quarta-feira, agosto 08, 2012

O mal estar da Cultura é tema de palestra de psicanálise no Recife


 No próximo sábado (11), haverá um debate com o tema o mal-estar na cultura no ponto de vista psicológico, dentro da programação mensal da iniciativa Frentes da Psicanálise. Comporão a mesa os psicanalistas Carlos Domingues e José Mário Ramos. A mediação ficará por conta do escritor e também psicanalista, André Resende.
 O tema está sempre presente na psicanálise e, inclusive, Sigmund Freud publicou seu ensaio, Mal-Estar na Cultura – Das unbehagen in der Kultur, em 1930 -, hoje um dos mais famosos. Na tradução brasileira o título chega a aparece como Mal-Estar na Civilização. Um dos tradutores tentou dar uma explicação para colocar Civilização em lugar de Cultura. Mas a palavra Civilização existe em alemão. Se Freud não a usou, não a usou porque não quis.
  Para bem traduzir este conflito humano, em um dos trechos do livro Freud cita:“É difícil escapar à impressão de que em geral as pessoas usam medidas falsas, de que buscam poder, sucesso e riqueza para si mesmas e admiram aqueles que os têm, subestimando os autênticos valores da vida. E no entanto corremos o risco, num julgamento assim genérico, de esquecer a variedade do mundo humano e da sua vida psíquica. Existem homens que não deixam de ser venerados pelos contemporâneos, embora sua grandeza repouse em qualidades e realizações inteiramente alheias aos objetivos e ideais da multidão. Provavelmente se há de supor que apenas uma minoria reconhece esses grandes homens, enquanto a maioria os ignora. Mas as coisas pode não ser tão simples, devido à incongruência entre as ideias e os atos das pessoas e à diversidade dos seus desejos.” 
 Os participantes receberão certificados, que serão enviados posteriormente por e-mail, num link. Para isso, é necessário que cada participante registre a sua presença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário