segunda-feira, outubro 09, 2017

Escritor Gilvan Lemos terá biografia lançada hoje na APL

Hoje (09), às 19h, na Academia Pernambucana de Letras (APL), será lançada a biografia do escritor Gilvan Lemos, titulada O Último Capítulo, escrita pelo jornalista Thiago Correa. Gilvan Lemos é um imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL), para a qual foi eleito por unanimidade. O livro de Thiago Corrêa conta a trajetória do escritor, nascido em São Bento do Una, em 1928, e que morreu no Recife durante o período de entrevistas para o livro, em 2015, vítima de um infarto fulminante. Para dar andamento à obra, o autor recorreu à família e a pessoas que conviveram com o dono da biografia para recompor sua trajetória, descrita em 194 páginas e mais de cem imagens, entre fotografias e desenhos.

Foto: Divulgação
Em seu primeiro trabalho como biógrafo, Thiago deixou suas raízes jornalísticas tomarem conta: buscou outras fontes - os motoristas com quem o escritor andava, os amigos com quem convivia, a família, a sobrinha de quem o escritor era próximo. 

A biografia é um lançamento da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) dentro de sua “Coleção Memória”, que destaca personalidades importantes para a história política e cultural de Pernambuco. Até Gilvan Lemos, a proposta da coleção era tratar somente de nomes vivos. Sobre o lançamento do livro, o autor acredita que o será uma oportunidade para reencontrar pessoas que participaram da produção do livro e falar um pouco sobre Gilvan afinal, "ele teve uma passagem interessante na Academia Pernambucana de Letras: tentou entrar várias vezes e quando conseguiu já estava no fim da vida, mas foi eleito por unanimidade. Vai ser um bom lugar para rememorá-lo", pondera o biógrafo.


Conferências

Um pouco antes do lançamento do livro, por volta das 16h, haverá conferencias de Nivaldo Mulatinho Filho sobre os 130 anos do livro A Relíquia de Eça de Queiroz, e das Cartas Familiares e Bilhetes de Paris, com a então presidente da APL, Margarida Cantarelli. Trata-se de uma sessão conjunta entre a Academia Pernambucana de Letras, a Associação Eça de Queiroz e o Gabinete Português de Leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário