terça-feira, junho 26, 2012

Seminário de Cultura Popular é destaque em Pernambuco



Da esquerda para a direita: Maciel Salu, João do Pife e Guitinho da
Xambá, destaques no evento. Foto: Divulgação


 Nos próximos dias 28 (9h) e 29 de junho a capital pernambucana recebe o “I Seminário Cultura Popular: Tradição e Apropriações”. O encontro acontece no  no Auditório do IPHAN (Rua Oliveira Lima, nº824, Boa Vista - onde funcionava o antigo palácio do Bispo, na Soledade) e terá  quatro palestras. 
 De acordo com Alexandra de Lima Cavalcanti, Coordenadora da pasta de Cultura Popular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), o seminário vem para suprir uma carência de debates, principalmente no que diz respeito às conexões entre aqueles que estudam a Cultura Popular e aqueles que a praticam. 
 Abrindo a programação na quinta-feira (28/6) às 9h, a mesa Cultura Popular, Suas Reinvenções e Apropriações conta com a presença de Américo Córdula (MinC), Leonardo Leal (UFPE) e Guitinho (Nação Xambá). A mediação ficará por conta de Carlos Carvalho, diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado. No mesmo dia, à tarde, o escritor Wilson Freire, a jornalista e pesquisadora Maria Alice Amorim e o poeta, coquista e mestre de baque solto Adiel Luna conversam sobre Literatura, sob mediação do coordenador da pasta de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo.
 Já na sexta-feira (29), música, teatro, dança e formas animadas serão o foco do debate. A cultura popular como matéria-prima para a Música será o tema debatido pelos mestres Maciel Salu e João do Pife e pelo etnomusicólogo, fundador e diretor da Associação Cultural Cachuera, Paulo Dias, com mediação de Jr. Black. A mesa sobre Teatro, Dança e Formas Animadas será composta pelos professores Érico José Souza de Oliveira (UFBA) e Maria Acserald (UFPE) e pelo mamulengueiro Fernando  Augusto Gonçalves (Mamulengo Só Riso).
 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo e-mail seminarioculturapopularpe@gmail.com. Os interessados devem informar nome completo e número de um documento de identidade.


Serviço:
Quando? 28 e 29 de junho de 2012 - das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde? Auditório do IPHAN. Palácio da Soledade - Rua Oliveira Lima, nº824, Boa Vista
Informações: 3184.3040

Nenhum comentário:

Postar um comentário