sexta-feira, julho 27, 2012

Grupo João Teimoso valoriza o teatro pernambucano na sua ação de Guerrilha Cultural


 Desde janeiro de 2009 o Grupo   Grupo João Teimoso, que atua no Recife desde 2001, lançou o projeto Guerrilha Cultural e vem valorizando e conscientizando o público e a sociedade artística  do Recife e Região Metropolitana. Uma das suas intervenções artísticas e conscientizadora vem sendo o Sarau das Artes, evento desenvolvido no bairro do Pina, a cada 15 dias e sempre aos sábados, a partir das 20h30, no Recanto dos Artistas do bar Kibe Lanches - ao lado do teatro Barreto Júnior.  
 Como a atuaç ão do Grupo é conscientizar culturalmente as pessoas, Grupo João Teimoso aproveitou a sua forte e atuante participação nas redes sociais (ao todo são dois perfis no Facebook, três fanpages, Twitterseis perfis no orkut, dez comunidades voltadas às artes cênicas e cultura local, perfis no Netlog, Badoo e Sonico), o   Grupo João Teimoso  resolveu atuar , também, através desta vertente e criar o Guerrilha Virtual, fazendo uso de imagens e foto montagens que enaltecem o teatro pernambucano. 



 Desde que foi lançado, o movimento vem crescendo e ganhando novos adeptos nas redes sociais. De acordo com o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba, "é forte a aceitação dos vários internautas que fazem questão de comentar ou, simplesmente, manifestarem seu apoio através de comentários construtivos e compartilhamentos dos cartazes virtuais deixados nas nossas redes sociais".
  Ao ser questionado sobre a importância de iniciativas de valorização do Teatro e de outras artes, Borba é enfático na resposta: "esse tipo de valorização deveria partir dos órgãos de cultura, das gestões públicas, mas como vemos, existe muitas vezes um verdadeiro desinteresse dos gestores e a grande maioria dos políticos só lembra da importância de se trabalhar a cultura no período das campanhas eleitorais com suas atividades nos comitês". E enfatiza: "o Grupo João Teimoso sempre teve uma história de luta no estado, resolveu fazer esta ação de Guerrilha de Divulgação e espera contar com uma maior adesão dos demais artistas e público em geral, para que não seja uma ação isolada e sim uma vontade popular".

 Desta forma, o Grupo João Teimoso  procura demonstrar que para a existência de um Teatro realmente forte e atuante é preciso que haja a união não só dos artistas, mas dos usuárias da cultura, pois só assim é que a população poderá CONHECER E VALORIZAR O TEATRO PERNAMBUCANO, porque o Teatro é Arte ao vivo.
Aproveitando o ensejo, Borba convida a tod@s para participarem do próximo Sarau das Artes temático beneficente que acontece neste próximo sábado (28), com o tema Olimpiádas pela solidariedade. O participante terá que levar, apenas, um quilo de alimento não perecível a ser doado a uma instituição de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário