quarta-feira, janeiro 30, 2013

Nesta quinta (31) começa o MobIT - Seminário Internacio​nal de Mobilidade


 Para entender e acompanhar as transformações pelas quais estão passando as cidades ao redor do mundo e debater soluções para mobilidade urbana, o Porto Digital vai reunir pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para a primeira edição do mobIT – Seminário Internacional de Mobilidade. Realizado nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, tem a proposta de promover o diálogo sobre as intervenções urbanas a partir da adoção de novas tecnologias de transporte, além de procurar estimular mudanças comportamentais e culturais para uma nova perspectiva de centros urbanos.
 A temática é ampla e abrange questões como desenvolvimento sustentável e inteligente, acessibilidade e inovações tecnológicas, tendo como foco principal a discussão sobre a cidade e a diversidade modal. Entre os convidados, estão o presidente do Canadian Urban Institute – instituição referência em promoção de qualidade de vida em centros urbanos-, John G. Jung, o professor de Oxford, Martino Tran, e o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Toulouse, Uli Seher, que abordará as novidades em relação às perspectivas e às potencialidades tecnológicas para a mobilidade do futuro.
 Além deles, o encontro traz o arqueólogo espanhol Jordi Pardo, que participou da concepção do projeto 22@, implementado na cidade de Barcelona, representando uma renovação urbana a partir da construção de um polo tecnológico; e Craig Nelson, especialista em sistemas de transporte inteligentes e desenvolvedor de ferramentas sobre mobilidade na web.
 Do cenário nacional, expõem suas experiências, o secretário Executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Maurício Broinizi, instituição que articula ações em diversas cidades brasileiras; Natália Garcia, criadora do cidadesparapessoas.com; o especialista em engenharia de transporte, Cláudio Marte; o superintendente de gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro, Waldir Peres, e o executivo Angelo Leite, presidente da empresa Serttel, especializada em tecnologia para soluções de tráfego e compartilhamento de bicicletas. Inscrições e programação completa estão no site: mobit.portodigital.org. As vagas são limitadas.
Serviço:
mobIT – Seminário Internacional de Mobilidade
Onde: Auditório do Banco do Brasil (Av. Rio Branco 240, Bairro do Recife)
Quando: 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário