domingo, dezembro 09, 2012

O canto do corpo e as raízes da voz com oficina no Recife


 Durante as 16 horas de oficina conjunta, Tatiana Cardoso e Iben Nagel Rasmussen compartilharão com os participantes suas técnicas pessoais de treinamento de ator, como em uma viagem através de exercícios feitos com o grupo A Ponte dos Ventos.
 Juntos, os atores montarão as várias “histórias” criadas durante a oficina. O trabalho dos quatro dias culminará com uma estrutura de ações físicas e vocais: “um mini-espetáculo”.
 A oficina possui vagas para 20 participantes (atores e dançarinos) e 14 Observadores (diretores e críticos teatrais, professores e estudantes de teatro, atores e dançarinos).
 Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no site www.janeirodegrandesespetaculos.com e enviá-la com todas as informações e carta de intenção para o e-mail: oficinasjaneiro2013@gmail.com até o dia 21 de dezembro.
 Haverá um processo seletivo para participação na oficina feita por Iben Nagel e Tatiana Cardoso. O resultado da selção será divulgado no site do Janeiro de Grandes Espetáculos.
 As oficinas serão realizadas no Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu, de 14 a 17 de janeiro de 2013, das 9h30 às 13h30.

Investimento?

Participantes: R$ 200,00 (duzentos reais)
Observadores: R$ 100,00 (cem reais)
O pagamento deverá ser feito até 08 de janeiro no SATED/PE – Casa da Cultura/ Fone 3424 3133. 


Iben Nagel Rasmussen é atriz, diretora, professora e escritora. Nasceu em em 1945 em Copenhague, Dinamarca. Foi a primeira atriz a se juntar ao Odin Teatret depois que o grupo chegou em Holstebro, em 1966. Em 1983, paralelamente ao seu trabalho no Odin Teatret, ela funda o Grupo Farfa com atores de diversos países. O Farfa criou um próprio programa de treinamento e diversos espetáculos, que inclusive foram apresentados no Brasil em 1987. Desde 1989, dirige o projeto A Ponte dos Ventos (Vindenes Bro). Em 1999 ela também cria o Novos Ventos (Nye Vinde), um grupo de jovens atores que segue os passos e os princípios do Ponte dos Ventos. Ganhou diferentes prêmios internacionais como atriz e tem suas experiências profissionais relatadas no livro The Actor’s Way, de Erik Exe Christoffersen e no documentário The Transparent Body, de Claudio Coloberti. Publicou dois livros e inúmeros artigos em jornais e revistas estrangeiros (Seu livro O Cavalo Cego será publicado no Brasil, provavelmente, em 2013). É autora, diretora e atriz do espetáculo O Livro de Esther, do Odin Teatret. Participou de 29 espetáculos do Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium e dirigiu 14 espetáculos, sobretudo do Ponte dos Ventos e do Nye Vinde.
Tatiana Cardoso é atriz, diretora, professora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, onde também obteve o título de Mestre com a dissertação “O Treinamento do Ator: Plano para a Reinvenção de Si”. Professora desde 2005 da Teaterhøjskolen Rødkilde, Dinamarca. Durante anos, frequentou inúmeras oficinas de teatro e participou como atriz de estudos e processos com reconhecidos mestres internacionais. Atualmente, é professora de teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Diretora do grupo Teatro Torto de Porto Alegre. Integra o grupo internacional Ponte dos Ventos desde 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário