sexta-feira, junho 15, 2012

10ª Mostra de Dança promove oficinas gratuitas


Foto: Divulgação
 Em dois de julho 2010, Inês Bogéa esteve no Recife, ministrando uma palestra no Salão Nobre do teatro de Santa Isabel. No mesmo dia, a seleção brasileira de futebol rolaria a bola no campo contra a Holanda na final da copa do mundo. Logo, esta não foi a razão para que aqueles que têm sede de cultura faltassem à palestra. A plateia que compareceu ao Salão Nobre do Santa Isabel foi bem calorosa e trocou bastante experiências e informações com a brilhante bailarina e pesquisadora de dança. O sucesso foi tanto que agora, em 2012, a dançarina está de volta ao mesmo local. No entanto, as vagas são limitadas, até porque a capacidade do salão é de 120 lugares. 
 No mesmo dia da palestra de Bógea, o coordenador de Dança da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), Fabiano Carneiro, irá falar sobre "Políticas Públicas para Dança" na Caixa Cultural (Marco Zero). No outros dias,  Suely Machado, do Grupo de Dança 1º Ato (MG), fará um bate papo sobre Pedagogia do movimento na dança e Carla Vendramin (RS) falará sobre acessibilidade em dança.
 A inscrição pode ser feita pelo site da mostra. Basta imprimir o formulário, preencher, assinar e enviar para o  e-mail. mbd.seminarios@gmail.com


Programação:

Dia 02 de julho (segunda-feira)
10h30 as 12h30
Mesa “Políticas Públicas para a Dança”
Um debate sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas na área de dança nas três esferas federativas.
Palestrantes:
Fabiano Carneiro – coordenador de Dança da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Governo Federal
Marilia Rameh –Assessora de Dança da Secretaria de Cultura de Pernambuco
Christianne Galdino– Gerente de Dança da Gerencia Operacional de Artes Cênicas da Fundação de Cultura do Recife
Medição: Liana Gesteira, do Acervo Recodança
Local: Caixa Cultural (Recife Antigo – Marco Zero)
Dia 02 de julho (segunda-feira)
14h30 às 16h30h
Palestra “Vida de Bailarino”
Este encontro apresenta, em vídeo, as histórias de alguns artistas da São Paulo Companhia de Dança, seus medos, desejos e alegrias. Inês Bogéa também trata do cotidiano do bailarino e das distintas etapas da carreira: a formação, a profissionalização e a transição para outra carreira dentro do próprio universo da dança.
Palestrante:
Inês Bogéa (SP) -diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007), é professora no curso de especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo/Maria Antônia, documentarista e escritora.
Local: Teatro de Santa Isabel (Salão Nobre)
Praça da República, s/n - Santo Antônio Recife - PE, 50010-040

Dia 04 de julho (quarta-feira)
14h30 às 16h30
Mesa "Pedagogia do Movimento na Dança"
Um debate sobre a Pedagogia do Movimento e como seus princípios podem contribuir para os processos de criação em dança e para a formação do corpo do bailarino.
Palestrantes:
Suely Machado (MG)- graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado pela PUC - MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e com curso de extensão em Pedagogia do Movimento para o ensino da dança ( Escola de Belas Artes – UFMG). É bailarina, coreógrafa e diretora Grupo de Dança 1º Ato.
Renata Camargo (SP/PE) – graduada em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É formada em: Pilates a (Physiopilates) e dirige o FISIO-ARTE PILATES STUDIO, Osteopatia (UFPE), RPG (Souchard), Educação Somática (técnica Klauss Vianna). Com teatro e dança desenvolve atividades como dançarina, e também com direção corporal de atores e pesquisas de linguagem cênica.
Mediação: Taína Veríssimo, do Acervo RecorDança
Local: Teatro de Santa Isabel (Salão Nobre)
Praça da República, s/n - Santo Antônio Recife - PE, 50010-040
Dia 05 de julho (quinta-feira)
14h30 às 16h30
Mesa“Perspectivas de inclusão - Dança integrada e acessibilidade para a dança”
Este encontro irá discutir ações de inclusão, a partir do trabalho de dança integrada desenvolvida pela artista Carla Vendramim, e de estratégias de acessibilidade comunicacional em espetáculos de dança, como recursos de áudio-descrição, a partir da experiência de Andreza Nóbrega.
Palestrantes:
Carla Vendramin (RS) – mestre em coreografia pela Middlesex University e formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic, Londres 2008. É fisioterapeuta pela FEEVALE /1997, cursou o treinamento em reabilitação neurológica Conceito Bobath na Clinica Kínisis 1999.
Andreza Nóbrega (PE) - mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Quadro de Cena, e uma das fundadoras da Vouver Acessibilidade que presta serviços e consultoria na área de Acessibilidade Comunicacional. Desenvolve pesquisa na área de tecnologias assistivas, arte e inclusão.
Mediação: Marcelo Sena, do Movimento Dança Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário