sexta-feira, junho 15, 2012

TV e rádios universitárias de Pernambuco em greve

                                                                  Divulgação
 Por conta da greve dos servidores, a programação da TV Universitária da Universidade Federal de Pernambuco está fora do ar desde às 10h desta sexta-feira (15). As rádios Universitárias AM e FM também estão participando da paralisação. Tocam, apenas, música instrumental com uma interrupção, a cada cinco minutos, informando sobre a greve. Durante a tarde, os servidores farão uma reunião a fim de discutir sobre a paralisação, decretada na noite de ontem (14). Um dos assuntos em pauta é debater se coloca no ar a programação nacional da emissora.
 Entre as reivindicações da TV e das rádios - que, juntas, contam com 75 funcionários -, estão o reajuste salarial de 17%, carga horária de 30 horas semanais, paridade salarial entre ativos, aposentados e abertura de concurso público para ampliar o número de funcionários. 
 Logo, existe também uma pauta local, que pede a saída do gestor Ascendino Silva e mudanças estruturais. "O prédio está deteriorado e os estúdios também, além da torre de transmissão que está oxidada, correndo o risco de peças caírem em cima dos transeuntes", diz Roberto Calou, um dos funcionários do comando de greve. 
 Calou ressalta que a adesão ao movimento chega a 100%. Os funcionários alegam que estão ociosos por conta da falta de programação local. "Hoje há apenas três programas. O diretor prefere trazer programas de produtores independentes e fica sucateando os profissionais da casa. Há um tráfico de influências com a TVPE, cujos programas são retransmitidos pela TVU. Não somos contra a TVPE, mas a favor da TVU", ressaltou o funcionário.


Mariângela Borba com informações do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário