sexta-feira, junho 15, 2012

Ponto de vista: rock também pode ser modelo de empreendedorismo

Wall paper Bandas de Rock/Divulgação
 Quando refletimos sobre sucesso no meio empresarial, surge logo às cabeças grandes organizações como Microsoft ou Apple. No entanto, o processo de inovação que está por trás dessas companhias, assim como a projeção das ideias dos seus líderes no mercado de trabalho, que têm como  receita do sucesso tem uma estreita relação com as experiências das bandas de rock famosas.
 Para o escritor, jornalista e psicólogo Malcom Gladwell, um grupo de rock pode fazer história não só através da música, mas também por sua capacidade de inovação. Para ele, que tem se referido a esses temas em suas aulas de inovação ao longo de sua carreira, um dos melhores exemplos é a experiência da banda inglesa Fleetwood Mac, criada no fim dos anos 1960.
 Não é a primeira vez que se extraem lições de negócios, como liderança, marketing, gestão e inovação. No livro Come Together: The Business Wisdom of the Beatles, Richard Courtney e Cassidy George refletem sobre os ensinamentos que uma banda pode dar aos homens de negócios, que não só se baseiam em seus sucessos musicais, mas também em uma gestão exitosa que lhes permitiu ir mais longe e eternizarem-se na história. Não dá para se excluir as estrelas atuais, como a cantora de pop Lady Gaga, que também é um caso de estudo em aulas de marketing.
Imagem: Thinkstock

 Gladwell relaciona esses atributos com o que se tem que levar em conta no processo de inovação: "empreendedores que querem mudar o mercado e bandas de rock têm três elementos em comum: a história, dez anos de trabalho e a inovação experimental".

Sucesso: mais que magia

 A Fleetwood Mac foi uma das bandas de maior sucesso no mundo nos anos 1970. Logo, seus integrantes não conseguiram chegar ao topo de um dia para o outro. Por trás de tudo se esconde um trabalho árduo, como acontece com os inovadores. Isso é fundamental, pois para vários dos especialistas em temas de inovação o processo é quase tão relevante quanto a materialização de uma ideia brilhante.
 "Algumas pessoas, quando refletem sobre as grandes ideias, acreditam que elas surgiram de uma hora para outra, consideram que há uma sorte mágica envolvida. Mas as coisas não são assim", destaca Gladwell, que exemplifica com um marco na carreira da Fleetwood Mac, que só depois de 16 anos de sua fundação produziu "Rumours", sua obra mais importante.




De Mariângela Borba com informação do portal Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário