sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Exposição que celebra os homenageados do Carnaval do Recife 2013 segue até o próximo 28\02


Foto: Divulgação

O universo fotográfico de Alcir Lacerda e as criações musicais de Naná Vasconcelos estão reunidos na exposição que celebra os dois homenageados do Carnaval do no primeiro piso do Paço Alfândega. 
 Organizada pela Casa do Carnaval e Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Prefeitura do Recife, a exposição apresenta um recorte com os principais momentos das carreiras dos homenageados. “Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos são duas pessoas de muita importância cultural, são herois nossos. Então, essa exposição é uma forma de aproximá-los das pessoas, de mostrar ao público como vale a pena conhecê-los e homenageá-los”, afirmou a secretária de Cultura, Leda Alves.
 Uma instalação sonora composta por garrafas e cabaças penduradas no teto e vídeos logo remete os visitantes às criações sonoras que marcam a obra de Naná Vasconcelos, enquanto uma projeção com 150 fotografias de Alcir Lacerda convida o público a mergulhar em seu mundo preto e branco. Além disso, a mostra conta com uma espécie de linha do tempo que conta um pouco das trajetórias dos homenageados do Carnaval deste ano.
“Estou maravilhado, gostei de tudo na exposição”, disse Naná Vasconcelos, antes de explicar a alguns dos visitantes como costuma transformar as garrafas e as cabaças em instrumentos musicais. Para a filha de Alcir, Betty Lacerda, o formato da mostra possibilitou uma aproximação entre as obras dos homenageados. “O resultado ficou ótimo, estamos todos muito alegres”, afirmou.
 De acordo com uma das curadoras da exposição, Clarice Hoffman, o processo de pesquisa incluiu a busca de pontos em comum nas obras dos dois. “Além de amarem os seus trabalhos, descobrimos que o mar era um elo entre os dois. Alcir fotografava bastante o mar, o que também aparece muito no trabalho de Naná. Por exemplo, na capa do seu primeiro disco, Africadeus”, explicou. A curadoria também foi assinada por Daniela Brilhante e Ticiano Arraes.
 A mostra em homenagem a Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente, de acordo com o horário de funcionamento do Paço Alfândega:
 Segunda-feira a sábado: 10h às 22h (segunda-feira a sábado);   Domingo: 12h às 21h.
Período do Carnaval: Sexta-feira (08/02) - das 10h à 00h; Sábado (09/02) - das 10h à 01h; Domingo a Terça-feira (10 a 12/02) - das 12h à 01h; Quarta-feira (13/02) - das 12h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário