segunda-feira, agosto 31, 2009



Antes de estrear amanhã, o Blog do Lula já é alvo de críticas


O Palácio do Planalto lançará na próxima segunda-feira o blog da Presidência da República. O site - popularmente chamado de blog do Lula - vai disponibilizar informações das atividades e ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governo de forma geral. Apesar de considerarem a iniciativa positiva, especialistas em internet e política criticam o novo blog.

A ideia do governo é usar o site como uma ferramenta para alcançar o público que usa a internet como principal meio de informação. "Eu acho que isso vai servir para algum tipo de aproximação, mas um pouco tarde demais, pois já estamos no final do governo do Lula", avalia Daniela Ramos, professora de Novas Tecnologias da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Proximidade

O blog do Planalto funcionará como uma agência de notícias e vai contar com uma equipe de repórteres, editores e programadores para publicar as informações. Não estão previstos posts escritos pelo presidente, além da sua coluna semanal enviada a jornais impressos e que será republicada no blog.

Para a professora, é fundamental que a autoria dos textos seja transparente para conseguir atrair os usuários de internet. "Tem que ficar claro quem escreve e qual é a proximidade dessas pessoas com o presidente", pontua.

Segundo ela, se o próprio presidente escrevesse no blog a credibilidade das informações seria maior. "Ele realizaria a expectativa do leitor de querer chegar perto de quem escreve. Muda a relação de credibilidade”, afirma.

Na opinião do sociólogo Sérgio Amadeu, autor do livro "Ciberespaço - A luta pelo conhecimento", Lula deveria ter um Twitter - site de relacionamento que permite aos usuários colocar mensagens curtas, de até 140 caracteres, que podem ser vistas por outros usuários que se cadastram para recebê-las.

"O presidente tem um carisma muito grande e um diálogo muito próximo com o cidadão, o que poderia ser utilizado muito bem pelo nanoblog", afirma. O Planalto estuda a criação de um Twitter do Planalto e um canal do site de videos YouTube.

Fonte: Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário