domingo, dezembro 09, 2012

Cia. Etc. faz sua última apresentação de Dark Roon na Casa Mecane


Chegando o final de ano, e a Cia. Etc. vai concluindo suas atividades, comemorando um ano de muitas ações com o espetáculo DARK ROOM, na Casa Mecane, no dia 9 de dezembro.

Após um ano de sua estreia, DARK ROOM tem lotado plateias nos diversos lugares por onde tem passado, como o palco do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, Teatro Santa Rosa em João Pessoa, na Cena Bacante do Festival Palco Giratório do SESC e encerrando o Festival Vale Dançar em Petrolina. O espetáculo também levou a Etc. pela primeira vez à região norte do país, fazendo sessão extra em Manaus.

Foi também o primeiro ano que a companhia foi contemplada com um financiamento de manutenção de grupo, por meio do incentivo do Funcultura, com a Pesquisa Contribuições entre o Corpo e o Vídeo, dando aprofundamento às produções em videodança, que a companhia vem realizando desde 2008.

O espetáculo DARK ROOM é fruto de uma pesquisa de três anos sobre sexo, gênero, desejo e identidades sexuais realizada pelos integrantes do grupo, que assinam coletivamente a criação do espetáculo, a partir da direção de Marcelo Sena.

Todo o espetáculo foi criado pensando na autonomia dos bailarinos em cena, e no processo de criação. Assim, toda a trilha sonora foi composta a partir das vozes dos bailarinos, que também sãos os responsáveis pela operação de luz durante a apresentação.

O trabalho brinca com a ideia de um espaço reservado às fantasias reprimidas e ainda irrealizadas, trazendo à tona uma discussão sobre a sexualidade. E é com a metáfora desse quarto escuro que o público vai entrando em contato com diferentes identidades sexuais e construções de sexo e gênero, constituídos a partir do corpo artístico, tentando fugir do que poderia ser óbvio, trazendo ao corpo seu valor de símbolo e poder. Um ambiente de surpresas e desconhecimentos que revelam variadas identidades sexuais vigentes na atualidade.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o processo criativo do grupo, o site é sempre atualizado com textos, vídeos, fotos e de uma iniciativa inovadora em dança, com a criação de um podcast (programas em áudio, distribuídos pela internet), falando semanalmente sobre sua rotina criativa.

SERVIÇO

DARK ROOM
Data: domingo, 9 de dezembro de 2012
Hora: 19h
Local: Casa Mecane (Av. Visconde de Suassuna, 338, Boa Vista)
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Indicação classificatória: 18 anos
Contatos: Hudson Wlamir (81) 9699.2731

FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Sena
Bailarinos-criadores: Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Natalie Revorêdo
Trilha sonora original: Rua (Caio Lima e Hugo Medeiros) e Marcelo Sena
Figurino: Coletivo Lugar Comum (Maria Agrelli e Juliana Beltrão)
Cenário: Cia. Etc.
Iluminação: Saulo Uchôa
Identidade visual: Thiago Liberdade
Fotografias: Breno César
Produção executiva: Hudson Wlamir
Produção e realização: Cia. Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário