quinta-feira, agosto 30, 2007

Fantástica esta idéia! Se cada um fizer a sua parte, poderemos construir um mundo melhor com atitudes, que para nós parecem pequenas, mas que são tão grandiosas para tantas famílias que passam fome e por todo tipo de privação. Seja você também um agente importante nessa campanha e divulguem aos seus amigos, assim podemos fazer um Brasil melhor para quem compra esta idéia.


Garrafas pet valem pães(publicado no Jornal de Brasília de 15/08/2007)

Em 32 padarias do DF, quatro vasilhames com tampa podem ser trocados por um pãozinho francês
Recipientes serão doados à cooperativa 100 Dimensão
Mariana Branco


Se você compra água, refrigerante e manda asgarrafas pet direto para o lixo, fique atento: desdesexta-feira, 32 padarias do Distrito Federal estãotrocando quatro recipientes de qualquer tamanho,desde que com tampa, por um pãozinho francês. Fazendo a troca, você garante que o plástico, um material de difícil decomposição, vai ser reciclado e não poluirá o meio ambiente. A ação também tem cunho social, já que as garrafas serão entregues à cooperativa de reciclagem 100 Dimensão, no Riacho Fundo II, que garante o sustento de 200 famílias. A expectativa dos organizadores da campanha, o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília(Siab) e a Brasal Refrigerantes, fábrica da Coca-Cola no Distrito Federal, é chegar a 200 padarias inscritas nos próximos 30 dias. Ao todo, são 800 estabelecimentos do tipo no DF, que podem aderir à ação mais tarde, já que ela será em caráter permanente. É esperada uma arrecadação de 80 pets por dia em cada estabelecimento.


Expansão

"A idéia partiu daqui, mas há a possibilidade deexpandirmos para o Brasil. Já apresentamos aproposta à Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip)", explica Marcelo Ribeiro, um dos diretores do Siab e gerente regional da Abip. Ele esclarece que a expectativa para o desenrolar da campanha é boa, já que, antes mesmo do lançamento oficial, que será hoje, está havendo uma boa arrecadação. Marcelo colocou contêineres para garrafas disponibilizados pela Brasal nas duas filiais de seu estabelecimento, a padaria Candanga, na Candangolândia, no final da semana passada. Ele conta que, mesmo tendo como única divulgação faixas explicativas nas duas lojas, centenas de garrafas foram entregues em poucos dias. "Após o lançamento oficial, começarão a ser distribuídos panfletos nas escolas e será feita uma divulgação mais intensiva junto às padarias. Estamos contando com a garotada, que gosta desse tipo de coisa", comenta. De acordo com ele, os clientes acharam a idéia boa. "As pessoas gostaram muito, quase todo mundo tem esse tipo de garrafa em casa", afirma.

Destinação

Uma vez cheios, os contêineres cedidos aos donos de padarias serão recolhidos pela Brasal Refrigerantes, que levará o material para os trabalhadores da cooperativa 100 Dimensão. Lá, eles são ou vendidos a indústrias para serem reaproveitados, ou utilizados na confecção de objetos de artesanato, expostos em feiras e comercializados pelos trabalhadores. Vonaldo Lopes, coordenador da Oficina de Pet da 100 Dimensão, explica que a maior parte das garrafas coletadas é utilizada na produção de objetos, já que a cooperativa recebe muitas encomendas. Algumas vezes, no entanto, a quantidade obtida não é suficiente para dar conta da demanda. "Quando isso acontece, saímos fazendo campanha nas escolas. Esperamos que essa campanha nos ajude", comentou. Os cooperados confeccionam objetos de todo tipo - brinquedos, artigos de decoração - mas a vedete das vendas têm sido os pufs e sofás, todos feitos degarrafas, vendidos por preços que podem variar de R$40 a R$ 80, dependendo dos materiais de acabamento. Agora, a 100 Dimensão quer diversificar a produção, incluindo artigos como mesinhas de centro. A importância de as garrafas utilizadas terem tampa é que a vedação garante a estabilidade das pets, que, assim, correm menos risco de quebrar ou amassar e podem dar origem a objetos mais duradouros. Outro fator é que a tampa impede que a garrafa, antes de ser lavada para a reciclagem, se encha de formigas devido aos resquícios de líquidos como o refrigerante. A campanha Pet vazia, coração foi lançada no dia 15/08/2007, às 19h, na Federação das Indústrias de Brasília (Fibra). As padarias que tiverem interesse em participar da ação, podem entrar em contato com o Siab, pelos telefones (61) 3361-6260 ou (61) 3234-2727.


***"Quem deixa para fazer depois o que pode fazer
hoje, perde o que nunca mais encontrará: O Tempo" (desconheço o autor)

- "Tudo nos é lícito, mas nem tudonos convém"
(Paulo de Tarso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário