terça-feira, março 11, 2008

Recentemente, no programa de Ana Maria Braga (Rede Globo, diariamente às 8h), bombeiros ensinaram como agir em caso de elevador que trava, pára, dá pane...

Segundo as informações, setenta e seis pessoas no ano passado pederam a vida porque confiaram no zelador quando ele - num momento em que o elevador parou - usou uma chave de fenda e abriu um certo pino para que as pessoas escapassem da situação. Ocorreu que houve gente que tentou sair pela metade aberta do elevador (O QUE É TOTALMENTE ERRADO). O elevador movimentou-se e a pessoa foi cortada ao meio. Outras tiveram mãos, braços, cabeças amputadas.
NUNCA tente sair pelo buraco, pela parte aberta entre dois andares!!!
O procedimento correto é o seguinte:
Aperte o botão do alarme ou o botão que indica que está avisando a alguém. Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguardando calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo... Procure se lembrar que você está trocando tempo por segurança.

Não aceite ajuda de estranhos e JAMAIS saia com o elevador aberto pela metade... Ele pode subir ou descer de repente.

O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo, e totalmente inoperante...
Daí ele avisa a um outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador... e este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro.
Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais um elevador cai sem mais nem menos simplesmente.
Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!
Agora algo importantíssimo: ANTES de entrar no elevador, sempre olhe se ele está ali, no seu andar, COM A LUZ ACESA, pronto para que você entre. Quando há um problema que deixa o elevador inoperante, o zelador ou a pessoa responsável deve desativar o elevador e, o que é importantíssimo, deixar o elevador parado no TÉRREO... com a porta fechada!!!!!!!

Se o zelador esquecer de FECHAR A PORTA com o elevador parado no TÉRREO, o elevador vai ficar subindo e descendo normalmente. E quem for usá-lo vai encontrar um vazio que, naturalmente, vai dar no poço do elevador. Então a pessoa cai se não SE CERTIFICAR DE QUE O ELEVADOR ESTÁ EM SEU ANDAR...

Só para fixar melhor: ANTES de entrar no elevador, sempre olhe se o mesmo está parado realmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E, logicamente, espere que as pessoas saiam ANTES de você entrar e fique atento no número de ocupantes... se está compatível com o peso que diz na placa!
Quando muito cheio, evite entrar, pois pode haver problema!!!
Então, resumindo, se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros... e não do zelador, ou de um "abelhudo" que diz que tudo "já está sob controle".
E em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador... somente faça uso da escada...
Ensine aos seus amigos. Você pode salvar uma vida.
Bombeiros - telefone 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário