segunda-feira, janeiro 04, 2010


Permitam-me um desabafo... Na realidade, é um retrocesso que a nossa cidade do Recife está vivendo - mas como diz o slogan da Prefeitura, "A nossa cidade é a gente quem faz", traduzindo: a cidade é deles e eles são quem fazem a cidade.  Em outras palavras, foi completamente infeliz a ideia de quem criou tal slogan. 
Tomara que seja boato, mas soube que estão querendo promover um novo evento na capital pernambucana, no dia 31 de Janeiro. Querem fazer uma espécie apelativa e destrutiva de abertura do período de Carnaval do Recife, com um evento denominado “ABRAÇA RECIFE”. Uma espécie de retorno do Recifolia, no centro do Recife, com camarotes e trios elétricos, com aquele ritual das bandas darem uma paradinha e fazer mini-shows, como acontece na Bahia…. Entre as atrações, nem preciso falar... 

Eu não acredito que isso ocorrerá, pois seria regredir numa situação que foi bem complicada de superar. O Recife conseguiu conquistar, novamente, as atenções das pessoas através de sua arte. Nada contra o estilo baiano de se fazer festa. E já existem festas do gênero, o ano todo pela Região Metropolitana, como Requebra e o Olinda Beer, só pra citar alguns exemplos. Mas para fomentar o nosso carnaval, não precisamos perder nossa essência. Seria jogar pelo ralo todo o trabalho que foi buscar, novamente, a verdadeira identidade cultural da cidade. E mais um detalhe. Dia 31 acontecerá, na rua da Aurora, um dos mais belos movimentos culturais do estado: O AURORA DOS CARNAVAIS. Encontro dos blocos líricos. Não é possível que, paralelo ao encontro dos blocos,  a gestão aceitará tal destruição cultural acontecer. Ainda espero que seja boato. Perdoem-me o desabafo. (Fonte: http://pe360graus.globo.com/daliana/diversao/festa/2010/01/05/BLG,2678,2,443,DALIANA,1349-ALINHAVANDO.aspx
http://gostei.abril.com.br/frame/index/abraca-recife-carnaval-fora-de-epoca).


Será motivo de alerta a nova proposta recebida pela Prefeitura da Cidade do Recife?

O projeto “Abraça Recife” é do produtor cultural Antônio Bernardi, que ainda mantém em segredo as atrações da festa. Porém já circula as informações em diversos sites e blogs que o empresário vai fazer “o evento bombar”, colocando nas ruas do Recife.

A ideia é fazer uma espécie de Carnaval a la Salvador (nada contra a Bahia, mas quem quer carnaval bahiano, vai pra Bahia) com trios percorrendo as ruas e camarotes vi-ay-pis cercando o trajeto. Entre as atrações, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Revelação, Molejo, Forró do Muído, Almir Rouche, André Rio e ainda escolas de samba do Rio e São Paulo.

Os trios não teriam cordão de isolamento, mas em compensação, os camarotes dariam estrutura para os bem-nascidos. A ideia é que algumas atrações façam mimi-shows para camarotes privados, como acontece na Bahia.

Vamos perder novamente a nossa essência?! Vamos jogar pelo ralo todo o trabalho que foi trazer, novamente, a identidade cultural da cidade?! Será que a gestão aceitará?!













Nenhum comentário:

Postar um comentário