quinta-feira, setembro 05, 2013

16º Festival de Teatro dá preferência a espetáculos locais

 O 16º Festival Recife do Teatro Nacional, que acontece de 22 de novembro a 1º de dezembro, traz novidades. Pela primeira vez a grade de espetáculos e atividades de formação será montada a partir de seleção pública, que destina 50% da programação para produções locais. O prazo para envio de propostas é até 17 de setembro.

 O formato de convocatória foi adotado com o objetivo de valorizar a diversidade de formas de expressão da linguagem teatral e promover a troca de saberes entre artistas locais e visitantes. Na elaboração da programação serão consideradas ações voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, contemplando as produções de teatro de ator, performance, bonecos, sombra, formas animadas e dramáticas populares, bem como as criações dirigidas à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

 Podem inscrever-se no processo seletivo pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins econômicos. Além de custear o cachê dos grupos, o Festival se responsabilizará pelas despesas de transporte aéreo e/ou terrestre das companhias de fora do Recife, bem como pelo transporte local, alimentação e hospedagem destes.

 As montagens ocuparão os Teatros de Santa Isabel, Barreto Junior, Luiz Mendonça, Apolo e Hermilo Borba Filho, podendo ainda atender a espaços alternativos, a depender das condições técnicas e estéticas da performance. No processo de avaliação o primeiro item a ser considerado será a apresentação de toda a documentação solicitada, para posteriormente serem analisados os itens que comprovem a qualificação artística.

 A convocatória e seus anexos estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife ou no Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, localizado na Rua do Apolo, nº 121, Bairro do Recife, Recife (PE). Informações adicionais podem ser obtidas através dos números 3355-3318, 3355-3319 ou 3355-3321. Ou ainda pelo e-mail 16frtncgpe@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário