segunda-feira, junho 11, 2012

Homens e Caranguejos chega ao Recife e traz oficina aplicada ao ator


Fotos: Alicia Peres
 Nos próximos dias 16 e 17, será apresentado no Recife o espetáculo "Homens e Caranguejos", dirigido por Luciana Lyra e encenado pelo Coletivo Cênico Joanas Incendeiam. O espetáculo é baseado no único romance escrito por Josué de Castro e estreou em maio no estado de São Paulo. No dia 16, a companhia realizará uma oficina gratuita, com apenas 25 vagas, gratuita, abordando a "Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do ator". As inscrições devem ser feitas até o dia 14 através do envio de carta de intenção e currículo para o email duasdecriacao@gmail.comA oficina será realizada apenas no Recife.

Espetáculo: Dois grupos, múltiplas vozes e um tema: a fome. A Cia Duas de Criação, dirigida pela recifense Luciana Lyra, em parceria com sua conterrânea Viviane Madu, juntou-se ao Coletivo Cênico Joanas Incendeiam (SP), composto pelas atrizes Beatriz Marsiglia, Camila Andrade, Juliana Mado e Letícia Leonardi, para realizar a montagem do espetáculo inédito Homens e Caranguejos, baseado no único romance do geógrafo pernambucano Josué de Castro, um estudioso de múltiplos saberes que lutou pela construção de uma democracia social no Brasil.

 Escrito em 1966, o romance foi traduzido em várias línguas e já foi adaptado para o teatro pela francesa Gabriele Cousin, em 1969. No entanto, nunca foi encenado e nem outra dramaturgia foi produzida em âmbito nacional, especialmente criando interfaces do texto romanceado com a realidade de comunidades existentes no Brasil contemporâneo, como é o caso desta montagem. Nesta versão teatral de Homens e Caranguejos, com dramaturgia e encenação de Luciana Lyra, a ideia não é a transposição literal do romance, mas a criação de fricções entre o universo criado por Josué e o cotidiano de duas comunidades brasileiras: a Ilha de Deus, em Recife e o Boqueirão, em São Paulo, que foram pesquisadas durante dois anos pelas atrizes-criadoras.

Foto: Alicia Peres/Divulgação
 A trama do espetáculo gira em torno de um menino, que chegou à cidade e aos mangues com seu pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho. Sua vida se divide entre trabalhar para o padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive no seu mocambo com suas pernas imóveis. Cosme vê a Aldeia dos Demais, comunidade ficcional onde moram, através dos reflexos num pedaço de espelho e o mundo através dos jornais velhos do menino. É Cosme quem fomenta no menino certa consciência política e instiga a lutar contra o Rei Dom Agamenon pelo direito às terras da Aldeia. Atravessando o labirinto de mocambos a revolucionar, o menino brinca com a morte, é o próprio Ícaro a sonhar com dias melhores.

 O espetáculo "Homens e Caranguejos" vem sendo apoiado pelo ProAC, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e estreou no dia 26 de maio, em São Paulo. Em seguida, o espetáculo se apresentou por diversas cidades do interior paulista, como Suzano e Mogi das Cruzes. Dando continuidade a sua turnê, a Cia Duas de Criação e o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam trazem ao Recife o espetáculo, que será apresentado gratuitamente nos dias 16 e 17 de junho, no SESC Santo Amaro.

“Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do  ator”

 Durante o processo de criação do espetáculo, o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam tomou contato com esse complexo de procedimentos de criação, que relaciona os mitos pessoais de cada artista ao tema-guia abordado no espetáculo. Essa metodologia, criada por Luciana Lyra, da Cia. Duas de Criação, diretora e dramaturga de Homens e Caranguejos, será o ponto de partida para os experimentos cênicos com atores e estudantes de teatro.

Público-Alvo
Atores, estudantes de teatro e artistas em geral.

Data
16 de junho de 2012 (sábado)

Duração da oficina
5 horas (8h às 13h)


Nenhum comentário:

Postar um comentário