também como critério propor um desafio e um estímulo artístico aos músicos. “Esta é uma das mais difíceis composições da música erudita, escrita em quatro movimentos e quase 42 minutos de duração. Requer muito estudo e ensaio, e os músicos tiveram um desempenho excelente”, disse.

Marlos Nobre - Nascido no Recife, em 1939, Marlos Nobre começou a estudar piano e teoria musical no Conservatório Pernambucano de Música aos nove anos. Posteriormente, com uma bolsa da Fundação Rockefeller, realizou estudos avançados de composição no Centro Latino-americano de Altos Estúdios Musicales do Instituto Torcuato Di Tella em Buenos Aires com Alberto Ginastera, Olivier Messiaen, Riccardo Malipiero, Aaron Copland e Luigi Dallapiccola (1963-1964).
 Estudou ainda composição com Alexandre Goehr e Günther Schüller no Berkshire Music Center em Tanglewood, EUA (1969), onde trabalhou com Leonard Bernstein. No mesmo ano estudou música eletrônica no  Centro de Música Eletrônica de Columbia-Princeton em New York, com Wladimir Ussachevsky.
 O pianista despontou para a cena mundial. Hoje, ele coleciona um extenso currículo artístico, com premiações em concursos nacionais e internacionais de composição. Nobre também já dirigiu grandes orquestras do Brasil, como a Sinfônica Nacional, a do Estado de São Paulo e a do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e de outros países, como a Filarmônica de Londres e a Sinfônica da Venezuela. Recebeu condecorações importantes, como a Medalha de Ouro de Mérito Cultural de Pernambuco (1978); Oficial da Ordem do Rio Branco do Itamaraty (1989); Oficial da Ordre des Arts et des Lettres da França; e Troféu Cultural da Cidade do Recife (2004).

Rachel Gico Casado - Pianista natural do Recife, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música com a professora Hilda Nobre de Almeida. Aos 7 anos já despontava como grande promessa no mundo da música pernambucana, dando seu primeiro recital. Foi solista das Orquestras Sinfônica do Recife e de Olinda. É bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Piano pela Universidade Federal da Paraíba esta finalizando o Doutorado em Piano pela Universidade Federal da Bahia.
Rachel obteve vários primeiros lugares em concursos nacionais de Piano (Goiânia, Salvador, Natal, Recife), entre outras premiações. Teve como mestres Elyanna Caldas, Jussiara Albuquerque, Marco Caneca, Lanfranco Marcelletti, José Henrique Martins, além de cursos e masterclasses com nomes como Nelson Freire, Marco Antônio de Almeida, Paul Rutman, Dalton Baldwin, entre outros.
Em 2000 foi aceita para o “Master Degree in Piano Performance” na Carnegie Mellon University, Pittsburgh.  Durante a sua estada nos Estados Unidos, foi aluna da professora Irene Schreier e professora de piano erudito do “Jazz Workshop”, na Carnegie Library, além de ter tocado vários recitais como solista e camerista. No ano de 2010, foi apresentadora e responsável pela seleção musical do programa de radio Pianíssimo, transmitido pela Radio Universitária AM. Juntamente com sua irmã, a flautista Conceição Casado, forma o Duo Casado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário