segunda-feira, junho 02, 2008



Quando uma relação de trabalho ou matrimonial
chegar a esse ponto, talvez menos do que isso, sinal de que o amor acabou. Não é
melhor partir pra outra? E o curioso é que os seres humanos, hoje, precisam mais do que nunca de duas coisas: paz e alegria de viver.







ASSÉDIO MORAL É UM PROCESSO SINGULAR, NO QUAL A PESSOA SE
TRANSFORMA NAQUILO DE QUE É ACUSADA.





O assédio moral é a prática sutil e repetitiva, de um agressor em posição de dominação com relação à vítima, que, por palavras, gestos e atitudes destrói sua autoconfiança e a "aprisiona", minando, aos poucos, importantes feições de sua personalidade.

As principais características destacadas são: permanência no tempo (continuidade de agressões), sutileza (mecanismos de comunicação que o agressor estabelece, para que os outros não percebam a violência dirigida à vítima) e bilateralidade (posição de dominação do agressor com relação à vítima).
Entre as quatro paredes de um casamento, é nas palavras, no tom, no olhar, na ironia, na indiferença e na humilhação que se descobrem os primeiros sinais da crueldade psicológica. As cicatrizes, às vezes, são mais profundas do que as de uma agressão física. O jogo do poder se instala insidiosamente nas refeições, nos passeios de fim de semana, na educação dos filhos, no aproveitamento maldoso das confidências...
A autora dos livros MAL-ESTAR NO TRABALHO - REDEFININDO O ASSÉDIO MORAL e A VIOLÊNCIA NO CASAL (ED. BERTRAND BRASIL) falou sobre esse vírus invisível que corrói aos poucos as relações amorosas. A intimidade excessiva cria a violência. O assédio moral no casamento, se não é combatido a tempo, resulta freqüentemente em agressões. Mesmo após tantas décadas de feminismo, na França três mulheres são mortas a cada 15 dias pelo companheiro ou marido. Um dado impressionante do Ministério do Interior francês. Marie-France, com base nas histórias de suas pacientes, aconselha: "Antes do primeiro tapa, reaja à violência verbal e psicológica". Corte o mal pela raiz. Se as pancadas em sua auto-estima não deixam hematomas dignos de capa de revista, não se iluda achando que são menos graves. Assédio moral também destrói e mata. Deixa seqüelas, aleija a alma.
"O objetivo de meu livro é ajudar as mulheres a reconhecer os primeiros sinais. A violência é um modo de relação, um comportamento repetido no dia-a-dia e não apenas o clímax da agressão", diz Marie-France. A psiquiatra lamenta que as jovens continuem buscando dicas de como seduzir, como satisfazer o homem, como ser o que eles esperam de você". Esse tipo de obsessão provoca um condicionamento negativo. No casamento, não se pode ter medo de divergir do companheiro. Marie-France é a favor das "cenas de faxina doméstica", as discussões que servem vista. "Prefiro os conflitos, mesmo barulhentos, porque há mais respeito do que quando um tenta se impor sobre o outro. A violência silenciosa, o olhar de censura, a alfinetada sem elevar o tom podem destruir a identidade." O resultado, muitas vezes, é que a mulher se desvaloriza, se deprime e se culpa. Sua alma se torna escrava daquele relacionamento, como numa lavagem cerebral.
Para a autora, os casais estão cada vez mais distantes, porque cada um procura no outro algo que não está disponível. "O homem precisa mais de uma certa proximidade. Busca mais uma fusão, receia o abandono e vive uma crise de impotência no trabalho, na sociedade e em casa. Ele não consegue mais ser o provedor. Por outro lado, a mulher está cansada de ser a mãe, a enfermeira, a protetora. Já que trabalha fora e é autônoma, quer também alguém que se ocupe dela, como ela se ocupa dele." Marie-France acredita que todos estão vivendo uma solidão maior. Entre as grandes armadilhas, está o "homem-ventosa", que usa um processo de sedução para "se colar, grudar, absorver, vampirizar".
Veja, agora, algumas frases que são ditas no casamento e que, se repetidas com freqüência, denunciam o desejo de dominar, humilhar, denegrir, intimidar. São expressões que ilustram casos reais contados pelas pacientes de Marie-France. É o começo da violência sutil, que aumenta progressivamente... até que a vítima acaba sem saber o que é normal ou não, o que dizer, o que pensar. São mensagens de sedução no início, seguidas de ameaças veladas ou de clara hostilidade e fria indiferença.
  1. "Eu digo isso porque te amo."
  2. "Não adianta eu te explicar, você não vai entender mesmo."
  3. "Seu comportamento não me surpreende."
  4. "Com a família que você tem..."
  5. "Você acha que sou um imbecil?"
  6. "Você não vai conseguir."
  7. "Prefiro que você não faça isso sozinha."
    Não tenho nada a ver com isso, não é problema meu."
  8. "Sei melhor do que você o que é bom para você."
  9. "Pára de falar besteira."
  10. "Afinal, você tem medo do quê?"
  11. "Você vive reclamando."
  12. "Por que você não consegue fazer nada direito?"
  13. "Todo mundo sabe que você é louca, eu deveria internar você."
  14. "Se você passar daquela porta..."





VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA (saiba identificar)



  • Ignorar a existência da mulher e criticá-la, inclusive, através de ironias e piadas sexistas/machistas;
  • Falar mal de seu corpo;
  • Insinuações de que têm amantes;
  • Ofensas morais contra a mulher e a sua família;
  • Humilhação e desonra, inclusive, na frente de outras pessoas;
  • Desrespeito pelo trabalho da mulher em casa;
  • Críticas constantes pela sua atuação como mãe;
  • Uso de linguagem ofensiva em relação à sua pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário