domingo, novembro 18, 2012

Maestro Ademir Araújo, o Mestre Formiga, lança "Mestre de Banda" na próxima quarta (21)


 O maestro Ademir Araújo, mais conhecido como Mestre Formiga, lança o seu mais novo CD "O Mestre de Banda" na próxima quarta-feira (21), no Forte do Brum, que fica no Bairro do Recife, para todo o público recifense ou que, simplesmente, goste e admire a cultura pernambucana ou, simplesmente, uma música de qualidade. 
 A expressão “Mestre de Banda” se refere ao tipo do músico artesão de alta capacidade e diversidade, que compunha, escrevia, arranjava e dirigia ou interpretava suas obras. Também educava, aconselhava, formando novas gerações. Este tipo foi predominante no classicismo europeu, como documenta o pesquisador alemão M. Gellrich. Músicos como W.A. Mozart e L. van Beethoven adviram desta tradição que caracterizou a música de concerto do século XVII. Mais tarde desenvolveu-se o tipo do músico intelectual e especializado. O educador, compositor e interprete foram desmembrados em três profissões distintas.
 No Brasil, todavia, principalmente no interior, esta valiosa tradição foi preservada. O Maestro Ademir de Araujo é um de seus mais importantes representantes. O Mestre de Bandas faz parte do cenário musical brasileiro como condutor e iniciador de gerações.  Sua ação extrapola o ofício. Em muitos casos é o principal fator para o desenvolvimento e surgimento de novos talentos. Impulsiona a vida artística e cultural no âmbito das Bandas de Música.
 A audição do CD faz imaginar os temas como amplo painel de imagens sonoras, descrevendo alegoricamente a composição do nosso povo.  Assim, o sentido do disco manifesta-se por meio de processo morfológico histórico-musical, análogo ao processo de formação da civilização brasileira, em especial no âmbito do ethos pernambucano.  O compositor- arranjador dispôs os temas de maneira que o ouvinte recrie nossa composição etnográfica musical. O encontro entre as raças, o surgimento de estilos originalmente brasileiros, a diversidade de timbres e de ritmos, torna a audição do CD rica em imagens sonoras com base na vivacidade cultual da cidade dos mascates. Dessa maneira, os temas do CD são afrescos diversificados e indicativos. E devem ser ouvidos, e contemplados, como tal.


Frankfurt & Recife, novembro de 2010
Edson de Melo
(Epistemólogo, escritor, professor de música em Frankfurt - Alemanha)
Arthur BigHead
(Pesquisador, músico, consultor cultural e filosófico – Recife/PE - Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário