sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Tradição indígena é reverenciada no Carnaval do Recife


 O tradicional encontro de 19 tribos indígenas realizado anualmente durante o Carnaval do Recife acontece na terça-feira (12) no Polo Chão de Estrelas. A festa é uma maneira de preservar as tradições e os costumes dos índios pernambucanos. Com seus trajes e danças típicas, as tribos mostram ao público algumas das técnicas utilizadas em tempos de guerra por seus antepassados. Esta é a 8ª edição do evento que é realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife.

 As apresentações acontecem a partir das 14h com a tribo Tupinambá, seguidos pela Tupi Guarany e Tupiniquins. Ao longo do dia ainda se apresentam o Caboclinho Sete Flexas do Recife, as tribos Tupã, Kapinawá, os cabolcinhos Tapinaré, Tupi, Arapahós, Tapuias Camarás, Cahetés de Goiana, Tribogê, Canindé de São Lourenço. A partir das 17h30 entram em cena as tribos Paranaguases, Taguaracy, Guaianás e os caboclinhos Canindé do Recife, de Camaragibe e Oxossi Pena Branca.

 O encontro, que foi criado em 2005, é uma forma de preservar as tradições das tribos pernambucanas e popularizar os costumes praticados dentro das comunidades indígenas.

 Em cada apresentação os índios contam com a presença de um porta-estandarte, que abre o desfile, seguido pelo Cacique e a Cacica, o Puxante, Espião e o Feiticeiro, quem finaliza a apresentação são os Cordões, que são formados por duas fileiras: uma de índias com machadinhas nas mãos e outra com os índios e suas lanças na mão direita e escudo na esquerda.

 Já os caboclinhos, como forma de diferenciação, se apresentam portando as preacas, uma espécie de arco e flecha de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário